A400M executa com sucesso testes de reabastecimento aéreo com helicópteros

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 21/04/2021 20:00                                                                                                                   Por Thiago Vinholes

Provas foram realizadas com a participação de dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa

Reprodução/Foto-RN176 O Airbus A-400M abastecendo 2- helicópteros em premo voo

O avião multimissão Airbus A400M completou a maioria de seus objetivos de desenvolvimento e certificação de reabastecimento aéreo de helicópteros, uma das operações mais desafiadoras da aviação militar. De acordo com a Airbus Defense and Space, a aeronave deve obter a homologação completa nesse tipo de missão ainda este ano, após a conclusão de todos os testes obrigatórios.

As provas de voo, realizadas em coordenação com a Direção Geral do Armamento da França, envolveu a participação de dois helicópteros Airbus H225M “Caracal” da Força Aérea Francesa.

Os testes foram ocorreram em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre 1.000 pés (304 metros) e 10.000 pés (3.048 m) a velocidades de até 105 nós (194 km/h). Nesses voos, foram executados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, incluindo o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros.

“O reabastecimento ar-ar de helicópteros é uma capacidade militar única e fundamental para as operações das Forças Especiais, envolvendo aeronaves com diferentes perfis de voo e compartilhando um envelope de voo comum muito limitado, exigindo padrões de voo em formação fechada em baixas altitudes e condições noturnas”, explica a Airbus Defense and Space.

Com essa capacidade, o A400M se torna uma dos raros aviões capaz de realizar abastecimentos aéreos de helicópteros. Ao receber combustível em voo, o H225M pode permanecer até 10 horas em voo.

Com capacidade para 50,8 toneladas de combustível nas asas e na caixa da asa central, sem comprometer a área do porão, o A400M também pode receber dois tanques adicionais no porão, fornecendo 5,7 toneladas adicionais de combustível cada.