A força e a paixão dos jovens

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/06/2023 16:20                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS 

Realizada a terceira edição da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa com os integrantes da Academia

A Juventude Soka da BSGI promo­veu um encontro recheado de ideias, novas conexões, aprendizado e, acima de tudo, com jovens de espírito invencível que desbravarão a nova era. E você pode se perguntar: “Quando será essa nova era?”. Para eles, a resposta é: “Agora!”.

Os três dias em que os jovens representantes se reuniram para a terceira edição da Academia Índigo Juventude Soka do Brasil ficarão gravados na vida de cada um como o despertar para um novo eu e com uma missão única. Alguns participantes chegaram a São Paulo na sexta-feira, 16 de junho, e uma programação já os aguardavam. Eles visitaram o Colégio Soka do Brasil, conheceram as dependências da sede central da BSGI, o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, a Editora Brasil Seikyo e, antes de irem ao Centro Cultural Campestre (CCCamp), dialogaram com Júlio Kosaka, presidente do conselho orientador da BSGI na Sede Social Josho.

O tema do encontro foi sobre o Movimento Renascença na BSGI. Júlio Kosaka respondeu às perguntas dos jovens e, em seus incentivos, recon­firmou pontos como sinceridade na prática da fé e relação de mestre e discípulo. Ao final, ele frisou: “Nossa vida muda constan­temente. Agora é a nova era, a nova era do kosen-rufu, da organização, da BSGI e da Soka Gakkai. Aproveitem ao máximo e sejam grandes líderes na localidade”.

Juventude Soka: conectados pelo humanismo

O frio que fazia na manhã no CCCamp não foi capaz de apagar o brilho da Juventude Soka. Agora, com o time completo, pois todos os representantes já estavam em São Paulo, a academia teve início. Os participantes, atentos, tiveram várias experiências ao longo do dia. Uma delas foi um bate-papo com os novos líderes da BSGI: Ricardo Miyamoto, da Divisão Sênior, e Selma Inoguti, da Divisão Feminina.

Nesse módulo, os participantes ouviram respostas das perguntas e conheceram um pouco mais sobre os desafios de ambos os líderes na juventude, tais como: primeiro emprego, conciliar trabalho, estudo e atividades.

Miyamoto, em suas palavras, incentivou os jovens dizendo: “Sabemos como é a vida de um jovem. Há dias em que acordamos com a vontade de mudar o mundo e há dias que não. Por isso, a base de toda a vitória é construída e determinada na juventude. Manifestar o que há de melhor em nossa vida, tal como um avião que, para subir, precisa de vento contrário; esses ventos contrários da vida são a fonte do crescimento e de desenvolvimento para a vitória. Tenham a certeza de que vocês estão no caminho certo. Jamais se esqueçam do seu juramento”.

Selma também compartilhou seus desafios e frisou aos jovens: “A vida é uma caminhada. Não se cobrem, mas busquem, na vida de vocês, vencer diariamente na prática da fé. Vamos, a partir de agora, ressignificar nossa vida, nossa atuação e nossa postura? Sensei nos inspira, vamos abrir nossa mente, ter sonhos, cuidar da nossa saúde e vencer diariamente”.

Um momento de estudo contou com o apoio de Reginaldo Tateigi, vice-coordenador do Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI. De forma descontraída, porém com responsabilidade, os jovens estudaram o escrito A Supremacia da Lei.1 Em suas palavras, Tateigi compartilhou: “As orações do juramento seigan rompem a concha do eu menor, e a oração de compaixão nos capacita e evoca a coragem do rei leão na nossa vida. Nosso propósito maior, como praticantes do Budismo Nichiren, é realizar o movimento pelo kosen-rufu e, por meio do juramento seigan, manifestar essa ação em nossa vida e na sociedade”.

“Cada um de vocês é um tesouro do qual o mundo absolutamente necessita”2 

Essa frase é de autoria do presidente Ikeda e foi um dos pontos que nortearam o encontro da Juventude Soka. Durante o treinamento, os jovens dialogaram sobre os seguintes pontos: como se manter fiel ao seu juramento, obter vitória na organização e vida pessoal, a importância de sonhar, cuidar da saúde, ter gratidão aos pais, entre outros assuntos.

Os líderes da Juventude Soka conversaram com os participantes e cada qual expressou sua visão e sentimento para o futuro. Camila Akama, coordenadora da Divisão dos Estudantes (DE), comentou: “Tudo começa com a oração. Com o daimoku, conseguimos elevar nossa condição de vida e agir de forma diferente, enxergar de forma diferente, ouvir de forma diferente”.

Livia Endo, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), falou sobre o “pós” Academia Índigo: “Vocês viveram momentos inesquecíveis. Quando firmamos um juramento, estamos firmando, na verdade, um compromisso conosco”.

Edjan Santos, coordenador da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), disse: “O ponto principal é começar com você mesmo e não colocar restrições na sua capacidade. Quando manifestamos um coração sem limites, nós nos levantamos e criamos uma rede solidária dentro do nosso alcance”.

Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens (DJ), incentivou: “Este final de semana foi um verdadeiro encontro com Ikeda sensei. Cada um chegou com o coração cheio de preocupações e estamos voltando para nossa realidade diferentes. Isso porque nossa vida foi abarcada pela órbita da vida de Ikeda sensei. Devemos conduzir uma juventude de valor, de dignidade e sem arrependimentos. Por isso, a conclusão é que não acaba aqui. Na verdade, a Academia Índigo começa aqui, a partir deste momento; a jornada do discípulo começa a partir de agora”.

“Azul mais azul que o índigo”

O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, acompanhou a atividade no decorrer dos três dias de realização. A cada momento, os jovens o procuravam para tirar uma selfie, compartilhar experiências e receber incentivos. Durante as suas palavras de incentivos, Shiratori abordou pontos como juramento, manifestar o estado de buda e a missão e a expectativa de Ikeda sensei em relação aos jovens: “O legado dos jovens, por meio da sua revolução humana, transformará a sociedade. O que vai mudar a sociedade é a filosofia do humanismo Soka. O que devemos fazer? Estender a mão às pessoas, ensinar a elas o caminho da revolução humana. Vamos combater a maldade, estabelecendo a filosofia do humanismo. Somos nós que criamos o ambiente favorável; somos nós que construímos. Tenham orgulho de fazer parte desta organização. Objetivem daqui a vinte, trinta, quarenta anos com o seguinte pensamento: ‘Eu me tornarei a pessoa mais afortunada deste país’, assim tudo será construído nessa direção. Nunca desistam. Sempre há uma esperança, por mais dura que seja a realidade. Aí entra o daimoku, que combate a ilusão. Ikeda sensei nos orienta para que possamos romper nossos limites na juventude; o caminho de mestre e discípulo serve para consolidar uma vida triunfal”.

Com certeza os jovens monarcas reunidos no CCCamp voltaram para sua realidade dispostos a alcançar, uma vez mais, a vitória absoluta.

Participantes contam suas impressões

“Sempre tive dificuldade de entender a unicidade de mestre e discípulo. Para mim, os diálogos com os líderes e as apresentações musicais criaram uma conexão com Ikeda sensei e muitas dúvidas em mente foram solucionadas no decorrer da Academia Índigo. Vou fortalecer essa conexão com o Mestre ainda mais! A jornada do discípulo começa a partir de agora!”

Reprodução/Foto-RN176 Ricardo Takenaka

Ricardo Takenaka, responsável pela DMJ de bloco, RM Curitiba Leste

“Poder reafirmar meu juramento seigan na Academia Índigo é uma imensa honra. Afinal, todos os dias as lutas nos bastidores são imensas, porém, alegres e dispostas. Ikeda sensei não se preocupe, serei vitoriosa sempre, comprovando ainda mais a veracidade do Budismo Nichiren.”

Reprodução/Foto-RN176 Suély Miyashita Silva

 

Suély Miyashita Silva, responsável pela DFJ de área, RM Dourados

Assista vídeo com mais depoimentos de participantes:

 

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da BSGI, Miguel Shiratori incentiva os jovens da Academia Índigo

 

Reprodução/Foto-RN176 No Centro Cultural Campestre, jovens unidos num só juramento rumo ao glorioso futuro (Itapevi, SP, 18 jun. 2023)

No topo: foto comemorativa com os integrantes da Academia

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 640, 2020.
  2. IKEDA, Daisaku. Be Brave: Voem pelos Céus da Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2016. p. 57

Fotos: BS