Triunfar junto com o Mestre

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  09/06/2023 09:20                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Convenção Comemorativa dos Trinta Anos da Quarta Visita do Presidente Ikeda ao Brasil assinala início de uma grandiosa etapa da história da BSGI.

Reprodução/Foto-RN176 Convenção Comemorativa dos Trinta Anos da Quarta Visita do Presidente Ikeda ao Brasil. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI

“Meu avanço triunfal rumo a 2030” — esse tema deu o tom à atividade que descerra o início de uma nova fase da BSGI em que o protagonismo de seus membros abrirá o caminho para a felicidade de toda a sociedade. A Convenção Comemorativa dos Trinta Anos da Quarta Visita do Presidente Ikeda ao Brasil, realizada no auditório do Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI, no dia 4 de junho, uniu mais de 6 mil participantes, presenciais e virtuais, para estabelecer um vigoroso impulso rumo ao centenário da Soka Gakkai e aos setenta anos da organização no país.

À medida que os mais de 650 líderes representantes chegavam, sendo recebidos vibrantemente pelos grupos de apresentação e de apoio, foram criando um clima especial de calor humano e de comprometimento que contagiou os participantes de diversas localidades do Brasil que acompanhavam a atividade pela internet. O auge ocorreu com a entrada dos integrantes da comitiva da SGI, liderada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, que vieram ao país especialmente para participar dos eventos comemorativos, os quais foram recepcionados efusivamente pelos participantes que agitavam lenços com as cores vermelha, amarela e azul.

Além do presidente Harada, com­puseram o grupo a coordenadora das Mulheres da SGI, Yumiko Kasanuki; o vice-presidente da SGI Shinji Shimizu; diretor do departamento da América Latina da SGI, Yoshihide Taguchi; o secretário Masayuki Sakamoto; e os integrantes da equipe do Seikyo Shimbun, Ken-ichi Nichi e Masataka Kudo. Todos foram apresentados pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori.

A recitação do gongyo deu início à convenção, seguida da apresentação de novos líderes da BSGI, realizada pelo vice-presidente Shimizu e pelo presidente Shiratori (veja lista completa nesta edição).

O novo coordenador da Divisão Sênior (DS) da BSGI, Ricardo Miyamoto, proferiu suas palavras de decisão, relatando momentos marcantes de sua vida e de seus familiares durante a visita de Ikeda sensei ao país em 1993. Expressou seus agradecimentos à liderança anterior e, citando trecho do romance Nova Revolução Humana, discorreu sobre a missão dos pilares de ouro Soka. “Vamos iniciar uma nova fase de avanços!”, conclamou.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, externa seus cumprimentos, incentivando os membros da BSGI

Selma Inoguti, nova coordenadora da DF da BSGI, também relembrou sua trajetória na prática budista e como jovem membro da organização, enfatizando a gratidão ao Mestre, aos familiares e às veteranas da divisão. “Vamos realizar uma luta com leveza, alegria e sabedoria, esforçando-nos para ser o sol do Brasil, fazendo a diferença em nossa localidade e, por meio do juramento seigan e do ponto primordial de fé, prática e estudo, desenvolver uma geração de mulheres felizes, fortes, determinadas, de boa sorte, sabedoria, avanço e triunfo”, solicitou Selma.

Pontuado por passagens do poe­ma Brasil, Seja Monarca do Mundo!, de autoria do presidente Ikeda, um vídeo comemorativo emocionou a todos ao trazer passagens da quarta visita e a expectativa do presidente Ikeda na atuação dos companheiros brasileiros, em especial dos jovens.

Seguiram-se os relatos de compro­­va­ção de Vera Lobo, consultora da DF de Área, de Belém, PA, e de Ariana dos Santos, coordenadora da Juventude Soka da Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ), registrando a transformação de vida com base na prática budista e no desejo sincero de corresponder aos anseios de Ikeda sensei.

Em suas palavras, o presidente Miguel Shiratori anunciou a participação dos convidados de honra, professor Amaral Vieira, e sua esposa, Yara, que vêm dedicando incansável apoio à BSGI e à Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), a qual, neste ano, comemorou três décadas de fundação.

Em seguida, fez a apresentação da mensagem de congratulações do presidente Ikeda para as comemorações dos trinta anos (confira íntegra nesta edição), ressaltando que seus direcionamentos nortearão os esforços da organização doravante.

A coordenadora das mulheres da SGI, Yumiko Kasanuki, ressaltou, em suas palavras, a profunda expectativa do presidente Ikeda na atuação dos membros do Brasil. Relembrou aspectos dos encontros dele com Austregésilo de Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1993, o qual atuou na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lembrando que os esforços dos membros da Soka Gakkai e, em especial, das mulheres Soka, para dialogar e prezar cada pessoa representam essa luta pelos direitos humanos.

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI

Após conduzir a entrega de considerações a representantes, o presidente Minoru Harada proferiu suas palavras de cumprimento. Declarou que os membros brasileiros venceram as adversidades ao longo da história da BSGI por meio da prática da fé e da unicidade de mestre e discípulo.

Ele disse que acompanhou o presidente Ikeda em sua última visita ao país há trinta anos e viu de perto a intensa dedicação do Mestre para impulsionar o kosen-rufu, vencendo os obstáculos, e citou seus árduos esforços para, em meio a inúmeros compromissos, escrever o romance Nova Revolução Humana cujo posfácio redigiu em terras brasileiras.

Ao finalizar, solicitou a todos que se tornem pessoas de presença reluzente, iluminando a sociedade e mostrando ao mundo inteiro a grandiosidade do presidente Ikeda.

A magnífica apresentação da OFBHI com a obra Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21! e a canção Mais Um Dia Feliz desfechou com brilhantismo o encontro que marca uma nova etapa do movimento pelo kosen-rufu no Brasil.

 

.