Viver com o Gosho: Nova Revolução Humana volume 22 (parte 3)

ROTANEWS176 28/09/2024 07:50                                                                                                                              APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                      Por Dr. Daisaku Ikeda

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Ilustração da matéria ilustração de  Kenichiro Uchida

Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra.

O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos1

Dedicar a vida ao grande juramento pelo kosen-rufu

Em 3 de agosto de 1975, Shin’ichi Yamamoto participou na 3ª Reunião Geral do grupo de treinamento da Divisão dos Jovens Gonen (Grupo dos Cinco Anos)2 e falou com os jovens membros sobre a relação de mestre e discípulo.

— Ter “a mesma mente que Nichiren” é a essência da nossa fé e prática budistas. Os mestres e discípulos Soka, começando pelo presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi, e seu discípulo e segundo presidente, Josei Toda, dedicaram a vida em prol do grande juramento pelo kosen-rufu, de acordo com o espírito de Daishonin.

Permanecer fiel ao caminho de mestre e discípulo Soka, portanto, é a prática de ter a mesma mente que Nichiren. Falando de modo concreto, significa manter firmemente nosso mestre no coração o tempo todo. (…)

Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto Makiguchi sensei como Toda sensei foram presos em decorrência da perseguição das autoridades militaristas do Japão, que geriam a guerra com base na ideologia do xintoísmo estatal. (…)

Josei Toda seguia intrepidamente seu mestre, que lutava para concretizar o kosen-rufu, tal como Daishonin instruiu. Essa é a prática de ter “a mesma mente que Nichiren” na época atual. (…)

Ao se levantar com o mesmo espírito e decisão que seu mestre, Josei Toda despertou para sua missão como bodisatva da terra.

Apontando os profundos laços compartilhados pelos mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, Shin’ichi Yamamoto disse aos jovens membros daquele grupo:

— Eu também despertei para minha missão como bodisatva da terra por meio do ato de proteger e servir a Toda sensei e de lutar ao lado dele em prol do kosen-rufu. Esse laço de mestre e discípulo é a linha de vida que permeia a fé e prática da Soka Gakkai. Espero que vocês também permaneçam fiéis à unicidade de mestre e discípulo por toda a vida, conscientes da nobre missão com a qual nasceram neste mundo e vivam com bravura e destemor.

(Capítulo “Alto-Mar”)

***

É como triturar cem ervas medicinais para produzir uma pílula ou cem pílulas. Independentemente de a erva ser usada para produzir uma pílula ou cem, o remédio produzido terá o poder de curar doenças.

A Voz Pura e de Longo Alcance3

Cada um de nós é a própria Soka Gakkai

No dia 9 de novembro de 1975, Shin’ichi participou na 38ª Reunião Geral da Sede da Soka Gakkai, realizada em Hiroshima. No seu discurso, abordou a importância de termos consciência de que somos a Soka Gakkai e da nossa missão pelo kosen-rufu.

Referindo-se a essa comparação, Shin’ichi disse:

— Cada um de vocês é a Soka Gakkai em sua totalidade. Estejam certos de que a Soka Gakkai não pode existir de outra forma. O Budismo Nichiren ensina que cada pessoa é capacitada e possui essa nobre missão.

Cada um de nós é a Soka Gakkai, e nossa relação com os membros à nossa volta e com a comunidade e o distrito também é a Soka Gakkai. Por essa razão, o kosen-rufu avança à proporção que nos desenvolvemos e nos esforçamos ao máximo em benefício dos outros e da sociedade. A Soka Gakkai só poderá triunfar se cada um se levantar e vencer pessoalmente.

Nas organizações sociais, o indivíduo está sujeito a ser subsumido ao grupo. Entretanto, a Soka Gakkai é uma organização humanística baseada na unicidade e na diversidade, que se empenha para permitir que cada indivíduo perceba seu potencial pleno e sua personalidade. O propósito da organização é promover o kosen-rufu. Trata-se de um nobre esforço para estabelecer firmemente a filosofia da valorização da vida de cada pessoa, assim como proteger a dignidade humana e permitir que a individualidade dela brilhe.

Não somos apenas engrenagens dentro de uma organização; cada um de nós possui a Soka Gakkai dentro de si, o que pode atuar como uma fonte de orgulho e coragem, e um princípio norteador para nossa vida. Ou seja, a força da Soka Gakkai deriva-se do fato de que ela existe dentro de cada um de nós, como indivíduos e que está profundamente arraigada nas profundezas do nosso ser.

(Capítulo “Tesouro da Vida”)

(Traduzido da edição de 19 de agosto de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 404, 2020.
  2. Gonenkai, ou Grupo dos Cinco Anos, é composto por antigos membros da Divisão dos Estudantes que participaram na Reunião Nacional da Divisão dos Estudantes do Japão em janeiro de 1966. O grupo foi denominado Gonen porque seus membros deviam se reunir a cada cinco anos.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 349, 2020.

Ilustração: Kenichiro Uchida

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 22

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO