Música pela paz

ROTANEWS176 14/09/2024 12:40                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO  JBS                                                                                                                Por Colaboração local 

Tradicionais grupos de apresentação da BSGI encantam o público pelo país.

 

Reprodução/Foto-RN176 Apresentação em Mogi Mirim (SP). Foto: Colaboração local

Com a união de forças e o senso de cidadania dos jovens da BSGI, os desfiles em que eles participaram em várias regiões brasileiras foram coroados de pleno êxito, evento promovido com muita alegria e criatividade. Para marcar o 7 de Setembro deste ano, reuniram-se as tradicionais bandas Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Taiyo Ongakutai, criadas pelas próprias mãos de Ikeda sensei, mais o grupo de dança Taiga e os integrantes do Coral Esperança do Mundo (CEM). Também se mesclam voluntários dos grupos de bastidores, proporcionando apoio na logística e nos preparativos. O objetivo é único: levar os ideais de paz, cultura e educação a todas as pessoas. Nesta edição, trazemos cenas pelo Brasil.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria  Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Foto: Colaboração local

Começamos pelo Nordeste. Em Caicó, Rio Grande do Norte, o desfile cívico deste ano teve um sabor especial. Assim como em outros locais do país, essa cerimônia comemorativa era uma tradição anual das bandas, porém, em razão da pandemia, houve uma interrupção de quatro anos nos ensaios. Após a Convenção Juventude Soka, realizada em maio último, todos determinaram o sucesso total do desfile deste ano, com visitas e desafios de recitação de daimoku. No último dia 7, lá estavam cerca de cem participantes, incluindo grupos de bastidores e líderes das cinco divisões no apoio. Integrantes de outras localidades também se fizeram presentes, como Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba e Minas Gerais. Dentre os pontos de destaque estava o apoio dos veteranos dos grupos horizontais que participaram dos bastidores e da apresentação. “Foi emocionante ver a luta e a comprovação de todos expressas nos vários relatos que ouvimos”, diz Ana Paula Gomes, responsável pela Divisão dos Estudantes (DE) da RM Rio Grande do Norte e coordenadora da Kotekitai local.

Reprodução/Foto-RN176 Foto  ilustração  da matéria – Foto: Colaboração local

Em Bauru, município paulista, o evento foi organizado por nível de coordenadoria, com o desejo de tornar o 7 Setembro real e possível para os membros de todas as localidades. Devido à distância, alguns integrantes das bandas chegaram à cidade um dia antes. O desfile foi composto pelos grupos Asas da Paz Kotekitai, Taiyo Ongakutai, Taiga e Haru (grupo de dança da Divisão Feminina local). Houve ainda a participação dos integrantes da Divisão dos Estudantes, os quais entoaram e dançaram canções da Soka Gakkai. Somando-se o apoio dos grupos de bastidores, o total foi de 130 componentes.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa  da matéria – Foto: Colaboração local

“Foi uma apresentação linda, leve e com um sentimento de gratidão imenso de todos os participantes”, enfatizam os líderes locais, felizes com o resultado. Ao som de Forever Sensei e Crazy in Love, os grupos Asas da Paz Kotekitai, Taiyo Ongakutai e Taiga desfilaram de forma radiante no evento cívico da cidade de Londrina, PR, transmitindo os ideais da Soka Gakkai de forma digna na sociedade local. No total, foram envolvidos quase cem membros, entre grupos de apresentação e staffs das cinco divisões, apoiando para que tudo ocorresse sem incidentes ou acidentes. O responsável pela Sub. Norte do Paraná, Carlos Yamada, em suas palavras, transmitiu o espírito do Mestre de dar máxima importância ao agora, com o coração determinado a vencer. Por fim, Priscyla Mattas, responsável pela DFJ da Sub. Norte do Paraná, expressou: “Com o sentimento de nos levantarmos como genuínos discípulos Ikeda, vamos continuar avançando em prol do kosen-rufu em nossa localidade”.

No topo: Apresentação em Mogi Mirim (SP). Foto: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO