ROTANEWS176 23/11/2024 08:25 LIGA MONARCA DA BSGI DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Decisão | Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP)
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto Getty Images
“Seja o Castelo de Ouro do Kosen-rufu Mundial, seja o Castelo Invencível e de Contínuas Vitórias do ‘Quartel-General’ Soka.”
No dia 3 de maio de 2018, Ikeda sensei ofereceu esse lema para a Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP). A expressão “Invencível e de contínuas vitórias” vem do ideograma japonês (kanji) que sensei denominou “Kansai” no Japão. Kansai é uma região conhecida pelo mérito de contínuas vitórias e seus membros se orgulham dessa designação. “Quartel-general” é o mesmo termo utilizado para representar a organização central da Soka Gakkai em Tóquio.
Em 1960, em sua primeira visita ao Brasil, o presidente Ikeda fundou o primeiro distrito fora do Japão no estado de São Paulo, o Distrito Brasil. Foi aqui que Ikeda sensei proferiu o seguinte:
O Brasil tornou-se pioneiro do kosen-rufu mundial. Aqui existe um potencial ilimitado para o futuro. Como desbravadores da paz e da felicidade, solicito aos senhores que abram em meu lugar o caminho do kosen-rufu do Brasil. Por favor, conto com os senhores.1
Hoje, nossa coordenadoria-geral conta com 63.016 famílias, 3.637 blocos, 1.684 comunidades e 682 distritos. Ao concretizarmos sem falta o aumento de +1 shakubuku, +1 assinante dos periódicos e +1 participante do Kofu em cada etapa, faremos brilhar ainda mais esse “Castelo de Ouro do Kosen-rufu Mundial”.
O movimento da Liga Monarca é apenas o início de uma grande expansão do humanismo Ikeda e tem como principal objetivo acalentar esperança e vitalidade no coração de todas as pessoas, tornando-as ainda mais felizes!
No “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial” [2025], vamos, com a Juventude Soka na vanguarda, por meio da prática da fé e dos diálogos, evidenciar nosso potencial máximo, em que o levantar de uma única pessoa impulsionará o itai doshin e o movimento que tornará a CGESP a primeira organização a concretizar os objetivos da Liga Monarca e ser referência para todo o Brasil.
Agora é a hora de nos assumirmos como verdadeiros discípulos de Ikeda sensei. Com o sentimento de “não deixar ninguém para trás”, vamos, juntos, avançar com nossos companheiros rumo a um futuro repleto de esperança e que cada organização possa se tornar o celeiro de grandes “valores humanos”.
Neste momento decisivo, reafirmamos nosso compromisso de ser o “Castelo de Ouro do Kosen-rufu Mundial” — um bastião de união e coragem que se ergue sobre a determinação de cada membro da Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo. Inspirados pelas palavras e pela orientação do presidente Ikeda, devemos ser o quartel-general Soka que, incansavelmente, lidera com o exemplo e avança com firmeza nas ondas da humanidade em direção à paz e à felicidade.
Reprodução/Foto-RN176 Fotos da Capital paulista, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Santos de ilustrações da matéria
Com a Juventude Soka à frente, o movimento da Liga Monarca cresce e se fortalece pela prática da fé, pelos diálogos e pela coragem de cada indivíduo que se levanta com o coração ardente de verdadeiro discípulo. Assim como Ikeda sensei direciona:
Ter objetivos é ter esperança. Ao estabelecer metas, imprime-se força a cada passo na direção do avanço.
Não é por ser uma pessoa admirável que conseguirá realizar um trabalho notável. É por almejar um objetivo grandioso que um ser humano se torna grande.2
Dessa forma, podemos concluir que, juntos, em “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), cada qual à sua maneira, somos o invencível castelo de ouro do kosen-rufu e formamos o quartel-general Soka que protege a BSGI e é o primeiro a dar o exemplo de contínuas vitórias!
No topo: Getty Images
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.246, 4 out. 2014, p. D3.
- IKEDA, Daisaku. Rumo a um Amanhã de Esperança.Citações de Daisaku Ikeda. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
Saiba mais
Para acessar o site da Liga Monarca, clique aqui.
Veja também
Cartaz da Liga Monarca publicada no BS. Clique aqui.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO