Sublime caminho de mestre e discípulo

ROTANEWS176 10/11/2023 13:25                                                                                                                            ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Soka Gakkai comemora 93 anos de fundação no próximo dia 18 de novembro e seus integrantes trilham uma jornada vitoriosa rumo ao centenário da organização em 2030.

 

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração dos mestres; mostra Tsunesaburo Makiguchi, à dir., e seu discípulo, Josei Toda, à esq., na época de lançamento da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], que marca a fundação da Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930 – Ilustração: Kenichiro Uchida

O dia 18 de novembro é marcado por diversos significados. Além dos 93 anos de fundação da Soka Gakkai, celebram-se dez anos de inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu e quatro anos do Centro Mundial Seikyo da Soka Gakkai. Também nessa data, em 1944, falecia o primeiro presidente da organização, Tsunesaburo Makiguchi.

A história da Soka Gakkai, iniciada em 1930, foi escrita com o empenho resoluto de seus fundadores, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Anos depois, coube a Daisaku Ikeda assumir a terceira presidência da organização, em 3 de maio de 1960, dando continuidade ao legado dos mestres antecessores e ampliando a correnteza do kosen-rufu em nível mundial.
Primeiros passos

O primeiro contato de Tsunesaburo Makiguchi com o Budismo de Nichiren Daishonin aconteceu em 1928, quando ele conheceu Sokei Mitani, diretor do Colégio Kenshin (atual Colégio Mejiro), de Tóquio. Na época, Makiguchi era diretor de uma escola de ensino fundamental 1 e, naquele encontro, Mitani explicou o tema central do pensamento budista com base no tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra, escrito por Nichiren Daishonin, em 1260. Makiguchi encontrou no debate entre o viajante e o anfitrião, descrito nessa obra, as respostas que tanto buscava. Seu interesse em se aprofundar no pensamento budista foi tão grande que o diálogo com Mitani se repetiu por dez dias seguidos até Makiguchi tomar a decisão de abraçar o budismo.

Nas suas anotações, ele descreve que não seguia nenhuma religião até então e que estava à procura de uma que valesse a pena. Estudou as filosofias cristãs, o xintoísmo e outras escolas budistas, mas nenhuma dessas doutrinas foi convincente aos seus olhos. “Não há nenhuma contradição com os princípios científicos e filosóficos que sustentam a nossa vida diária!” — assim comenta o educador sobre as suas primeiras considerações em relação ao Budismo Nichiren. Ele observou que, no processo de avaliação da veracidade de uma religião com base nas “três provas” — documental, teórica e real —, definidas no budismo, havia correspondência com as razões lógica, científica e filosófica. Além disso, o objeto de devoção da fé não eram deuses nem budas personificados, mas uma lei pela qual as pessoas atingem as mesmas qualificações de um buda. Abraçar a fé no Budismo Nichiren foi uma transformação radical no modo de vida do veterano professor de quase 60 anos, uma alegria que ele considerou indescritível.

Nessa ocasião, Makiguchi participava de um grupo de estudos formado por professores, em sua maioria jovens, organizado informalmente e comprometido em reformar a sociedade por meio da educação. Eles compartilhavam um sentimento de frustração diante da sociedade extremamente autoritária. Numa tarde de fevereiro de 1929, ele foi se encontrar com um daqueles jovens, Josei Toda, que morava no bairro de Meguro, em Tóquio, para expor o projeto de publicar sua teoria de educação.

“Qual é o objetivo de sua teoria educacional?” — perguntou Josei Toda. “É a criação de valor!” — respondeu Makiguchi. “Vamos chamá-la então de sistema pedagógico de criação de valor!” — propôs Josei Toda e assim nasceu a educação Soka. Em 18 de novembro de 1930, Makiguchi sensei publicou a obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. Na página de créditos constava o nome de Tsunesaburo Makiguchi, como autor, o de Josei (na época, Jogai) Toda, como editor, e a denominação da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor] como editora. Assim surgiu no mundo o nome da predecessora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor] cuja fundação ocorreu pelas mãos de duas pessoas: Tsunesaburo Makiguchi, como mestre, e Josei Toda, como seu fiel discípulo. Dessa pequena vereda originou-se a grande correnteza do kosen-rufu mundial, hoje presente em mais de 192 países e territórios.

À medida que Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda se aprofundavam no budismo, eles se convenciam cada vez mais de que a prática dessa filosofia, com ensinamentos que asseguravam a transformação da sociedade pela mudança do indivíduo, era o meio para alcançar uma reforma social fundamental que tanto ansiavam. Então, a Soka Kyoiku Gakkai transcendeu os aspectos pedagógicos que antes a norteavam e se tornou um movimento pela felicidade das pessoas com a promoção do Budismo de Nichiren Daishonin. Juntos, Makiguchi sensei e Toda sensei viajavam por todo o Japão realizando reuniões e incentivando os membros.

Verdadeira missão

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o governo japonês impôs a religião do Estado, o xintoísmo, à população, e também se tornou intolerante à divergência de opiniões. Tsunesaburo Makiguchi se opôs firmemente a essas ações repressivas. Por isso, em 1943, ele, Josei Toda e outros discípulos foram presos. Diante da forte pressão, os dois permaneceram inabaláveis. Makiguchi sensei, mantendo sua crença até o fim, morreu no cárcere em 1944. Toda sensei foi libertado em julho de 1945.

Com o falecimento do seu mestre, Josei Toda decidiu reconstruir a organização devastada pela guerra, nomeando-a Soka Gakkai. Em 1947, numa pequena reunião de palestra, ele conheceu o jovem Daisaku Ikeda que, aos 19 anos, se tornou seu abnegado discípulo e sucessor. Passou-se uma década, e com a morte de Josei Toda, Ikeda sensei encarregou-se de expandir o budismo para fora do Japão, difundir os ideais de paz, cultura e educação da organização e consolidar a Soka Gakkai como religião mundial. As teorias de Makiguchi sensei sobre a educação criadora de valor inspiraram um crescente número de pesquisas e projetos inovadores no mundo inteiro e originaram a grandiosa Soka Gakkai de hoje. Isso só foi possível porque Toda sensei e Ikeda sensei assumiram para si seus ideais humanísticos e se mantiveram inabaláveis para cumprir o juramento em prol da felicidade da humanidade. O espírito de fundação da organização pulsa na eterna unicidade de mestre e discípulo, como o presidente Ikeda enfatiza:

O Sr. Toda advertiu rigorosamente: “Quando o espírito de fundação é esquecido, surgem divisões e facções, as lutas pelo poder proliferam e reina a desordem. Manter e fortalecer o espírito de mestre e discípulo — o ponto primordial da Soka Gakkai — são a essência e o fundamento de nossa organização dedicada à ampla propagação do Budismo Nichiren”. Nosso espírito de fundação não é abstrato ou simbólico. Na verdade, o espírito de fundação de nossa organização e o espírito de mestre e discípulo são absolutamente idênticos. São uma única coisa. (…)
A nobre vida de um bodisatva da terra pulsa vibrantemente nas profundezas de nosso ser. Nós podemos extrair e manifestar essa pura e poderosa energia vital orando com um profundo juramento e empreendendo ações corajosas. Conforme diz um verso da Canção da Revolução Humana, “Temos uma missão a cumprir aqui neste mundo”. Todos vocês, sem exceção, nasceram neste planeta com uma preciosa missão. Declaro que a construção de uma nova Soka Gakkai começa com a dinâmica energia vital dos bodisatvas da terra.1

Atualmente, com os jovens na vanguarda, a Soka Gakkai caminha a passos largos em diversas frentes na sociedade para a construção de um mundo pacífico com base nos princípios humanísticos do Budismo Nichiren e na eterna unicidade de mestre e discípulo visando seu auspicioso centenário em 2030.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.491, 16 nov. 2019, p. 6 e 7.


Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.882, 10 mar. 2007, p. A5.

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Humanismo é a essência da Soka Gakkai

Trecho de discurso do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, proferido no Gongyokai Comemorativo do 57o Aniversário de Fundação da Soka Gakkai, realizado em Tóquio, no dia 18 de novembro de 1987.

  1. DAISAKU IKEDA

O espírito de mestre e discípulo que unia o presidente Tsunesaburo Makiguchi e o presidente Josei Toda é o ponto inicial eterno da Soka Gakkai.

Celebramos o aniversário de fundação da Soka Gakkai com um crescimento sem precedentes. Tudo começou com o levantar resoluto de Makiguchi sensei, na época mais tumultuosa de todas, seguido por Toda sensei, que entrou em ação com a ardente paixão de um rei leão. Como terceiro presidente, eu também me lancei à ação com o espírito de mestre e discípulo.

O desenvolvimento sólido de hoje e a base duradoura que construímos para o futuro são frutos do solene caminho de mestre e discípulo estabelecido pelos três primeiros presidentes.

Esse caminho é a fonte do espírito da Soka Gakkai, a essência fundamental de nossa organização. Como membros da Soka Gakkai — genuínos e audazes bodisatvas da terra —, espero que despertem para o significado real do que vem a ser praticar o caminho de mestre e discípulo por toda a vida.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da 15a Reunião de Líderes da Soka Gakkai (Tóquio, Japão, 2 set. 2023) – Foto: Seikyo Press

Não tive a honra de me encontrar com o presidente Makiguchi. Pelos retratos e pelas fotografias de Makiguchi sensei, alguns de vocês podem ter a impressão de que se tratava de uma pessoa altiva ou até intimidante. Mas todos os que o conheceram de fato atestam com carinho o imenso coração e a compaixão que ele possuía.

Um célebre episódio que vem sendo transmitido através dos tempos revela que, em uma noite gelada de inverno, uma mãe carregando uma criança nas costas se preparava para voltar para casa após uma reunião de palestra. Makiguchi dobrou pessoalmente algumas folhas de jornal e forrou o casaco que envolvia o bebê, dizendo que isso proveria uma camada extra para protegê-lo do frio. Essa história oferece um lindo retrato da personalidade terna dele.

Outra pessoa relembra a imensa consideração de Makiguchi pelos outros. Certa vez, em uma reunião de palestra, quando a mulher que havia oferecido a residência para a atividade foi à cozinha pôr a chaleira no fogo, Makiguchi disse-lhe, amavelmente: “Não se preocupe em nos servir chá. Por favor, venha e junte-se à conversa”.

O exemplo dele demonstra preocupação pelos amigos e genuíno humanismo. Tais qualidades podem ser descritas como o espírito fundamental e o âmago da Soka Gakkai. São o manancial da força e do belo espírito da organização — tão raros no mundo atual. São qualidades que jamais devemos perder.

No topo: ilustração mostra Tsunesaburo Makiguchi, à dir., e seu discípulo, Josei Toda, à esq., na época de lançamento da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], que marca a fundação da Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930


Fonte:
 Brasil Seikyo, ed. 2.393, 28 out. 2017, p. B3.

Ilustração: Kenichiro Uchida

Foto: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO