Palavras calorosas

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 19/09/2020 10:20

NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Origem”, volume 29

PARTE 25

Shin’ichi dedicou palavras de incentivo a cada pessoa.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Entre os membros, havia uma mulher que atuava como líder de comunidade, responsável por toda a Índia. Ela é Raveena Lathi, professora do curso de economia da Universidade de Délhi, para a qual no dia anterior Shin’ichi havia feito doação de livros. Ela havia recebido o Gohonzon em junho de 1975. Com dedicada prática da fé, conquistou vitória no emprego em meio a grandes dificuldades. Além disso, ela comprovara a transformação de sua saúde, superando dor de cabeça, vômito e tontura de causas desconhecidas.

Também havia um membro da Divisão Sênior (DS), chamado Hardeep Shankar, responsável pelo norte da Índia, era professor de uma escola do ensino fundamental 2. Ele começou a praticar o budismo por sofrer de depressão e conseguiu superá-la. Aparentava ter uma personalidade de muita seriedade e, de fato, parecia ser facilmente dominado por um sentimento de tristeza e de depressão.

Shin’ichi ofereceu um livro a Shankar escrevendo-lhe uma dedicatória que servisse como lema para a vida dele: “Em qualquer que seja a época, seja um líder alegre e radiante”.

Havia ainda um jovem chamado Alok Allya que, pela incompreensão de sua família, praticava sozinho em casa. Ao ouvir a comunicação dele, Shin’ichi o incentivou dizendo: “Conheço bem sua luta e suas dificuldades. Creio que não seja nada fácil, mas agora você está construindo a história da sua vida”. Então, ele o presenteou com um juzu [rosário budista].

Uma senhora que havia se convertido dois meses antes, chamada Subarna Patel, participava repleta de alegria por ter conhecido o Budismo de Nichiren Daishonin. Posteriormente, ela perdeu o marido devido a uma doença e o filho em acidente de trânsito. Porém, mantendo esse encontro com Shin’ichi nesse dia no coração, ela extraiu toda a sua coragem para superar esses sofrimentos.

A maioria dos membros participantes desse encontro cresceu como pessoas centrais da SGI-Índia. Raveena Lathi se tornou secretária-geral da organização; Hardeep Shankar, diretor do Jardim Bodhi Soka da Índia; Alok Allya, coordenador do Departamento Educacional; e Subarna Patel, líder central do sul da Índia. Um incentivo dedicado de corpo e alma se transforma em semente de um despertar e extrai a grandiosa capacidade da pessoa.

PARTE 26

Nesse diálogo, Shin’ichi sentiu que grande parte das pessoas havia iniciado a prática budista desejando transformar o destino delas. Na Índia, o conceito de carma é bem arraigado nas pessoas. Trata-se do pensamento de que todas as formas de vida repetem eternamente o ciclo de vida e morte, ao longo do qual o carma é formado por ações do corpo, da boca e da mente. E o resultado disso determina a felicidade ou a infelicidade do presente.

É o pensamento de que o acúmulo de ações maléficas desde a existência passada se torna a causa negativa que produz resultados negativos na vida presente. Em contrapartida, ao realizar ações do bem, obtém-se resultados positivos. Além disso, o mau carma da presente existência gera resultados negativos na próxima, enquanto o bom carma produz resultados positivos. Esse princípio de “causa e efeito” da vida é a base dos ensinamentos do budismo. Porém, a questão é como transformar o carma que produz resultados negativos na presente existência.

Somente com a explicação embasada no ciclo de vida e morte, por mais que se acumule bom carma, não é possível erradicar as faltas graves do mau carma. Isso porque o mau carma, que é a causa dos sofrimentos, veio sendo acumulado continuamente desde a longínqua existência passada. As faltas graves cometidas só poderiam ser erradicadas por meio do acúmulo de bom carma não só nesta existência, mas pelas eternas vidas futuras. Portanto, na presente existência não haveria alternativa a não ser aceitar seus sofrimentos e sua infelicidade.

Se não houver a libertação dos sofrimentos nesta existência, a vida acaba sendo envolvida por nuvens de desesperança.

O Budismo de Nichiren Daishonin prega o princípio de “atingir o estado de buda nesta existência”. Ensina o caminho para manifestar o estado de buda inerente à própria vida nesta existência, e romper os grilhões do carma. A prática da fé abre o caminho da revolução humana da pessoa, criando-lhe uma vida invencível perante quaisquer adversidades, e possibilitando-lhe superar todos os sofrimentos.

Nós provamos a veracidade do Budismo Nichiren por meio da comprovação em superar nossos sofrimentos, e promovemos o kosen-rufu. Portanto, os sofrimentos são condições indispensáveis para mostrar os poderes benéficos da Lei correta, fazendo com que o destino se torne a própria missão.

Cada membro da Índia vivia com ardente alegria por sentirem em seu coração a mudança de uma vida de resignação para uma vida de desafio.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.