ROTANEWS176 23/11/2024 09:10 NCENTIVO DO LÍDER COLABORAÇÃO
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria
A vitória dos senhores é a minha própria vitória. A felicidade dos senhores é a minha própria felicidade. Por mais que estejamos fisicamente distantes, por vivermos pelo kosen-rufu em torno do Gohonzon, nosso coração está sempre próximo e fortemente conectado.1
Confesso que li e reli esse trecho da mensagem de Ikeda sensei quando ele dedicou essas palavras aos membros do Brasil em comemoração dos sessenta anos da BSGI em 2020. Em especial, o ano 2020 me fez refletir muito. Esse já era um período turbulento, cada qual em sua casa, em virtude da pandemia. Foi como se sensei estivesse ali, dando-me um abraço e me incentivando, mais uma vez, a me erguer, a ir em frente e a vencer, acreditando plenamente no meu potencial. Não tive como não me emocionar e até hoje gravo essas palavras em meu coração.
Neste mês de novembro [2024], em que se completa um ano de falecimento do nosso querido mestre, como devo me sentir? Qual deve ser a minha postura? Como uma jovem Soka deve vencer as questões da vida? Para ser sincera, é muito difícil colocar em palavras a gama de sentimentos neste momento. Contudo, foi justamente com as palavras eternizadas que Ikeda sensei deixou uma infinidade de incentivos cheios de compaixão.
A todo instante, sejam quais forem meus pensamentos, se eu abrir um dos livros que o presidente Ikeda escreveu ou acessar o BS+ e ler um trecho da Nova Revolução Humana, de sua autoria, e ler as palavras dele contidas nessa obra, o ponto fundamental fica evidente de novo: vivemos pelo kosen-rufu na exata medida em que prezamos a felicidade em primeiro lugar, tanto nossa como a dos demais ao nosso redor. E tudo, absolutamente tudo, tem um significado muito maior.
É com o mestre, pelo mestre e no lugar do mestre, assim como aprendi com minhas companheiras nos lindos anos que vivi como integrante da Kotekitai. Quando ele nos diz que “a vitória dos senhores é minha própria vitória” e “a felicidade dos senhores é minha própria felicidade”, na citação acima, não há impasse ou temor que não seja superado. Eu venço e o mestre vence! E você também pode vencer.
Há alguma distinção entre os seres humanos que habitam este maravilhoso planeta Terra? Cada qual exatamente com suas características é um buda em vida. A base de tudo isso, doravante, não é outra senão a prática da fé. E, como mencionei, o mestre deixa suas palavras ternas e rigorosas eternamente para todos nós, as quais faço questão de citar e compartilhar aqui:
O mais importante agora é incentivar os companheiros brasileiros e despertar neles a convicção na prática da fé. Se as raízes da prática da fé estiverem fortes e profundas, eles não tombarão. Contudo, se as raízes forem frágeis, não sustentarão nem mesmo um vento fraco. Levantem-se com base na prática da fé! Lutem com base na prática da fé! E vençam com base na prática da fé! Esta é a atitude fundamental que nos conduz à grande vitória sem depender de outros fatores!2
Certamente, agora não há dúvida alguma de quais passos devo tomar. Quando devo agir? O Mestre responde com clareza:
Se não se levantarem agora, quando então se levantarão? Se não atuarem agora, quando lutarão? Será daqui a dez anos? Ninguém pode garantir em que situação estarão nessa época. Por isso, agora é o momento de ouro da nossa vida. É o precioso tempo de nossa limitada existência. Digo isso porque não quero que tenham remorsos no fim da vida.3
São muitos abraços carinhosos de Ikeda sensei que tenho guardado em meus livros e periódicos que contêm as palavras dele. Portanto, como jovem, junto com meu mestre e com demais companheiros da família Soka, vençamos no trabalho, nas questões de saúde física e mental, nas amizades, nos estudos, na família, no relacionamento amoroso, enfim, vençamos em tudo.
Tudo é essencial visto da ótica do kosen-rufu.
Jessika Kostetzer
Vice-coordenadora da Juventude Soka de coordenadoria
Notas:
- Brasil Seikyo,ed. 2.535, 10 out. 2020, p. 3.
- IKEDA, Daisaku. Luz do Alvorecer. Nova Revolução Humana. v. 11. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
- Idem. Coroa de Louros. Nova Revolução Humana. v. 10. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO