EOTANEWS176 RD1 01/06/2023 14:44 Por Luiz Fábio Almeida
Reprodução/Foto-RN176 Delis Ortiz falou sobre ataque que sofreu (Imagem: Reprodução / Globo)
Delis Ortiz, da Globo, deu entrevista para o Estúdio I, da Globo News, nesta quarta-feira (31), para comentar sobre a agressão que sofreu durante cobertura da passagem de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, em Brasília. A atração aproveitou e deu uma bronca no presidente Lula (PT).
“Foi assustador porque você não espera isso de quem te conhece do dia a dia. Levei uma braçada no pescoço de um segurança do Maduro. Um menino de uns 18 ou 19 anos ainda me deu um soco, um dos que são recrutados pelo GSI”, declarou a jornalista.
O caso ocorreu na última terça-feira (30) e chegou a ser detalhado pelo Jornal Nacional, que ainda revelou um posicionamento da Globo repudiando a agressão.
Fique sabendo como tudo aconteceu:
RN176; – Repórter da Globo é agredida após entrevista coletiva de Maduro; caso será investigado, diz ministro
Delis Ortiz também afirmou que os profissionais eram absolutamente despreparados para o evento promovido pelo governo Lula, que reuniu presidentes dos países da América do Sul.
“Eles entraram em pânico e foram no ritmo dos seguranças do Maduro. Porém, eles [os agentes do GSI] me conhecem, sabem que estou ali pelo meu trabalho. Havia uma grávida de seis meses no empurra-empurra”, ressaltou.
A veterana repórter de política também deixou claro que havia precariedade no espaço dedicado à coletiva de imprensa.
GloboNews critica Lula e Janja
Durante a atração da GloboNews, inclusive, uma tarja com uma crítica ao presidente e à primeira-dama chamou a atenção: “Lula e Janja silenciam diante de agressão”.
Além disso, os comentaristas criticaram a postura dos dois, que não se pronunciaram sobre o caso. Diante da repercussão negativa, o Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgaram comunicados em solidariedade aos profissionais de imprensa.
RN176; Assista ao depoimento da jornalista Delis Ortiz sobre o soco que ela leva na coletiva do Nicolás Maduro, presidente da Venezuela em Brasília, precisamente no Palácio do Itamaraty. Faça o seu comentário desse depoimento da Jornalista?
“Soco no peito, que prende a respiração. Susto e dor… A impressão que deu é que explodiu tudo dentro de mim. Sensação de impotência e de violência. Um soco no peito de toda imprensa. Agrediu todo mundo, de uma só vez”, relata Delis Ortiz após agressão no Itamaraty.
Assista ao… pic.twitter.com/097mEFIM3F
— GloboNews (@GloboNews) May 31, 2023