Eternos laços de amizade

ROTANEWS176 13/07/2024 10:55                                                                                                                              NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Membros da BSGI e da SGI-México promovem rico intercâmbio de incentivos e experiências

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: BS

Ontem sonhei que fui ao México. Eles estavam esperando. Todos aguardavam ansiosamente a chegada do Budismo de Nichiren Daishonin. Como eu quero viajar para o mundo, para a jornada do kosen-rufu… Shin’ichi,1 o mundo é seu desafio, seu verdadeiro palco. E o mundo é imenso e vasto.2

Essas palavras do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, registradas no romance Nova Revolução Humana, marcam o anseio do mestre pela atuação do jovem discípulo Daisaku Ikeda no palco da propagação mundial do budismo. Também representam o ponto primordial dos esforços dos integrantes da SGI-México, organização que realizou um intercâmbio com os companheiros da BSGI entre os dias 27 de junho e 1o de julho.

O objetivo dos membros mexicanos no evento era compartilhar experiências, renovar o juramento ao Mestre e estreitar os laços de amizade entre os países. O grupo de 39 participantes contou também com a presença de dois representantes de El Salvador.

No dia 27, ao chegarem ao Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP, foram efusivamente recepcionados pelos membros do Brasil e, em seguida, participaram da reunião de abertura em torno dos líderes da BSGI.

A atitude amistosa, calorosa e alegre de mexicanos e brasileiros aflorou no encontro, que teve apresentações e boas-vindas, relato de comprovação, direcionamentos e incentivos.

No segundo dia de intercâmbio, os representantes fizeram uma visitação às dependências do complexo de prédios da BSGI e da Editora Brasil Seikyo. Participaram também de diálogos em grupos com integrantes dos departamentos das instituições.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: BS

A natureza exuberante do Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi, SP, foi o cenário para as atividades do terceiro dia, que incluíram o estudo sobre o escrito Estabelecer o Ensinamento para Pacificação da Terra, coordenado pelo Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI.

Reprodução/Foto-RN176 Posteriormente, eles participaram da cerimônia em memória dos entes falecidos no Palácio Memorial da Paz Eterna e partiram para a visitação no CCCamp. – Foto: BS

À tarde, eles se dividiram em grupos para conhecer as localidades da Sub. Castelo Régis, CGSP, e participar de reuniões de palestra numa animada e incentivadora troca de ideias. Durante uma delas, o presidente da SGI-México, Nereo Ordaz, compartilhou com os presentes seu relato de início da prática budista e enalteceu a luta das mulheres. Ele ressaltou que, apesar de todos os desafios, são elas que mais lutam, mais desafiam e mais vencem. E reforçou quanto a oração das mulheres é forte e infalivelmente atendida pelo Gohonzon.

Reprodução/Foto-RN176 Os membros da SGI-México iniciaram o último dia do intercâmbio no Colégio Soka do Brasil – Foto: BS

Os membros da SGI-México iniciaram o último dia do intercâmbio no Colégio Soka do Brasil e foram envoltos pela pureza do coração das crianças. Além de realizarem a visitação ao local, aprenderam um pouco mais sobre a educação Soka por meio do diálogo com a coordenação pedagógica e a diretoria do colégio.

Reprodução/Foto-RN176 Participantes da reunião de encerramento no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda – Foto: BS

À tarde, participaram da reunião de encerramento no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, que iniciou com um vídeo dos melhores momentos do intercâmbio. Eles também ouviram as palavras de Júlio Kosaka, presidente do conselho de orientação da América Latina e compartilharam vários relatos de impressão.

Em suas palavras de cumprimento, Alejandra Garcia, responsável pela Divisão Feminina da SGI-México, e o presidente Nereo Ordaz reforçaram a profunda ligação que o país tem com os brasileiros e convidaram os membros a ir ao México.

Reprodução/Foto-RN176 Miguel Shiratori, presidente da BSGI, afirmou que os integrantes do Brasil, junto com os membros mexicanos, se reencontraram uma vez mais com Ikeda sensei. – Foto: BS

Ao final, houve uma troca de oferecimentos entre os dois países: enquanto o México homenageou a BSGI com a declamação do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! e com a regência da canção Juntos com Sensei, os brasileiros recitaram um poema do Mestre em espanhol.

A reunião encerrou com os ânimos elevados e tanto os integrantes da SGI-México como os da BSGI reconfirmaram a decisão de se dedicar ainda mais em prol do kosen-rufu eternamente junto com o Mestre.

 

Assista:

 

Vídeo sobre o intercâmbio

No topo: Momentos memoráveis de mútuo incentivo e aprendizado marcam o intercâmbio cujo foco é o aprofundamento da unicidade de mestre e discípulo

Notas:

  1. Shin’ichi Yamamoto: Pseudônimo do presidente Ikeda no romance Nova Revolução Humana, de sua autoria.
  2. IKEDA, Daisaku. Brisas da Felicidade. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, p. 95-113, 2019.

Fotos: BS

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO