ROTANEWS176 26/10/2024 12:40 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Inspirados e motivados, universitários da BSGI celebram quarenta anos e fortalecem o poder da ação como tesouro para o futuro.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos de interação em meio à natureza, dentro de uma programação envolvendo ciclo de palestras, grupos de estudo, diálogo e imersão na cultura local
“Inspirar, refletir, empoderar, agir e liderar.” Com esses temas estimulantes, as jovens águias — componentes da Divisão dos Universitários (DUni) da BSGI — partiram, cada qual de sua respectiva localidade, rumo a Manaus, AM, para celebrar os quarenta anos de fundação da divisão. Em três dias, de 17 a 19 de outubro, a programação envolveu cerca de 130 jovens, incluindo os de bastidores.
O local escolhido para a celebração não poderia ser outro: o Instituto Soka Amazônia, centro de preservação ambiental sempre almejado por Ikeda sensei. A Divisão dos Universitários da BSGI, também idealizada por ele, foi criada em 1984, em sua terceira visita ao Brasil.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos de interação em meio à natureza, dentro de uma programação envolvendo ciclo de palestras, grupos de estudo, diálogo e imersão na cultura local
Foi com esse sentimento que o então coordenador da DUni, Fernando Mendonça, expressou-se sobre a proposta da atividade, num ambiente no qual pudessem abordar temas como políticas públicas, sociais, ambientais, entre outros, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Carta da Terra. “Vocês possuem uma vida de suprema boa sorte, com a infinita possibilidade de se desenvolver como líderes de grande força, capazes de iluminar a sociedade”, encorajou.
A programação dos três dias foi dividida por módulos, com os participantes exercitando-se no estudo, no diálogo e nas proposições para uma sociedade de paz, expandindo a visão cidadã com base no humanismo Soka. Percorreram trilhas ecológicas, plantaram mudas e reciclaram o conhecimento por meio da interação com especialistas atuantes no meio socioambiental, como o professor Almir Oliveira, pró-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e por talk-show com Mirian Vilela, diretora executiva da Carta da Terra Internacional; e a indiana Namrata Sharma.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos de interação em meio à natureza, dentro de uma programação envolvendo ciclo de palestras, grupos de estudo, diálogo e imersão na cultura local
Ela é consultora do Harmony with Nature da ONU e grande pesquisadora sobre Educação Soka e Cidadania Global, e compartilhou com todos como trilhou sua carreira acadêmica e profissional a partir do forte vínculo firmado com o fundador da Universidade Soka do Japão, Dr. Daisaku Ikeda.
Para onde vamos?
Na reunião comemorativa dos quarenta anos da DUni, promovida no dia 19, Dia da BSGI, foi lida mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, pela vice-coordenadora da Juventude Soka, Livia Endo, motivando os participantes, inclusive os que acompanhavam por transmissão on-line. Na atividade, foi apresentada a nova formatação da Juventude Soka e compartilhados relatos de comprovação, bem como a ampliação do senso de “pensamento global, ação local”, tal qual defendido pelo fundador da Soka Gakkai, o educador Tsunesaburo Makiguchi. E conheceram um pouco sobre o Projeto Sementes da Vida realizado no Instituto Soka Amazônia.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos de interação em meio à natureza, dentro de uma programação envolvendo ciclo de palestras, grupos de estudo, diálogo e imersão na cultura local
Para fazer frente aos objetivos dessa nova etapa de desenvolvimento que se abre, Fernando Mendonça lançou as diretrizes de ação:
- Difundir a Carta da Terra, os ODS, os diálogos de Ikeda sensei com personalidades e suas propostas de paz, dando ênfase aos temas relacionados ao meio ambiente e à regulação do clima.
- Realizar atividades e movimentos com esses assuntos em nível de RE/RM até março de 2025.
- Criar um movimento similar na sociedade até junho de 2025.
Ele frisou que esses desafios são formas de empoderamento de um jovem, tornando-o um agente multiplicador onde vive.
Reprodução/Foto-RN176 Mirian Vilela
Mirian Vilela, diretora executiva da Carta da Terra Internacional
Ao agradecer ao apoio e à dedicação de todos os envolvidos na atividade, Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI, incentivou os participantes utilizando-se da simbologia da sumaúma — árvore típica da região tropical. Essa espécie pode chegar até 70 metros de altura e possui a característica peculiar de crescer simultaneamente às suas raízes que se desenvolvem na mesma força e proporção. Conforme cresce, a árvore distribui suas sementes do alto, que se espalham com o vento, cada uma delas seguindo para um lugar, para crescer e atingir seu potencial máximo. “Ouvindo sobre a sumaúma, não pude deixar de pensar em Ikeda sensei, e a dedicação de toda a sua vida ao espalhar as sementes da felicidade e da paz para o mundo”. Edjan estimulou os participantes a se esforçar para distribuir também essas sementes da esperança em sua respectiva localidade. A plateia respondeu com vibrante Hai! (“Sim!”, em japonês).
Na atividade em Manaus, todos puderam homenagear com vibrante salva de palmas os coordenadores que estiveram à frente da DUni até o momento: Fernando Mendonça, Bruna Ikeda, Kenji Yusuki e Aline Yukari. Eles se formaram no âmbito da nova configuração da Juventude Soka.
Mirian Vilela enfatiza a importância da juventude na mudança global devido à energia, ao potencial e à criatividade dos jovens: “A Carta da Terra é um convite para ampliar a consciência planetária e a visão de ética do cuidado”
Almir Oliveira reforça que as mudanças que precisam ser realizadas na sociedade só serão possíveis se houver uma revolução coletiva de pensamento. “Enquanto o ser humano não tiver a visão de que somos uma rede — conectados uns com os outros —, a mudança social não será possível”
Reprodução/Foto-RN176 Almir Oliveira
Almir Oliveira, pró-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Leia mais
Mensagem do presidente Harada para os 40 anos da Divisão dos Universitários da BSGI. Acesse clicando aqui.
Discurso do presidente Ikeda em que ele fala sobre Namrata Sharma. Acesse clicando aqui.
Matéria do BS sobre a nova estrutura da Juventude Soka da BSGI. Acesse clicando aqui .
Dicas de leitura
Livro Que Venha o que Vier. Saiba mais sobre o livro clicando aqui. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
Livro Cidadania Planetária. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO