ROTANEWS176 16/12/2023 09:05 Por Selma Inoguti
Reprodução/Foto-RN176 Selma Inoguti Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI – Foto: BS
Queridas amigas de todos os recantos do Brasil, feliz ano novo! Feliz “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!
Em primeiro lugar, manifesto profunda gratidão a você, preciosa amiga, que, mesmo em meio a inúmeras responsabilidades e desafios, não poupa esforços para se dedicar ao kosen-rufu e dar o seu melhor, em todos os aspectos da vida.
Estamos vivendo um momento único. Um momento de pormos em prática tudo o que aprendemos com Ikeda sensei. E, em gratidão a ele, com base no juramento seigan, fazermos a diferença em nossa vida, na família e na localidade, manifestando forte fé, determinação e vitórias, por meio da nossa postura, com muita leveza, alegria e sabedoria.
Com o desejo de que 2024 seja um dos melhores anos de nossa vida e da organização de base, vamos nos empenhar em:
Orar “muito mais daimoku” para transformar, vencer e ser feliz. Vamos participar do desafio do “daimoku dos cem dias”, em dois períodos (19/11/23 a 27/02/24 e 04/06/24 a 12/09/24).
Visitar realizando diálogos de vida a vida e de coração a coração. Reconectar mais um membro e criar o momento “Amiga, posso te visitar?”, com o espírito de “prezar uma única pessoa” e “não deixar ninguém para trás”.
Apoiar incondicionalmente a Juventude Soka e os Sucessores Ikeda e fazer parte do time da Divisão dos Estudantes que é o Grupo Coração do Rei Leão.
Desafiar na leitura e assinatura dos periódicos e reconectar “mais um membro” para ir ao encontro de incentivos e de força.
Avançar junto com as boas companheiras, em luta conjunta, veterana e novata, desenvolvendo os valores do grupo Zenshin e dos grupos horizontais.
Por ocasião do diálogo com a Sra. Yumiko Kasanuki, coordenadora da Divisão das Mulheres da SGI, ela incentivou que cada componente da DF possa se esforçar e vencer com base em quatro pontos: união, oração, apoio e respeito, e citou um trecho de uma orientação na qual Ikeda sensei incentiva uma integrante da DF recém-nomeada que perguntou “Como ela poderia encarar sua nova responsabilidade”.1
Expressando gratidão e louvor pelos seus dedicados esforços, sensei explicou que não precisava fazer nada fora do comum, e simplesmente:
- Recitar daimoku.
- Orar pela felicidade de cada membro.
- Incentivar com carinho e consideração.
Quanta consideração neste direcionamento do nosso mestre, não é mesmo?
Com certeza, existem momentos em que nos sentimos sobrecarregadas com tantas responsabilidades e tarefas na família, na vida, no trabalho, na localidade e pensamos: “Será que eu vou dar conta?”.
Neste momento, o importante é orar para manifestar sabedoria, ter paciência, persistência e “resistir ao desejo de desistir”, conforme orientação de Ikeda sensei.2
Na Nova Revolução Humana, volume 29, capítulo “Contínua Felicidade”, lemos o seguinte incentivo de Ikeda sensei:
Ele atribuiu a cada integrante da Divisão Feminina a expressão “pequeno sol”. O sol se ergue sem falta, tanto em dias de chuva como em dias claros ou de tempestades. Não importando o que aconteça, estende sua afetuosa luz para todos cumprindo sua missão e seu trabalho com perseverança e obstinação até o fim.3
No mês de setembro de 2023, recebemos a última mensagem de Ikeda sensei, enviada para a Divisão Feminina do Brasil. Vamos compartilhar essa mensagem com nossas companheiras e incentivá-las para que esta se torne um direcionamento por toda a vida. Sensei nos orienta:
Saibam que a árdua e sincera luta diária de vocês da Divisão Feminina, sol do kosen-rufu do Brasil, está sendo observada e louvada pelo buda Nichiren. (…) Haja o que houver, imbuídas de ardente coragem e de profunda esperança, avancem em prol da Lei Mística como dignas componentes da Soka Gakkai. E conduzindo as pessoas, com quem compartilham um vínculo, a uma vida triunfante de imensurável benefício e boa sorte, edifiquem a “terra da paz e da felicidade” em sua comunidade local.4
Estimadas amigas, vamos avançar e vencer em 2024, baseadas no nosso lema eterno “Shitei funi é minha vida!” e nos esforçar para ser o “sol do kosen-rufu do Brasil”, sempre juntas com Ikeda sensei e Sra. Kaneko, pelas três existências da vida, em união harmoniosa com os companheiros de grandiosa missão e amada Juventude Soka.
Por favor, cuide da saúde e siga um conselho de amiga para dizer a si mesma, todos os dias do ano: “Vou viver ‘mais um dia feliz’”!
Um forte e carinhoso abraço a você e a seus familiares!
Selma Inoguti
Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
Notas:
- Cf. Terceira Civilização, ed. 662, ou. 2023, p. 7.
- Idem, ed. 652, dez. 2022.
- IKEDA, Daisaku. Contínua Felicidade. Nova Revolução Humana. v. 29. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 43.
- Brasil Seikyo, ed. 2.645, 28 out. 2023, p. 18-19.
Foto:BS
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO