O que constrói a nova era? A força e a paixão dos jovens!

ROTANEWS176 23/11/2023 10:55

 

Vitória no movimento dos cem jovens por distrito na Sub. Sudoeste Paulista.

 

Reprodução/Foto-RN176 os membros da RM Bauru

Em setembro de 2023, os membros da RM Bauru viram o sonho da inauguração do centro cultural ser realizado. Desde essa ocasião, todos, sem exceção, renovaram sua decisão e seu juramento, fazendo com que a onda de esperança e do humanismo fosse disseminada pela região, por meio do movimento da Juventude Soka de reunir cem jovens por distrito.

Essa decisão também foi posta em ação pelos integrantes das RM Marília e Presidente Prudente, inspirando a Sub. Sudoeste Paulista inteira a acreditar no potencial da concretização desse objetivo. Desafio aceito: “partiu” para vitória.

Reprodução/Foto-RN176 RM Bauru

Todos, na mesma sintonia, dia após dia, encontro após encontro — como resultado, vitória dos 22 distritos da Sub. Sudoeste Paulista. Depois da Reunião Nacional de Líderes, o movimento não parou. Agora, mais que nunca, os jovens e a organização local estão empenhados para jamais desistir. Afinal, o sabor da vitória faz parte da localidade.

Planejamento + união + oração = vitória

Uma vez traçado o objetivo, cada distrito definiu sua estratégia.

Dentre elas, destacamos alguns pontos:

  • Vencer o desafio de muito mais daimoku.
  • Esclarecer o propósito do movimento da Juventude Soka do Brasil.
  • Acompanhar os resultados, pois crescimento gera motivação.
  • Contatar cada líder da Divisão dos Jovens para saber com quem haviam falado sobre o budismo e lançar os nomes na mesma hora.
  • Dialogar sobre o humanismo da BSGI em todas as oportunidades.
  • Contar com o engajamento da Divisão Sênior e da Divisão Feminina.

Reconfirmando a decisão

Em 2014, Ikeda sensei reconfirmou três pontos para o dinâmico avanço. São eles:

Em primeiro lugar: “Mudar a si próprio”.

Em segundo: “Não desistir até o final”.

Reprodução/Foto-RN176 RM Marília

E em terceiro: “Avançar com coragem e alegria”.

(Leia mais no Brasil Seikyo, ed. 2.258, 17 jan. 2015, p. B2.)

A atuação em conjunto gera resultados extraordinários

Por Lutty Yoshimassa Shimabukuro, responsável pela DMJ da Subcoordenadoria Sudoeste Paulista e da RM Presidente Prudente

“Na inauguração do Centro Cultural de Bauru, o então responsável pela Subcoordenadoria Marcos Ueda (atual líder da Divisão Sênior da Coordenadoria Norte-Oeste Paulista — CNOP), lembrou-se de que a 9ª Reunião Nacional de Líderes (RNL) do dia 18 de novembro fechará o ciclo de vitórias da BSGI em 2023, e isso ficou gravado na minha cabeça.

Reprodução/Foto-RN176 RM Presidente Prudente

Poucas semanas depois, recebi uma visita e passei por uma entrevista para ser líder da Subcoordenadoria e fui comunicado sobre fazer parte da comissão de preparativos da RNL. Esse acontecimento me fez decidir, junto com outros líderes recém-nomeados, conquistar uma grande vitória até a RNL. Naquele momento, a RM Presidente Prudente enfrentava um período bem de-safiador. Por essa razão, os líderes da RM, sobretudo da Divisão Sênior e da Divisão Feminina, resolveram dar um novo impulso à RM.

Compartilhamos com todos a intenção de bradar a vitória na RNL e que, para tal, contávamos com a RM Presidente Prudente. O que mais pesou foi o desejo de levar a vitória a Ikeda sensei, tanto na Sub. quanto na RM, e fechar o ciclo de vitórias da BSGI em 2023.”

Reprodução/Foto-RN176 Lutty tira selfie durante atividade em Presidente Prudente

*** 

Por Solange Ohara, responsável pela Divisão Feminina de distrito

“Sou professora dos anos iniciais do ensino fundamental desde 2001. Assim como faço em todos os anos, aproveitei a oportunidade para demonstrar a grandiosidade do nosso mestre, Daisaku Ikeda, fazendo a leitura das obras infantis de sua autoria para a turma de 23 alunos que ministro aulas: O Menino e a CerejeiraKanta e o CervoA Lua e a PrincesaO brilho dos Vaga-lumes e O Príncipe do País das Neves.

Após as leituras, exploro sua biografia e as ações que sensei fez em prol da paz, cultura e educação. Já sabíamos do movimento dos cem jovens por distrito, porém, não havia uma estratégia que pudesse tornar em realidade a concretização desse objetivo. Todos faziam visitas e ofereciam incentivos, mas, sem foco. Fizemos consultas com os líderes das quatro divisões sobre visitas, incentivos, diálogos informais com cada jovem e estudante.

Reprodução/Foto-RN176 Solange Ohara, responsável pela Divisão Feminina de distrito

 *** 

Direcionamos o daimoku recitado semanalmente para concretizar o objetivo. E incentivamos os membros a expandir esse diálogo humanístico com todos ao seu redor.

Assim, gradativamente, o número de pessoas envolvidas foi aumentando, culminando na vitória dos cem jovens no distrito. O movimento continuará, agora com foco em criar relações duradouras com esses jovens e expandir o respeito e a dignidade em nossa sociedade.”

O que é o movimento dos 100 mil jovens

Reprodução/Foto-RN176

O movimento visa reunir cem jovens por distrito conectados aos ideais Soka — seja participando de uma atividade (reunião de palestra, encontro de jovens, campeonato esportivo), seja no contato com os incentivos do Mestre e com a filosofia budista por intermédio dos amigos.

O intuito é criarmos uma rede de 100 mil jovens presentes em cada canto do Brasil que tenham a mesma decisão: tornar-se protagonistas da transformação da sociedade a partir da própria mudança.

Entre no movimento. Acesse o site https://extra2.bsgi.org.br/dj/juventudesoka/ 

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO