ROTANEWS176 01/06/2024 07:30 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Integrantes da Coordenadoria Cultural da BSGI reúnem-se para celebrar os quarenta anos de fundação
Reprodução/Foto-RN176 Participantes do encontro comemorativo dos quarenta anos da CCult, em São Paulo – Foto: Colaboração local
A Coordenadoria Cultural (CCult) da BSGI foi fundada oficialmente em 1984 pelas próprias mãos de Ikeda sensei em sua terceira visita ao Brasil. Congrega membros das variadas atividades profissionais, como médicos, artistas, ambientalistas, juristas e outros. No último dia 5 de maio, integrantes da CCult se encontraram no auditório do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo, para juntos reconfirmarem a missão e os propósitos na celebração dos quarenta anos de criação da coordenadoria.
Em formato híbrido, com transmissão on-line para os membros de todo o país, o evento também reuniu familiares e amigos. Na pauta, houve relatos de veteranos e de membros das coordenadorias de São Paulo e do Rio de Janeiro, junto com apresentações de músicas e de dança que ficaram a cargo dos integrantes do Departamento de Artistas (Depart), do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil (CFIB) e da Camerata Ikeda da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), com versões que encantaram os participantes.
Primeira atividade da CCult pós-pandemia, a programação não deixou de enaltecer a lembrança de Ikeda sensei, que se despediu desta existência em novembro de 2023, com uma trajetória de dedicação abnegada ao incentivo e à paz no mundo. No palco, uma cadeira abrigava um ramalhete de flores. Trechos de vídeos e da última mensagem enviada por ele à CCult, em 2019, emocionaram.
Os senhores que, em meio a uma realidade social comparável a um pântano lamacento, cumprem a própria missão em prol da sociedade e em prol das pessoas, recitando daimoku da prática individual e altruística, são indiscutivelmente a entidade do Myoho-renge-kyo.1
A mensagem do Mestre tornou-se um direcionamento eterno para todos.
Nas palavras de Alessandro Ariga, coordenador da CCult, ficou evidenciado que o sentimento de gratidão pelo presidente Ikeda e pelos veteranos deve ser transformado em uma grande luta em prol da cultura e do humanismo Soka. “Manifestar ainda mais coragem, força e disposição para cumprir nosso papel, nossa missão e nosso juramento ao Mestre, sempre realmente buscando avançar, cada vez mais, junto com os companheiros e com esse mesmo coração grandioso de Ikeda sensei.”
Já a coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, Selma Inoguti, relembrou sua atuação como integrante do Pompom-tai, grupo infantil da banda feminina Asas da Paz Kotekitai, no festival de 1984. Comentou também sobre o encontro que teve com o coordenador da Coordenadoria Cultural da Soka Gakkai, Hiroki Nagano, durante um curso de aprimoramento no Japão em abril deste ano, junto com Ariga, e terminou suas palavras destacando cinco pontos compartilhados por ocasião dessa atividade
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, falou brevemente sobre os quatro pilares da oração budista explanados pelo presidente Ikeda em fevereiro de 2021. Reforçou serem esses pontos essenciais para a prática da fé.
No topo: participantes do encontro comemorativo dos quarenta anos da CCult, em São Paulo
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.456, 16 fev. 2019, p. 6.
Foto: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO