ROTANEWS176 27/01/2024 04:01 Por Beatriz Men
Descubra os sabores autênticos que permeiam bairros e restaurantes, contando histórias de imigrações e influências que moldaram a diversidade culinária da cidade.
A culinária da cidade de São Paulo, que completa 470 anos nesta quinta-feira (25), é um verdadeiro mosaico de sabores, tornando-se uma expressão viva da diversidade cultural que caracteriza essa metrópole cosmopolita. Com uma história marcada por diferentes imigrações, a capital paulista virou um caldeirão de influências, refletindo-se de maneira singular em sua gastronomia.
Assim, São Paulo abraça as heranças das diversas comunidades que a compõem. Nos bairros de imigração italiana, por exemplo, as cantinas oferecem autênticas massas e antepastos. Já no bairro japonês da Liberdade, os restaurantes servem pratos deliciosos da culinária oriental, como sushi e tempurá.
Para celebrar esta verdadeira diversidade em forma de pratos, AnaMaria Receitas separou uma seleção deliciosa de Comidas Típicas de São Paulo para que você possa emergir nessa vasta culinária, tão cheia de opções!
Virado à Paulista
Reprodução/Foto-RN176 Virado à Paulista.
O “Virado à Paulista” é um prato emblemático da culinária de São Paulo, representando a tradição gastronômica paulistana. Com uma composição generosa, inclui arroz, feijão, bisteca, ovo frito, couve refogada, banana e torresmo. A iguaria oferece uma experiência única de sabores e texturas.
Bolovo
Trata-se de um quitute que consiste em uma mistura de carne moída, geralmente temperada com ervas e condimentos, envolta por uma camada de massa de mandioca ou batata e, por fim, empanada e frita.
Bauru
O “Bauru” é um famoso sanduíche originário da cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Criado na década de 1930, ele conquistou popularidade em todo o país devido à sua combinação simples e saborosa de ingredientes. Contamos a história dele em outra matéria.
Cuscuz Paulista
Reprodução/Foto-RN176 Cuscuz paulista
O “Cuscuz Paulista” é uma receita tradicional da culinária paulistana, que combina influências indígenas, africanas e portuguesas. Apesar de compartilhar o nome com o cuscuz nordestino, o cuscuz paulista é uma preparação completamente diferente.
Picadinho de Carne
Reprodução/Foto-RN176 Picadinho de carne assada
Esse prato é apreciado não apenas por sua simplicidade e praticidade, mas também pela capacidade de ser adaptado a diferentes estilos e preferências culinárias, tornando-se uma presença comum nas mesas paulistanas.
FONTE: ANA MARIA RECEITA