VÍDEO: DA EXPLICAÇÕES NA FORMA DIDÁTICA DO PROFESSOR! –
ROTANEWS176 07/05/2024 07:52 Por Felipe Andrade
Fenômeno inusitado é causado pela interação de frentes frias com zona de alta pressão no centro do país, explica especialista.
RN176 Veja no mapa do estado do Rio Grande do Sul as áreas em vermelho são afetadas pela cheia do Rio Guaíba – Crédito: Defesa Civil
O Rio Grande do Sul está enfrentando uma situação inusitada de temporais e chuvas intensas, segundo explicou o analista de clima e meio ambiente da CNN, Pedro Cortês. O estado está sendo “atacado” por frentes frias vindas do sul do continente, mas que não conseguem progredir devido a uma zona de alta pressão no centro do Brasil, funcionando como uma “muralha”.
Essa mesma zona de alta pressão desvia a umidade do Oceano Atlântico para o Rio Grande do Sul pelo leste e pela Amazônia, entrando pelo oeste. Assim, o estado recebe umidade de todas as direções, enquanto a frente fria atual não consegue escapar.
RN176 Mapa de reprodução da CNN da área chuvosa no estado do Rio Grande do Sul
“É o que eu chamaria de tempestade perfeita, porque o Rio Grande do Sul está sendo afetado pelas frentes frias que vêm do sul do continente, mas essas frentes elas não conseguem progredir por conta de uma zona de alta pressão no centro do Brasil”, afirmou Cortês.
Simulações e previsões
O especialista apresentou simulações do modelo europeu de previsão do tempo, mostrando o acumulado de chuvas previsto desde a véspera até a próxima sexta-feira (12). As imagens indicam grandes volumes concentrados no Rio Grande do Sul, com zonas vermelhas e roxas indicando a intensidade das precipitações.
Enquanto isso, a região central do país permanece sem chuvas durante toda a semana, com altas temperaturas de mais de 30 °C no Centro-Oeste. Segundo Cortês, essa massa de ar quente e seco deve continuar pelo menos até meados de maio.
RN176; Veja a explicações didaticamente a CNN PRIME TIME que o especialista do tempo o professor Pedro Cortês, fala o do porque está chovendo tanto no Estado do Rio Grande do Sul. Deixe o seu comentário dessa explicação do professor do que está acontecendo em Porto Alegre?
FONTE: CNN/DEFESA CIVIL E RN176