ROTANEWS176 10/02/2024 09:35 JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
O movimento dos 100 mil jovens humanistas está a todo vapor de norte a sul do Brasil. Confira detalhes sobre essa luta e se inspire na vitória do Distrito Veloso.
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de palestra do Distrito Veloso – Foto: Colaboração local
- O que é o movimento dos 100 mil jovens humanistas?
É o movimento de conexão dos jovens da BSGI, simpatizantes e amigos em torno do ideal de transformação da sociedade a partir do humanismo Soka.
Nosso objetivo é criar uma rede de jovens que, pela própria expressão e individualidade, sejam capazes de fazer a diferença no ambiente ao seu redor, conscientes do seu potencial ilimitado e do processo de revolução humana.
- Como criar esse movimento na organização?
Para dinamizar esse movimento, é essencial promover encontros, diálogos e outras formas de expressão entre os jovens, com apoio e participação das demais divisões, envolvendo cerca de cem jovens por distrito.
Vale realizar visitas, organizar um jogo de futebol, fazer uma campanha de doação de sangue, elaborar uma gincana dos Sucessores Ikeda e o que mais fizer sentido para a localidade.
O importante é criar o ritmo do movimento da Juventude Soka em cada distrito, de preferência semanal ou quinzenalmente.
- Quem participa?
Jovens de 14 a 37 anos, dentre os integrantes da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), simpatizantes, convidados e amigos. Basta criar uma conexão com o movimento, seja na participação em atividades, no diálogo com outros membros, no estudo das obras do presidente Ikeda, além do desejo de fazer parte dessa rede.
Podem participar os Sucessores Ikeda 2030 de 6 a 13 anos, mediante a conscientização dos pais ou dos responsáveis.
- Posso envolver pessoas que não desejam receber o Gohonzon?
Sim. Esse movimento é amplo e visa abarcar as pessoas que querem se conectar com a atitude humanística da Soka Gakkai, independentemente de crença ou religião. Na mensagem de Ikeda sensei para a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em janeiro de 2023, consta:
Reprodução/Foto-RN176 Movimento de visitas realizado com os veteranos da organização – Foto: Colaboração local
Em uma sociedade fria, de alienação e de ansiedade, desejamos expandir os laços de flores humanas, que incorporam harmonia na diversidade, tal como a cerejeira, a ameixeira, o pessegueiro e o damasqueiro, sem distinção entre pessoas pertencentes ou não à organização, por meio dos incentivos Soka resplandecentes de calorosos sorrisos.1
- Como contabilizar?
Acessar o site da Juventude Soka: https://extra2.bsgi.org.br/dj/juventudesoka/.
Lançar o jovem convidado no campo “Quer cadastrar um convidado?” — incluir o código de membro do apresentador, o nome e o contato do convidado (e-mail ou telefone).
Lançar o membro na Rede do Distrito — clicar em “Acessar Rede” e ticar o nome do jovem na lista “Membros e Simpatizantes” (é necessário fazer login na Extranet).
* Jovens participantes da reunião de palestra contabilizam automaticamente.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.627, 26 jan. 2023.
Jovens alçam voo
MOVIMENTO DOS CEM JOVENS POR DISTRITO
Distrito Veloso, RM Osasco Oeste, CGSP
Na Grande São Paulo, o Distrito Veloso, RM Osasco Oeste, alçou voo vitorioso no movimento dos cem jovens por distrito. Compartilhamos trechos dessa saga. O passo importante para o sucesso do movimento foi o diálogo.
Reprodução/Foto-RN176 Atividade “Daimoku familiar” – Foto: Colaboração local
O Distrito Veloso tem quatro comunidades e onze blocos. Às quintas-feiras, a localidade promove o “Daimoku Familiar” e, na sequência, um encontro virtual com todos os membros para diálogo e estudo de matéria. Em janeiro e fevereiro de 2023, esses encontros foram realizados pelos jovens e para os jovens. Esse período foi estratégico para aproveitar o período de férias. Um ponto muito importante para essa vitória foi a união harmoniosa de todas as divisões, aliada ao grandioso e precioso apoio dos veteranos.
Uma conselheira de comunidade, por exemplo, desempenhou papel ativo no movimento de conexão com jovens da sociedade. Apenas ela envolveu cerca de dez jovens no movimento. Um jovem que ela acompanhava já adquiriu seu oratório e se converteu ao budismo em janeiro passado.
Os líderes do distrito afirmam: “Fomos vitoriosos. Nosso objetivo é conquistar duzentos jovens no Distrito Veloso, comprovando os dizeres eternos do romance Revolução Humana, de autoria de Ikeda sensei:
A grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.1
No topo: Reunião de palestra do Distrito Veloso
Nota: 1. IKEDA, Daisaku. Prefácio. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 17, 2022.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO