VW investe R$ 3 bi no Paraná para produzir concorrente da Fiat Toro

LANÇAMENTO: DA VW PARA O BRASIL! – 

ROTANEWS176  17/06/2024 16:06

 Investimento vem do montante de R$ 16 bilhões que a montadora anunciou no começo do ano.

 

Reprodução/Foto-RN176 VW Tarok – Projeção/Kleber Silva

A  Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (17) um investimento de R$ 3 bilhões na planta de São José dos Pinhais (PR). Esse montante será destinado à produção do sedã compacto  Virtus a partir de 2025, além de continuar a fabricação em São Bernardo do Campo (SP). O foco principal desse investimento, no entanto, é o desenvolvimento de uma nova picape compacta.

Nós do iG Carros já revelamos alguns detalhes sobre essa nova picape,  que será baseada no conceito Tarok ,  apresentado no Salão do Automóvel de 2018. Embora não seja idêntica ao conceito, a nova picape terá várias características inspiradas nele. Este projeto faz parte de um investimento maior de R$ 16 bilhões, que inclui 16 lançamentos até 2028.

A plataforma utilizada no conceito Tarok em 2018 foi a MQB-A1, a mesma do Tiguan. Contudo, a nova picape enfrentará concorrentes como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick, além de futuros lançamentos de outras marcas, como a Renault Niagara e um produto da Toyota.

Para a nova picape, a Volkswagen  deve utilizar a plataforma modular MQB-Hybrid, derivada da MQB-A0, usada no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Esta escolha faz sentido, já que a fábrica de São José dos Pinhais já produz o T-Cross e em breve receberá a produção do Virtus . Além disso, a planta abriga a fábrica da Audi, que monta os modelos Q3 e Q3 Sportback. A localização próxima ao porto de Paranaguá facilita a exportação, como já ocorre com o T-Cross, enviado para 17 países.

Reprodução/Foto-RN176 VW Tarok – Divulgação

Uma curiosidade interessante envolve o Virtus . O jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carros, flagrou um Virtus camuflado em teste com bitolas traseiras e para-lamas mais largos , sugerindo o desenvolvimento da nova picape. Em estágios iniciais de projetos, é comum que montadoras utilizem veículos com plataformas semelhantes como mulas para testes.

A motorização da nova picape ainda é incerta, mas especula-se que ela poderá contar com um motor a combustão ou um motor híbrido-flex, possivelmente o motor 1.5 EVO 2, com 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Quanto ao lançamento, é difícil prever uma data exata, mas com base nas concorrências e especulações, é possível que a nova picape chegue ao mercado em torno de 2027.

FONTE: IG CORROS