Será? Elon Musk prevê 1 bilhão de robôs humanoides na Terra até 2040

ROTANEWS176 31/01/2024 03h09

Musk é conhecido por suas previsões exageradas, mas robôs humanoides não estão em falta, inclusive com a Tesla construindo unidades próprias.

 

Reprodução/Foto-RN176 (Imagem: Divulgação/ Tesla)

O futuro da Terra pode ser robótico? Para Elon Musk, a resposta é sim. O bilionário respondeu a uma publicação no X (antigo Twitter) do criador do laboratório de IA Midjourney, David Holz, que dizia que devemos esperar 1 bilhão de robôs humanoides na Terra até 2040. Musk concordou com Holz, que ainda escreveu que serão 100 bilhões de robôs no sistema solar 2060.

Futuro dos robôs humanoides

Elon Musk concordou com o que Holz tinha a dizer sobre os robôs humanoides, respondendo que “provavelmente algo assim” acontecerá nas próximas décadas. O bilionário ainda escreveu um adendo: acontecerá “se as bases da civilização forem estáveis”.

Porém, Musk, que é CEO da Tesla, X/Twitter e da SpaceX (entre outras companhias), não é exatamente conhecido por sua humildade. O executivo tem falas ambiciosas que nem sempre se concretizam. Uma delas foi relacionada ao lançamento do foguete Starship, que o bilionário teria garantido que daria certo e explodiu no ar pouco tempo depois.

Agora, ele tem dado alguns passos atrás. Por exemplo, já afirmou que o Cybertruck, picape elétrica ambiciosa da Tesla, não deve dar lucros tão cedo e que as vendas de elétricos da montadora devem desacelerar neste ano.

Reprodução/Foto-RN176 (Imagem: Reprodução/X)

Tesla Optimus

  • A Tesla tem seu próprio robô humanoide, o Tesla Optimus, que pode ser parte da previsão de Elon Musk;
  • Também chamado de Tesla Bot, o dispositivo foi anunciado no AI Day da empresa em agosto de 2021. Na época, o executivo ainda afirmou que acreditava que o robô humanoide tem mais potencial do que o negócio de veículos a longo prazo;
  • Ele ainda previu que o Optimus “eliminará tarefas perigosas, repetitivas e chatas dos humanos”;
  • O modelo já está no protótipo de segunda geração, o Optimus Gen 2, que ficou 10 kg mais leve do que a versão anterior, é 30% mais rápido e tem movimentos mais semelhantes aos humanos;
  • No entanto, não há previsão de lançamento no mercado. Quando acontecer, a estimativa é que custe cerca de US$ 20 mil (quase R$ 100 mil);
  • Em outubro de 2022, Musk disse que esperava eventualmente fabricar milhões de robôs humanoides Optimus.

FONTE: OLHAR DIGITAL