A vitória é contagiante

ROTANEWS176 16/12/2023 08:50                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Do Rio de Janeiro, bastidores do Festival da Vitória da Esperança e avanços na base.

 

Reprodução/Foto-RN176 Cena do fechamento do Festival da Vitória da Esperança, com a radiância da Juventude Soka do Rio de Janeiro na vanguarda da expansão do humanismo Soka – Foto: Grupo Arco-íris | Colaboração local

A Cidade Maravilhosa amanheceu com intenso brilho na manhã do dia 29 de outubro de 2023, refletindo o sentimento e a disposição de representantes dos 1.019 blocos que integram a Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ). Eles se reuniram para assistir ao Festival da Vitória da Esperança Soka, realizado no Centro Cultural do Rio de Janeiro (CCRJ), o mesmo local que recebeu Ikeda sensei em 1993. A proposta foi justamente celebrar o 30º aniversário da quarta visita do Mestre e marcar o quinto aniversário das “Três diretrizes eternas do Rio de janeiro”: “Seja o baluarte da esperança da nova era do kosen-rufu mundial!”, “Seja o brilhante castelo de valores humanos!” e “Seja eternamente a Josho Rio número um do mundo!”, renovando o juramento e a decisão de cada participante.

Durante a programação do festival, alguns veteranos, que atuaram na época em que Ikeda sensei veio ao país, compartilharam histórias dos bastidores, manifestando orgulho e gratidão ao Mestre. Dos dias atuais, alguns jovens e integrantes da Divisão dos Estudantes (DE) deram depoimentos sobre o movimento dos cem jovens em seu respectivo distrito, assegurando a vitória do futuro do kosen-rufu pelas mãos dos integrantes da Juventude Soka do Rio de Janeiro. Logo após, houve apresentação das bandas Asas da Paz Kotekitai do Brasil (APKB) e Taiyo Ongakutai do Rio (TOR), do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO), que compõe a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), do Coral Esperança do Mundo (CEM) e do grupo Samba.

Pensada e executada pela Juventude Soka do Rio de Janeiro, a atividade possibilitou a expansão e a representatividade do potencial de cada jovem com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), tendo como eixo o incentivo ao diálogo humanístico para a construção de uma sociedade de paz e harmonia.

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos jovens integrantes do Distrito Enseada Bela Vista Foto: Grupo Arco-íris | Colaboração local

O encontro ocorreu algumas semanas antes do falecimento do Mestre, em 15 de novembro. Para as lideranças da Juventude Soka do Rio de Janeiro, agora, mais que nunca, o objetivo é que “Cada membro representante do seu bloco seja o promulgador da expansão do diálogo em sua própria localidade, indo ao encontro do coração das pessoas, assim como desejo do Mestre”, afirma Anderson Magalhães dos Santos, coordenador da DE da CGERJ, representando o sentimento de todos.

Desse movimento empreendido na localidade, destacamos, nesta edição, o exemplo de dois distritos.

A virada de chave para a vitória

O Distrito Enseada Bela Vista, RM Baía da Ilha Grande, planejou desde o início do ano várias maneiras não só de atrair convidados, mas de fortalecer os membros atuais. O apoio e o acolhimento das iniciativas dos jovens pelas demais divisões com certeza foi a virada de chave para a vitória. Duas grandiosas atividades foram promovidas em março e em julho com os temas “resiliência” e “coragem” que deram vida ao “Encontrão da DJ”. A expansão ganhou força. “A atividade de julho teve o comparecimento de mais de setenta pessoas e a maioria era de jovens”, comemora Emmily Nagae Hara, responsável pela Divisão dos Jovens do Distrito Enseada Bela Vista. Nas programações, o envolvimento foi geral. Mensalmente, organizam o estudo da DJ, e os membros são estimulados a levar sua Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND), ler passagens dos volumes e seguir dialogando.

Para estreitar os laços de amizade, a criatividade impera: os encontros podem acontecer em áreas abertas e públicas, como numa praia ou em parques. As visitas também são o foco. Dessa maneira, conseguem manter um contato mais próximo, valorizando cada pessoa sem deixar ninguém para trás.

Vigoroso voo da força jovem

A gratidão impulsiona a força jovem. Esse foi o sentimento que levou o Distrito Silva Rabelo, RM Méier, a deslanchar. Com o retorno das atividades presenciais, parecia que faltava alguma coisa para dar uma guinada e virar a página desses últimos anos de pandemia. Dessa forma, as lideranças decidiram trazer de volta o Curso de Outono, atividade de dois dias, expondo o budismo com profundidade e o espírito Soka, contextualizando a trajetória de Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda.

Reprodução/Foto-RN176 Distrito Silva Rabelo – Foto: Grupo Arco-íris | Colaboração local

Com as demais divisões, criaram um expressivo laço de luta conjunta, contando com apoio nos bastidores, ensaios e muito daimoku. Durante o curso, houve a participação de dez jovens, que expressaram seus sentimentos sobre a ligação com os Mestres Soka. “Uma experiência extraordinária e um marco para todos da localidade. Por meio dessa luta, cada jovem conseguiu fortalecer dentro de si a condição necessária para avançar em todos os aspectos da vida”, ressalta Lucas Costa de Sousa, líder da Divisão dos Jovens do Distrito Silva Rabelo. Com isso, as lideranças da Juventude Soka do distrito decidiram: “De hoje até a eternidade, os jovens do Distrito Silva Rabelo, com o kosen-rufu e os mestres no coração, vão juntos levar a grandiosidade da Gakkai para as dez direções da vida, tendo como base o trecho do brado da Divisão dos Jovens feito em 1999: ‘Se a posteridade há de julgar meu mestre, por minha qualidade serás julgado o supremo líder do mundo’”.

Um juramento abraçado por todos nessa nova jornada do discípulo.

No topo: cena do fechamento do Festival da Vitória da Esperança, com a radiância da Juventude Soka do Rio de Janeiro na vanguarda da expansão do humanismo Soka

Fotos: Grupo Arco-íris | Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO