A vitória é empolgante

ROTANEWS176 12/04/2024 09:10                                                                                                                  ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Reprodução/Foto-RN176 “A pessoa verdadeiramente feliz é aquela capaz de conduzir todos à felicidade”.  Logo dos 100 Jovens Humanistas

No livro Seja a Esperança, Ikeda sensei discorre sobre o que é felicidade e, num trecho, ele compartilha: “A pessoa verdadeiramente feliz é aquela capaz de conduzir todos à felicidade”.1

Ao longo do ano, a Juventude Soka, em todos os cantos do país, vem criando uma atmosfera de vitórias e de conquistas rumo à convenção comemorativa em 26 de maio. Nesta edição, leia sobre o episódio da atuação de Ikeda sensei como staff da Divisão dos Jovens e se inspire no exemplo do Distrito Salvador no movimento dos cem jovens por distrito. Veja também as informações para as localidades prepararem a pré-convenção. E, na próxima edição, não perca detalhes sobre o que será realizado nas organizações nessa data.

Vale reforçar que o movimento dos 100 jovens por distrito não acabou. Vamos falar sobre os ideais Soka, pois uma nova e empolgante era surge com a vitória dos jovens da BSGI.

Nota: 1. IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 30.

Reprodução/Foto-RN176 “A pessoa verdadeiramente feliz é aquela capaz de conduzir todos à felicidade”.

As palavras de Shin’ichi estavam embasadas na sua própria experiência. Ele assumiu em março de 1954 o recém-criado cargo de secretário da Divisão dos Jovens e também o planejamento e a condução das atividades da Soka Gakkai. No início, a diretoria mostrava sinais de discordância para quase todas as propostas apresentadas. Não quiseram concordar nem com o Encontro Esportivo da Divisão dos Jovens, que se tornou a origem dos atuais festivais culturais pela paz.

À medida que esses eventos foram sendo realizados seguidas vezes, todos vieram a exaltá-los e a torná-los em atividades que simbolizam a Gakkai. Foi a vitória da força e da persistência de um jovem.¹

Força e persistência. Acredito que essas duas palavras representem as características da juventude, e nossa maior referência de jovem persistente e comprometido é o nosso eterno mestre, presidente Ikeda.

Há setenta anos, ele foi nomeado coordenador da Secretaria da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, e junto com seu mestre, presidente Josei Toda, esteve na linha de frente da Gakkai, não só do movimento jovem, mas de todas as atividades da organização.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro dos membros da Comunidade Ribeira Foto: Colaboração local

Ele se dedicou com sinceridade e foi treinado diretamente pelo presidente Josei Toda, que o ajudou a se fortalecer com sentimento de criar um grande “valor humano” e líder do futuro da Soka Gakkai. Esse período da atuação do presidente Ikeda também lhe proporcionou aprender sobre aspectos da vida de forma ampla.

No livro Diário da Juventude, ele registrou um de seus momentos no ano 1954:

Domingo, 11 de julho.

Tempo chuvoso.

À noite, os membros da Secretaria da Divisão dos Jovens ficaram em reunião até meia-noite. Todos esses excelentes jovens serão o eixo da Gakkai e da sociedade japonesa daqui a dez ou vinte anos. Nas montanhas ou nas áreas planas, eles entrarão em ação com bravura.²

Como coordenador que liderou outros jovens dessa secretaria, ele também visualizava e cultivava cada jovem como um futuro na Gakkai e na sociedade. Ao lado de cada um deles, o presidente Ikeda se empenhou plenamente sem se preocupar com o reconhecimento ou elogio dos líderes e do presidente Josei Toda. Esse seu genuíno esforço foi o que proporcionou que os caminhos se abrissem, especialmente para os jovens, descortinando uma nova era.

O buda Nichiren Daishonin afirmou no escrito Carta de Ano Novo: “A desgraça vem da boca de uma pessoa e arruína-a, enquanto a boa sorte vem do coração e torna a pessoa digna de respeito”.³

A oportunidade que temos hoje de poder atuar nos bastidores da Soka Gakkai, como membros da Juventude Soka, é uma grande boa sorte que amplia nossa condição de vida, tornando-nos jovens de primeira categoria.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro dos membros da Comunidade Uruguai Foto: Colaboração local

Vamos continuar aprendendo com o exemplo do sensei, lendo a Nova Revolução Humana, de sua autoria, aplicando suas orientações diariamente e incentivando todos os companheiros neste mesmo movimento.

Camila Akama, coordenadora da Divisão dos Estudantes da BSGI

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.442, 3 nov. 2018, p. A2.
  2. IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 224.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin.São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, 2017, p. 405.

Distrito Salvador

União harmoniosa

Qual foi o segredo para se tornar campeão? Essa foi a pergunta que fizemos aos líderes do Distrito Salvador. A resposta é simples, mas de grande significado: oração e ação e o resultado ultrapassou quatrocentos jovens na rede do humanismo Soka. Leia, a seguir, depoimento dos líderes e se inspire!

Com o lema da Sub. Bahia “Avançar com Coragem e Alegria”, iniciamos a luta dos cem jovens no distrito como uma grandiosa oportunidade de revolucionar nossa localidade e nossa própria vida. Foram diversos desafios nos últimos anos, pandemia da Covid-19, o desgaste mental e a distância física que nos colocou imersos numa realidade virtual de atividades, mas com a missão de sempre levar esperança ao coração das pessoas.

Com o retorno gradativo das atividades presenciais, começamos a desafiar nossos limites, aproveitando cada oportunidade para dialogar com os jovens, expandindo os ideais do humanismo Ikeda e as maravilhosas ações da Gakkai na sociedade. Esses esforços resultaram em um inspirador diálogo dos jovens, repleto de música e incentivos, visitas presenciais e virtuais, apoio incansável da Divisão Sênior e da Divisão Feminina, além da brilhante atuação da Divisão dos Estudantes. Seguimos avançando com um único propósito: cultivar corações conectados e plantando as sementes de esperança no coração das pessoas! Cada jovem lançado é uma forma de gratidão aos nossos mestres, aos nossos veteranos e veteranas. Avante, Distrito Salvador! Avante, BSGI! Os esforços nunca mentem!

Líderes da Divisão dos Jovens do Distrito Salvador

Fique ligado!

JUVENTUDE SOKA DA BSGI

O que é o movimento pré-convenção?

Desde março, sugerimos que os distritos realizassem um movimento (de preferência semanal) com os jovens, visando fortalecer a conexão com Ikeda sensei e com a organização de base para a convenção de maio.

Ainda não iniciei o movimento no meu distrito. O que posso fazer?

Apresentamos três ações dentro do movimento para que todos os membros se preparem para a convenção:

  1. Realizar um diálogo com veterano

Sugestão de data: durante o mês de abril.
Formato: a critério do distrito (híbrido, presencial ou on-line).

  1. Reunir-se para lançar um desafio de daimoku

Como sugestão de data, propomos o dia 1º de maio (feriado), o significativo 3 de maio ou o fim de semana de 4 e 5 de maio.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro para convidados e membros da Divisão dos Jovens do Distrito Salvador – Foto: Colaboração local

O intuito é reunir todas as divisões de forma presencial, mas é possível criar um link para quem não puder participar. O mais importante é envolver todos nessa órbita.

daimoku poderá ser computado por meio de um lindo gráfico, que está disponível em: https://extra2.bsgi.org.br/usuario/v2/grafico/home/

  1. Registrar o aspecto de vitória do distrito em foto

Escolha uma foto especial que represente o seu distrito, envolvendo as cinco divisões nessa significativa luta conjunta. Disponibilizaremos um link na página da convenção para compartilhar a foto durante o mês de maio.

Prazo de envio: até 15/05 (quarta), às 23h59.

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO