O alçar voo da Juventude Soka Esperança do Mundo

ROTANEWS176 14/12/2024 12:55                                                                                                                            MENSAGEM DIRETO DA REDAÇAÕ DO JBS

 

Edjan Santos – Coordenador da Juventude Soka da BSGI

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de Edjan Santos – Foto: Brasil Seikyo

Queridos amigos da Juventude Soka! Feliz “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.

Em 2024, vivemos fortes emoções, dentre elas os 140 mil jovens humanistas, a Convenção da Juventude Soka do Brasil, a Academia Índigo e a partida da Nova Juventude Soka. Definitivamente, foi um ano de força jovem da Soka Gakkai.

E agora chegou o ano de alçarmos novos voos. Você já reparou que, para um avião decolar, ele precisa do vento contrário? É esse vento que dá a força necessária para o aparelho ganhar altitude. Na nossa vida não é tão diferente assim. Os desafios e obstáculos que encontramos não estão lá para nos fazer parar, mas para nos impulsionar rumo a algo maior.

Quando o avião chega às alturas e entra no modo cruzeiro, muitas vezes temos estabilidade, uma vista incrível e aquela sensação de progresso. Mas, mesmo no ar, as turbulências também podem aparecer. Aí é hora de fazermos os ajustes, mantermos o foco e nos lembrar que o destino final vale cada balanço no caminho.

O propósito da nossa prática budista é que possamos, junto com nossos amigos e familiares, adquirir uma condição indestrutível de felicidade. Não é um voo curto, mas, se mantivermos firmes nosso objetivo e estabilidade, podemos desfrutar cada passo da viagem. Em 2025, o grande objetivo é dar um passo adiante para construir essa estabilidade. Ela ocorre com nosso desenvolvimento pessoal enquanto realizamos uma grande luta coletiva.

Ao nos desafiar no daimoku diário, estudarmos as orientações de Ikeda sensei e os escritos de Nichiren Daishonin, conversarmos e compartilharmos as reflexões sobre os estudos com os amigos e veteranos, gradualmente vamos construindo nossa estabilidade. Com isso, os amigos, praticantes e não praticantes, que enfrentam diversas turbulências, podem perguntar: “Como você consegue?”.

Assim é nossa luta coletiva — prezar cada pessoa sem nos esquecer de nós mesmos, sem esquecer de ninguém.

Na Nova Revolução Humana, de sua autoria, Ikeda sensei orienta:

Por exemplo, o avião enfrenta uma forte resistência do ar e turbulências no momento da decolagem para depois alçar um voo mais tranquilo e chegar ao seu destino. Da mesma forma, se nos amedrontarmos e desistirmos no meio do caminho por causa das dificuldades, não poderemos chegar ao nosso objetivo. Se continuarmos em nosso desafio, poderemos criar um desenvolvimento mais estável e voar tranquilamente pelos céus do kosen-rufu. Na carta Os Três Obstáculos e as Quatro Maldades consta a seguinte passagem: “Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua”.Portanto, como dignos sábios que abraçaram o budismo, devemos enfrentar as dificuldades, lutar contra as maldades e transformar nosso próprio destino a fim de criarmos a verdadeira felicidade na vida. Em outras palavras, a luta contra as adversidades é o caminho direto para aprimorarmos nossa capacidade; é um trampolim para a realização da revolução humana. Nossa vida e a prática da fé são comparáveis a uma corrida de obstáculos. Quando conseguirmos superar um obstáculo, a alegria transbordará em nosso coração. Por isso, desejo que todos os senhores avancem com toda a coragem como dignos discípulos de Nichiren Daishonin.2

Para esse nosso voo de 2025, teremos uma grande ajuda com a “Semana da Juventude Soka”, sete dias por mês totalmente dedicados aos jovens em cada localidade, e com a Liga Monarca, movimento de toda a organização de base para construir os distritos, comunidades e blocos mais felizes e vitoriosos.

Vamos desbravar, com criatividade e alegria, a missão de estreitar os laços de amizade e de companheirismo entre os praticantes do budismo e envolver nossos amigos que ainda não praticam nessa rede de humanismo.

Contem sempre com a liderança da Juventude Soka.

Forte abraço!

Edjan Santos
Coordenador da Juventude Soka da BSGI

No topo: Edjan Santos. Foto: Brasil Seikyo

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 666, 2020.
  2. IKEDA, Daisaku. Luz do Alvorecer. Nova Revolução Humana. v. 11. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO