ROTANEWS176 12/06/2024 10:43 Por Pedro Sciola de Oliveira
A data antecede o Dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro.
Reprodução/Foto-RN176 João Doria Júnior (direita) mostrou foto de seu pai (esquerda) em publicação nas redes sociais – Reprodução/X/@jdoriajr
O Dia dos Namorados , comemorado nesta quarta-feira (12), não é considerado um feriado nacional. A data antecede o Dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro, e foi inventada pelo baiano João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Agripino da Costa Doria Júnior .
João Doria foi um psicólogo, advogado e deputado federal brasileiro. O soteropolitano, entretanto, marcou época por ser um grande publicitário. Em 1949, quando já era dono de uma agência de publicidade, ele decidiu criar a data.
A escolha de João Doria pelo dia 12 de junho não tem relação apenas com o santo casamenteiro. Para o publicitário, o mês era considerado “morto” para as vendas, já que não possuía nenhuma data festiva, como os meses de maio (Dia das Mães), agosto (Dia dos Pais) e dezembro (Natal), por exemplo.
Assim, João Doria lançou a data com um slogan marcante: “Nem só com beijos se prova o amor”. A frase virou uma marca e, nos anos seguintes, outras cidades passaram adotar o 12 de junho como Dia dos Namorados.
João Doria morreu em 2000, aos 81 anos, na cidade de São Paulo. Ele deixou quatro filhos.
Feriados nacionais de 2024
– 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;
– 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;
– 2 de novembro (Finados) – sábado;
– 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;
– 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;
– 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira
FONTE: IG