Uma vida iluminada

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  07/07/2023 09:50                                                                    CONHEÇA O BUDISMO DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                    

Superar as circunstâncias momentâneas e estabelecer uma condição de vida interior inabalável com base na prática budista é a chave para ser verdadeiramente feliz.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustrativo da matéria – Foto: GETTY IMAGES

Quando as necessidades ou os desejos de uma pessoa são concretizados, ela se sente feliz. Mas a simples realização desses desejos ou necessidades não pode sustentar essa felicidade. Apesar de não estarmos totalmente satisfeitos com nossa vida atual, podemos sentir que somos mais felizes que antes. Porém, ninguém é continuamente feliz. Por melhor que seja a situação, há também momentos ruins.

Com base nos princípios do Budismo de Nichiren Daishonin, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, afirmava que existem dois tipos de felicidade: a relativa e a absoluta.

Felicidade relativa

É uma condição momentânea que muda de acordo com as circunstâncias da vida, é transitória. Nela, buscamos realizar nossas necessidades ou desejos pessoais, acalentando êxito individual representado por posição social, fama, riqueza ou poder.

Esse tipo de felicidade também pode ser denominado “falsa felicidade”, pois ele tem como finalidade a busca cada vez maior por bens materiais, que provêm de uma fonte exterior. Ele torna as pessoas egoístas. É como se a pessoa estivesse esperando alguma força externa para definir sua condição de felicidade na vida.

O Budismo Nichiren nos incentiva a conquistar uma vida financeira estável, uma boa casa, sucesso profissional, mas nos conscientiza de que não devemos nos apegar aos aspectos materiais ou tornar esses bens o eixo de nossa vida, pois nada disso erradicará nosso carma fundamental.

Felicidade absoluta

É uma felicidade profunda e duradoura que não depende do objeto de desejo ou de necessidade, do passado e tampouco de fatores externos. O principal ingrediente para essa felicidade encontra-se na própria vida. A felicidade absoluta está diretamente relacionada ao grau em que se pode extrair a própria força vital e a esperança no futuro.

A fonte da verdadeira felicidade está dentro de cada um de nós, no âmago da nossa determinação, jamais permitindo que uma situa-ção adversa domine nossa jornada, edificando nossa revolução humana e construindo realmente uma vida magnífica. É uma condição de vida em que, independentemente da situação atual, conduzimos nossa vida com grande alegria e imensa satisfação.

Em busca do nosso caminho para uma felicidade inabalável, em nenhum momento devemos fugir ou evitar os problemas que surgem, ou nos deixar levar pelas circunstâncias que sempre tentam nos impedir, baseando-nos em algo superficial que desmorona facilmente. Devemos superar e transformar quaisquer dificuldades, evidenciando a coragem com base na Lei Mística, conquistando a felicidade genuína.

Como conquistar a felicidade absoluta?

A segunda diretriz eterna da Soka Gakkai é “Prática da fé para conquistar a felicidade”.

O buda Nichiren Daishonin afirma: “Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo”.1 Essa frase ensina que todos os seres humanos têm a plena capacidade de desfrutar a felicidade absoluta se recitar Nam-myoho-renge-kyo. Independentemente de origem, etnia, posição social ou quaisquer outros fatores, por meio da recitação do daimoku, extraímos uma força inesgotável que nos possibilita comprovar imensos benefícios e realizar a revolução humana e, simultaneamente, transmitir esse ensinamento para que outras pessoas possam usufruir a mesma condição.

O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, ressalta:

A recitação do Nam-myoho-renge-kyo faz surgir do nosso interior a força para sobrevivermos e também a esperança. O budismo ensina que desejos mundanos são iluminação (bonno soku bodai), ou seja, a pessoa na condição de vida iluminada do Buda transforma aflições em alegrias, sofrimentos em satisfações, insegurança em esperança, preocupações em tranquilidade, negativo em positivo e prossegue a vida transformando tudo. Jamais terá uma situação de estagnação.2

E, em outro escrito, Nichiren Daishonin declara:

Contudo, mesmo que recite e acredite no Myoho-renge-kyo, se pensa que a Lei existe fora de seu coração, o senhor não está abraçando a Lei Mística, mas um ensinamento inferior.3

Aqui, ele transmite que a finalidade última do budismo está em conduzir a humanidade para a felicidade absoluta, elucidando o caminho direto para atingir a iluminação. Essa frase ensina a postura correta na prática da fé, salientando que a Lei Mística é ineren-te à vida de todas as pessoas. Com profunda fé, devemos recitar Nam-myoho-renge-kyo, adquirindo forte energia vital e conquistando a felicidade suprema.

Ikeda sensei ressalta:

A felicidade absoluta significa concretizar o estado de iluminação real no remoto passado. Para atingir esse estado, precisamos lutar resolutamente pelo kosen-rufu e não conduzir uma existência egocêntrica. Isso é o que significa prática da fé do ensinamento essencial. Praticando com um espírito de não poupar a própria vida, podemos romper a escuridão de nosso ser inferior. E à medida que agimos dessa forma, a vida de nosso ser superior surge de nós. Ou seja, manifestar uma genuína convicção na fé e empreender ações altruísticas em prol do kosen-rufu.4

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 1.856, 19 ago. 2006, p. A6.

Brasil Seikyo, ed. 1.857, 26 ago. 2006, p. A6.

Brasil Seikyo, ed. 1.858, 2 set. 2006, p. A4.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 713, 2020.
    2. Brasil Seikyo, ed. 2.226, 10 maio 2014, p. B2.
    3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 3, 2020.
    4. Brasil Seikyo, ed. 1.858, 2 set. 2006, p. A4.

Foto: GETTY IMAGES