“Avancem com o legado do gigante Daisaku Ikeda”

ROTANEWS176 09/11/2024 12:10                                                                                                                              ENTREVISTA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS                                                                                                            Com Lou Marinoff

 

Reprodução/Foto-RN176 Encontro de Lou Marinoff, à esq., com o Dr. Daisaku Ikeda, Tóquio, Japão, fev. 2003. FotoSeikyo Press.

Lou Marinoff, canadense, doutor em filosofia da ciência pela Universidade de Londres, é o criador do movimento de aconselhamento filosófico, prática que vem desenvolvendo desde 1994 e que já reúne mais de quinhentos filósofos no mundo. Uma de suas principais obras publicadas é Mais Platão, Menos Prozac (2009).

Numa aproximação de ideias com Daisaku Ikeda, o diálogo de ambos, promovido em 2003 e em 2007, gerou uma série de artigos publicados na revista japonesa Pumpkin entre junho de 2008 e outubro de 2009. E deu origem à obra lançada pela Editora Brasil Seikyo no ano passado.

 

No evento em Vitória, Marinoff concedeu uma entrevista. Destacamos alguns trechos:

Brasil Seikyo: Filosofia é um modo de vida? Qual a relação dela com o budismo?

Marinoff: Filosofia significa amor pela sabedoria. (…) A filosofia pode ajudar as pessoas no seu dia a dia (…). Quase todas as pessoas de uma sociedade podem se beneficiar dela, independentemente da situação socioeconômica, do gênero, das posições políticas, de todas as coisas particulares. Porque somos todos seres humanos. É o humanismo que nos une. E temos isso em comum com a SGI.

Todas as gerações têm problemas, faz parte da condição humana. Se você tem uma preocupação e não consegue dormir à noite, isso é normal. Todos nós temos preocupações. Mas essa condição nos faz buscar soluções para os nossos problemas. Então, encontramos ajuda nas grandes tradições filosóficas. O Budismo de Nichiren Daishonin e o Sutra do Lótus oferecem um enorme conjunto de soluções para os nossos problemas. (…) Algumas vezes é a única que pode nos ajudar, pois mobiliza nossos recursos internos, não depende de soluções externas.

BS: Como a transformação do indivíduo leva à transformação da sociedade?

Marinoff: Acredito que esse seja um dos principais ensinamentos do Dr. Ikeda. É a chave da revolução humana: cada um de nós tem o poder de realizar a mudança no mundo. Nós não fomos feitos para nos sentir impotentes. Mas grandes governos e corporações, além da ideologia da mudança climática, fazem com que nos sintamos pequenos. Não sei se isso está acontecendo no Brasil, porém, nos Estados Unidos, as pessoas estão com medo de ter filhos porque pensam “Não vou trazer uma criança a um mundo que vai acabar”. Acho isso péssima ideia. Vocês são o futuro e os filhos de vocês são o futuro do futuro. Vocês vão manter o mundo e torná-lo melhor. Se cada um de nós parar de reproduzir, não fará sentido ter nascido. (…)

A mudança social acontece com uma pessoa de cada vez. De alguma forma, a sociedade nem existe, ela é só uma ideia. Isso porque toda sociedade, por definição, é composta por pessoas. Somos parte da sociedade. Quando falamos em sociedade, falamos de você e de cada indivíduo, pois é assim que se provoca a transformação. Uma pessoa pode transformar tudo.

BS: Alguma mensagem para os leitores?

Marinoff: Minha mensagem para vocês é a de que todos nós estamos apoiados nos ombros de um gigante chamado Daisaku Ikeda. E porque fomos capazes de nos apoiar nesses ombros é que podemos levar a missão adiante. Esse é nosso dever, nossa responsabilidade. Essa é a melhor coisa que podemos fazer em nossa vida. Então, por favor, continuem essa jornada, e, a partir da excelente posição de estarem nos ombros dele, enxerguem mais longe, façam mais, concretizem mais.

Reprodução/Foto-RN176 Lou Marinoff, doutor em filosofia da ciência pela Universidade de Londres

[Nota do editor: As perguntas e respostas foram ajustadas posteriormente na edição final, respeitando o teor geral da entrevista concedida.]

No topo: Encontro de Lou Marinoff, à esq., com o Dr. Daisaku Ikeda, Tóquio, Japão, fev. 2003. FotoSeikyo Press.

Saiba mais

De formações e culturas diferentes, Lou Marinoff e Daisaku Ikeda têm em comum a crença de que todo ser humano carrega dentro de si as capacidades necessárias para vencer os obstáculos que se apresentam em sua vida diária. Para tanto, é necessário despertar essa força interna por meio do cultivo de virtudes impulsionado por um espírito curioso diante dos acontecimentos e de si próprio. Acesse aqui.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO