ROTANEWS176 14/12/2024 13:10 MENSAGEM DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Miguel Shiratori – Presidente da BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Foto de Miguel Shiratori – Foto: Brasil Seikyo
Estimados membros, familiares e amigos da BSGI, cumprimento a todos desejando um feliz ano novo! Felicitações pelo descortinar do “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.
Neste ano, celebramos os 95 anos de fundação da Soka Gakkai, os 65 anos da posse de Ikeda sensei como terceiro presidente e de sua primeira viagem de orientação ao exterior, e 65 anos de fundação da BSGI, além da maravilhosa passagem do 50º aniversário da SGI. Com profunda gratidão, o ano 2025 está repleto de muitos significados.
Daisaku Ikeda, nosso eterno mestre, em sua explanação do escrito Carta de Ano Novo, nos incentiva com a seguinte passagem:
O ano novo marca o início de um novo dia, de um novo mês e de um novo ano. No Japão, de acordo com o antigo calendário lunar, o ano novo também marca o início da primavera. Enfim, é um dia muito festivo, de muitos novos começos. Nichiren Daishonin afirma que uma pessoa que comemora esse dia, com base na Lei Mística, acumulará constantemente virtude e benefício e será amada por todos, assim como a lua cresce gradualmente ficando mais cheia e o sol brilha ainda mais alto no céu.1
Conforme essas orientações de Ikeda sensei e com base nas “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”,2 por meio da assídua prática da fé, vamos estabelecer nossos objetivos para este ano e buscar a concretização desafiando e transformando as circunstâncias adversas da vida que possam se levantar nesta jornada.
Assim sendo, nosso principal objetivo é a construção de uma sociedade de respeito pela vida e pelos seres humanos. Para isso, uma das principais ações que podemos empreender no dia a dia é transmitir a filosofia de vida para todas as pessoas que encontrarmos. Nosso propósito é ajudá-las a despertar e reconhecer que, nas profundezas de cada indivíduo, existe o estado de buda para elevar sua condição de vida e conquistar a felicidade. Nesse sentido, em todas as localidades, nós, membros da BSGI, mantemos sempre bem alto a bandeira do humanismo, buscando fazer brotar as flores de “valores humanos” na sociedade.
Dessa forma, sob o tema “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”, vamos encontrar os jovens e criar a convivência da juventude em nosso bloco, comunidade ou distrito, assim como Ikeda sensei manifestou sua grande expectativa em relação aos jovens dizendo: “Nada é tão forte quanto o desafio dos jovens e suas asas criativas, sem se intimidarem diante dos ventos furiosos de qualquer época, os jovens alçam novo voo com força, inteligência e paixão”.3
A nova era pertence à Juventude Soka com todos os jovens na vanguarda, ampliando e alicerçando o kosen-rufu em 2025 com alegria e coragem.
Construamos, ao longo do ano, diversas oportunidades de avanço em todos os aspectos da nossa vida.
Miguel Shiratori
Presidente da BSGI
No topo: Miguel Shiratori – Presidente da BSGI. Foto: Brasil Seikyo
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 577, set. 2016, p. 42.
- Em 3 de maio de 1951, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, apresentou o objetivo da conversão de 750 mil famílias ao Budismo de Nichiren Daishonin, pelas mãos dos membros da Soka Gakkai. Na ocasião da concretização desse marco, em dezembro de 1957, Toda sensei anunciou três pontos essenciais para a felicidade das pessoas a ser alcançados com base na prática da fé: (1). Prática da fé para criar a harmonia familiar. (2). Prática da fé para conquistar a felicidade. (3). Prática da fé para vencer as dificuldades.
Em dezembro de 2003, visando proporcionar um foco para a vitória de todos os membros da organização, a partir de sua realidade individual (casa, trabalho, comunidade), o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), incluiu mais duas diretrizes às três já existentes: (4). Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade. (5). Prática da fé para alcançar a vitória absoluta. O objetivo é que, com essas cinco diretrizes em ação, todos vençam absolutamente e não sejam derrotados “pelas dificuldades nem pegos pela armadilha da negatividade e da reclamação, mas, ao contrário, vivam com esperança e triunfem em tudo”. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.548, 30 jan. 2021, p. 22 e 23. - Brasil Seikyo, ed. 2.638, 8 jul. 2023, p. 4-6.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO