Avancem rumo ao brilhante ano 2030

ROTANEWS176 12/04/2024 09:15                                                                                                                            MATÉRIA GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO  DA BSGI                                                                                          Por Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria Foto: Getty Images

Caros líderes do Grupo Coração do Rei Leão! Esperamos que todos estejam bem de saúde. Agradecemos também todo o apoio em zelar pelo futuro da organização: a Divisão dos Estudantes (DE). Ainda mais agora em abril, período em que comemoramos 33 anos de fundação da amada divisão. Na matéria deste mês, compartilhamos um incentivo de Ikeda sensei que nos remete ao nosso papel como membros do Grupo Coração do Rei Leão em assegurar o futuro da organização. Além disso, gostaríamos de fazer dois convites. O primeiro é sobre a seguinte reflexão: “Qual o meu papel como alicerce rumo a 2030?”. O segundo convite propõe uma ação concreta: “Após a reflexão, que tal agirmos em nossa localidade, junto com os líderes da Divisão dos Estudantes?”.

Certa vez, Ikeda sensei nos incentivou em um ensaio:

O escritor britânico Robert Louis Stevenson (1850–1894) perguntou: “No palco da vida, quem exerce o papel de ‘a pessoa mais sábia, mais virtuosa e com mais benefícios’?”. Sua resposta foi: “Aquele que executa seu papel sem esperar por recompensa”.1

Os honrados protagonistas da Soka Gakkai são: os líderes da DE, que sempre se dedicam a incentivar os estudantes; os integrantes da Divisão dos Universitários (DUni), os quais orientam e aconselham os mais novos sobre os estudos; os membros da Divisão Sênior (DS) e da Divisão Feminina (DF), responsáveis pelo apoio à Divisão dos Estudantes; e todos aqueles que, de alguma maneira, contribuem para dar suporte às atividades da DE. Aproveito a oportunidade para manifestar, mais uma vez, minha sincera gratidão a cada um de vocês.

Em 2030, época em que os atuais integrantes da DE serão os líderes centrais da SGI, diz-se que a taxa de natalidade estará em franco declínio no mundo inteiro. Nesse sentido, os esforços empreendidos por vocês hoje em sua localidade criam uma imensa rede de pessoas valorosas que contribuem diretamente para a formação de um futuro mais sólido e seguro. Em minhas viagens pelo mundo, sempre aproveitei cada instante para me encontrar com os estudantes e incentivá-los. Hoje, muitos deles atuam como líderes da Divisão dos Jovens (DJ) em seu respectivo país.

Não há nada que me deixa mais feliz do que ouvir os relatos sobre a atuação dos ex-integrantes da DE que continuam a se desenvolver e a avançar no palco do mundo, repletos de vigor e de energia.

Meu coração se enche de entusiasmo só de imaginar como será o ano 2030! Antevejo o aspecto heroico dos membros da DE de hoje, que bailam majestosamente pela paz mundial como herdeiros do espírito Soka! A atuação magnânima desses jovens, os quais se preocupam verdadeiramente com as pessoas e fazem de tudo para incentivá-las e apoiá-las incondicionalmente.

Visualizando esse brilhante futuro, continuarei a orar incansavelmente e a empreender sinceros esforços para incentivá-los junto com meus verdadeiros companheiros da fé que fazem do meu coração o seu e não medem esforços para cultivar e criar os preciosos “valores humanos”.2

O Mestre encerra o ensaio com o seguinte poema:

Você,

que se dedica à criação

dos “valores humanos”

da justiça

em cumprimento ao

juramento do infinito passado,

será protegido

pelas divindades celestiais.3

Lendo essas palavras, não tem como não nos emocionar, quando pensamos na trajetória da vida de Ikeda sensei, do quanto ele se empenhou para desenvolver os “valores humanos” que transformarão e sustentarão uma sociedade pacífica para toda a eternidade.

Esses encontros fizeram a diferença na vida de muitos jovens e estudantes que, acalentando no coração as emoções e diretrizes vividas ao lado do sensei, estão construindo uma jornada de vida extraordinária de grande valor. Quanta gratidão!

Aqui no Brasil, também, em 1984, centenas de jovens e estudantes viveram esses maravilhosos momentos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na quarta visita do presidente Ikeda ao nosso país. E, até hoje, essa legião de jovens vem atuando brilhantemente na liderança do kosen-rufu do Brasil em meio à sociedade.

Dentre essas pessoas, muitos são integrantes do Grupo Coração do Rei Leão cuja missão é oferecer apoio, incentivos e proteção para nossos preciosos estudantes.

Misticamente, neste ano, no mês de maio e no mesmo local, a Juventude Soka do Brasil realizará uma grande convenção celebrando os quarenta anos da quarta visita do Mestre. Nessa ocasião, os filhos e netos dos participantes de 1984 e a nova geração de jovens e estudantes terão a oportunidade de selar a sagrada relação de vida com Ikeda sensei.

Desta vez, agora como integrantes da Divisão Sênior e da Divisão Feminina, nosso papel será incentivar e apoiar nos preparativos para a participação dos estudantes nesse evento em maio, bem como na realização da atividade em todos os distritos que receberão a transmissão simultânea.

Visando o glorioso ano 2030, vamos criar a rede de jovens humanistas Ikeda!

Um forte e caloroso abraço!

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Notas:

  1. Cf. STEVENSON, Robert Louis. An Apology for Idlers. In: “Virginibus Puerisque” and Other Papers. Nova York: Current Literature Publishing Co., 1909. p. 111.
  2. Leia discurso na íntegra no Brasil Seikyo, ed. 2.154, 3 nov. 2012, p. B2.
  3. Ibidem.

Foto: Getty Images

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO