Volkswagen tem três parcerias na China, com SAIC, FAW e JAC

LANÇAMENTO: DA VW 

ROTANEWS176 19/07/2024 17h00                                                                                                                              Por Sergio Quintanilha

Entenda a complexa participação da Volkswagen na gigantesca indústria automotiva chinesa e o que ela ganha com isso.

 

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Tiguan X: ousadia alemã para o mercado chinês Foto: VW / Guia do Carro

De todas as marcas ocidentais, a Volkswagen é a mais forte dentro do gigantesco mercado automotivo da China. Somente no primeiro semestre deste ano, os carros da Volkswagen somaram 1,266 milhão de vendas. Isso é resultado de três complexas parcerias, com as chinesas SAIC, FAW e JAC.

As duas maiores são a FAW-Volkswagen, com 754 mil vendas no semestre, e a SAIC-Volkswagen com 512 mil. Elas estão colocadas no quinto e sexto lugares no ranking de marcas automotivas chinesas deste ano.

SAIC-Volkswagen

A SAIC-Volkswagen surgiu primeiro, em 1984, e produz carros das marcas Volkswagen, Skoda e Audi. Ela produz veículos de vários tamanhos, como os VW Tiguan e T-Cross, o Audi Q5 e-tron e o Skoda Octavia. O nome original da montadora era Shanghai Volkswagen Automotive. SAIC é sigla de Shanghai Automotive Industry Corporation.

Reprodução/Foto-RN176 Audi Q5 e-tron: um dos carros fabricados pela joint venture SAIC-Volkswagen Foto: VW / Guia do Carro

A SAIC produz carros com sua própria marca e também em parcerias com a GM e com a GM e Wulling. Portanto, no ranking das top 20 marcas chinesas, a SAIC aparece quatro vezes.

FAW-Volkswagen

FAW é a sigla de First Automobile Works, uma montadora estatal chinesa com sede em Changchun, Jilin. A empresa foi fundada 1953. Já a FAW-Volkswagen surgiu em 1991 e fabrica carros da Volkswagen e da Audi. Ela fabrica apenas modelos compactos e médios das duas marcas alemãs, como VW Golf e Audi Q3.

Assim como a SAIC, a FAW também tem carros de sua própria marca e outrtas parcerias, como a FAW-Toyota (308 mil vendas este ano) e a FAW Hongqi, que é uma marca de luxo e já vendeu 201 mil carros até junho.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen na China: aposta firme desde os anos 80 e três parcerias Foto: VW / Guia do Carro

Volkswagen (Anhui)

Em 2017 a Volkswagen e a JAC criaram a JAC Volkswagen Automotive, com o objetivo de desenvolver e fabricar carros elétricos e híbridos. Em 2020 o Grupo Volkswagen aumentou sua participação para 75% e a joint venture passou a se chamar Volkswagen (Anhui) Automotive. Anhui é uma das províncias mais populosas da China e sua capital é Hefei.

Fruto da joint venture de 2017, em 2018 nasceu a Sehol, uma marca de carros elétricos baseados nos modelos da Seat espanhola, licenciada pela JAC. Porém, em 2023, a JAC informou que a marca Sehol será eliminada.

Atualmente Volkswagen (Anhui), que tem 25% de participação da JAC Motors, fabrica modelos interessantes que ainda não vieram ao mercado brasileiro, como os SUVs JAC QX PHEV e o JAC X8 Plus.

Reprodução/Foto-RN176 JAC QX PHEV: fruto da parceria com a Volkswagen Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen foi rápida ao se associar a fabricantes chineses quando o governo permitiu as joint ventures, no final dos anos 70. Sua grande vantagem é o volume, que reduz seus custos de produção. Os alemães também fizeram parcerias estratégicas e, por isso, não endossam uma guerra comercial com a China, como pretende fazer a União Europeia.

Veja abaixo quais são as 20 marcas chinesas preferidas pelos chineses e as vendas do primeiro semestre.

BYD – 1.607.000

Chery – 1.057.000

Geely – 955.000

Changan – 809.000

SAIC-Volkswagen – 754.000

FAW-Volkswagen – 512.000

GWM – 467.400

Tesla China – 426.000

GAC-Toyota – 336.000

SAIC – 331.500

SAIC-GM-Wuling – 331.000

Dongfeng-Nissan – 328.000

Brilliance Auto – 316.000

FAW-Toyota – 308.000

Beijing Benz – 278.000

Dongfeng-Honda – 236.000

SAIC-GM – 225.000

GAC-Honda – 207.000

FAW Hongqi – 201.000

Li Auto – 188.000

FONTE: GUIA DO CARRO