Manifestar gratidão e alegria

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 07/03/2020 11:15

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Frescor”, volume 29

PARTE 39

 

Chegou, então, o momento das orientações de Shin’ichi na reunião. Ele desejava falar sobre o poder benéfico da transformação da vida contido no Gohonzon, com base no Sutra dos Infinitos Significados.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

— O Sutra dos Infinitos Significados é o de abertura do Sutra do Lótus, um ensinamento que consta como seu prefácio. Creio que todos conheçam a passagem “Os infinitos significados nascem de uma única Lei”.1Essa “única Lei” nada mais é que o Myoho-renge-kyo, isto é, o Gohonzon do Nam-myoho-renge-kyo, revelado por Nichiren Daishonin. Essa “única Lei” se estende para os 28 capítulos do Sutra do Lótus, para os 80 mil ensinamentos, enfim, para todas as Leis. Em outras palavras, isso significa que nessa “única Lei”, a Lei Mística, estão contidos a educação, a ciência, a política, a economia, as ideologias e os intelectos.

Após essa introdução, Shin’ichi explanou o trecho do Sutra dos Infinitos Significados que se inicia com “Bons homens, primeiro, este sutra pode fazer com que bodisatvas que ainda não manifestaram o desejo de atingir a iluminação o façam”2 e termina com “Bons homens, esse é o que se chama de primeiro poder inconcebível do benefício deste sutra”.3

Do ponto de vista da leitura substancial, esse trecho descreve o extraordinário poder do Gohonzon de tornar possível a transformação da vida do ser humano. Para os bodisatvas que ainda não manifestaram sua decisão, desperta-lhes espírito de se tornar um buda; para aqueles que não possuem compaixão, desperta-lhes coração de benevolência; para aqueles que gostam de ser cruéis com os outros, desperta-lhes coração de compaixão; para aqueles que abraçam o ciúme e a inveja, desperta-lhes coração de profunda gratidão e de alegria; para aqueles que têm obsessão por fama e fortuna, faz com que abandonem tal desejo; para aqueles com forte ganância, desperta-lhes coração de caridade; para os que são rebeldes, desperta-lhes a autodisciplina; para aqueles que manifestam ódio e ira, desperta-lhes sentimento de perseverança; para os indolentes, desperta-lhes coração de avanço imponente; para aqueles com coração em desordem, desperta-lhes calma e serenidade; para aqueles que lamentam muito, desperta-lhes coração sábio.

A sociedade contemporânea  está envolta num turbilhão de egoísmo. Não há espaço para se preocupar com outros e a arrogância se aprofunda na medida da crueldade. Os conflitos são incessantes nos lares, desarmonia, e na sociedade, um emaranhado de discórdias. A solução fundamental para tanto se encontra unicamente no caminho da transformação da vida embasada na fé. Em outras palavras, não há outra forma a não ser a realização da revolução humana.

Parte 40

Basicamente, não é possível controlar a emoção e o desejo desenfreados que surgem dos seres humanos por meio de reformas estruturais com maior rigor em condutas envolvendo moralidade, disciplina e punição. O tema de máxima importância para a felicidade de cada indivíduo e para a construção de um mundo pacífico se encontra na mudança do coração e da própria vida que dão origem a tudo.

O grande educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi afirmou: “Sem o treinamento do coração como alicerce, o desenvolvimento da inteligência não dignificará o homem”.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Shin’ichi enfatizou:

— O poder do Gohonzon possibilita a transformação da vida, polindo o nosso coração. Não devemos mensurar o budismo com base em nossa visão estreita. A prática concreta para extrair o poder infindável do Gohonzon é a recitação do daimoku. Portanto, gostaria que gravassem na vida que a força motriz para a revolução humana é a recitação do daimoku. Nós desenvolvemos, dia e noite, a batalha da Lei para edificar a nossa felicidade e a felicidade de outras pessoas, conduzindo-as ao Gohonzon de poderes imensuráveis. Aos olhos do budismo, essa é uma ação como missionários do Buda e é o próprio comportamento dos bodisatvas da terra que surgiram nos Últimos Dias da Lei. Do ponto de vista social, é uma ação básica como um reformista. O Gohonzon jamais abandonará os senhores que lutam com essa determinação. Por favor, tenham plena convicção de que assim poderão superar todo o carma. Além disso, não há dúvida de que esse movimento de transformação da vida realizado de forma concreta pelas mãos do povo será altamente valorizado na história da humanidade.

Em Aomori, há antigas tradições fortemente arraigadas e diversas práticas religiosas nativas. Porém, religiões que buscam apenas a súplica em suas orações não conseguem evidenciar a força interior do ser humano.

Shin’ichi desejava reconfirmar
que o Budismo de Nichiren Daishonin é a religião da revolução humana que prega a transformação da vida. Ou seja, é a religião em prol do ser humano que transforma o destino da humanidade e realiza a paz mundial.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. LSOC, p. 13.
  2. Ibidem, p. 21.
  3. Ibidem, p. 22.
  4. PESTALOZZI, Johann Heinrich. The Education of Man: Aphorisms [A Educação do Homem: Aforismos]. Tradução: Heinz and Ruth Norden. Philosophical Library.