A elegância do Virtus

ROTANEWS 12/08/2024 10:06                                                                                                                               Por Hernando Calaza

Virtus Exclusive tem a agressividade da antiga versão GTS com foco no requinte. Esportivo em traje social

 

Com a versão Exclusive do Virtus, a Volkswagen buscou uma resposta dentro de casa para a pequena receptividade dos sedãs médios no mercado atual. A marca empurrou o sedã médio Jetta para cima, oferecendo apenas a versão esportiva GLI 350 TSI, e criou a versão Exclusive do Virtus, que conjuga luxo e potência – aproveitando, inclusive, o porte avantajado do sedã compacto diante dos rivais. A nova versão chegou junto com o face-lift promovido no ano passado com a função de substituir a versão esportiva GTS, com o mesmo motor 1.4 Turbo 250 TSi, com 150 cv e 25,5 kgfm.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

Nessa remodelação, o Virtus ganhou capô mais estreito, para-lamas mais altos e grade menor. As luzes do Virtus mudam, não parecem mais ter marcado tanto o corte para baixo nas extremidades e também adicionam DRL delineado em forma de C. Na saia dianteira aparece um spoiler e a entrada de ar inferior ganha uma moldura que unificando todo o para-choque. O gráfico das luzes traseiras também muda e um spoiler aparece na borda do porta-malas. Tanto na frente quanto atrás aparecem os novos logotipos e tipografia da marca. O detalhe mais notável do Virtus Exclusive em comparação ao Highline são as rodas, que vão de 17 a 18 polegadas. Outros detalhes têm a ver com o fato de que todos os frisos metálicos aqui se tornam pretos.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

As linhas gerais da cabine permanecem as mesmas e não apenas no design. A qualidade dos plásticos não melhorou e as superfícies são desagradáveis ao toque. A aparência é sólida e a montagem é precisa e firme, mas a falta de requinte chama a atenção em um modelo que custa robustos R$ 154.790. A paleta de cores é sem cor: branco, prata, cinza e preto. É pouco emocionante, mas melhora a percepção de qualidade.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

A maior mudança do Virtus nesta versão topo de gama está na decoração clássica do console frontal, que agora recebe um revestimento de couro sintético de boa qualidade, com um toque almofadado que dá um toque mais luxuoso. São acompanhados por bancos no mesmo material com costura em diamante, a inscrição “Exclusive” nos encostos e soleiras das portas. Não há quase nenhum cromado em toda a cabine.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

Nos bancos traseiros, o Virtus se destaca pelo espaço para as pernas que é obtido ao compartilhar com o T-Cross a maior distância entre eixos oferecida pela plataforma MQB A0, de 2,65 metros. Devido à silhueta típica do sedã, com teto rebaixado, o espaço para a cabeça de quem vai atrás é um tanto apertado. Entre as comodidades para a segunda fileira estão saídas de ar direcionais duplas e duas USB C. Usando o bom alongamento traseiro desta plataforma, o porta-malas do Virtus é profundo e ainda conta com encostos dobráveis para objetos mais longos. Sob o piso há um sobressalente temporário com medida 185/60 R15, bem menos volumoso que o 205/45 R18 regular.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

Como modelo de topo, Virtus Exclusive é bem completo. Ele traz sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, ar-condicionado digital, chave presencial para travas e ignição, carregador de celular por indução. O conteúdo é bem semelhante ao da versão Highline 200TSi, que custa R$ 12.800, mas adiciona itens visuais mais requintados e ainda estofamento em couro e seletor de modo de condução, que interfere em parâmetros como som de escapamento, peso da direção, reação do câmbio e do acelerador.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

O mais notável está na segurança, com 6 airbags e uma estrutura resistente, testada pelo Latin NCAP. O Exclusive adiciona discos traseiros e controle de cruzeiro adaptativo, além de oferecer sensor de luz e chuva e iluminação full led. Eu sinto que neste ponto do jogo e do nível do carro alguns ADAS estão faltando como manutenção de pista.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

Já em relação à central multimídia, permanece a falta de botões físicos na multimídia. De resto, foi mantido o VW Play de 10 polegadas no centro com espelhamento sem fio. Atrás do volante está o Active Info Display, o painel de instrumentos digital também com 10 polegadas que possui diversas configurações gráficas, com muitos dados fáceis de ler, sempre presentes e configuráveis (Fotos de divulgação).

RN176 Virtus elegância – Divulgação

Impressões ao dirigir

Visual de elite

Foi boa a ideia de trocar uma versão esportiva como a GTS para outra mais requintada, como a Exclusive. Até porque o visual não combinava com o visual: o Virtus GTS não oferecia uma sensação realmente esportiva. Já o Exclusive é mais honesto nesse sentido, pois trata-se de um verdadeiro topo de gama com bom desempenho. Tem visual mais elegante que o GTS tanto por fora como por dentro.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

O Virtus Exclusive tem direção, resposta da caixa de câmbio, sensação de freio e suspensões de um carro normal, nem muito duras, nem muito rápidas ou afiadas, mas também não macias. O passeio é confortável, exceto pelo baixo perfil dos pneus, que não conseguem absorver os solavancos mais acentuados, embora ofereçam altos níveis de aderência.

RN176 Virtus elegância – Divulgação

O motor 1.4 turbo, chamado de 250 TSi por conta do torque de 250 Nm, ainda é excelente, embora hoje seus 150 cv pareçam poucos em comparação com outros motores com cilindrada até menor. Quando se pressiona o acelerador, o turbo lag é evidente e ele leva um segundo para decolar. Nesse ponto, a caixa de câmbio automática já começa a parecer lenta, embora não seja. Depois que o carro deslancha, a transmissão é muito rápida.

FONTE: MOTOR DREAM