ROTANEWS176 23/12/2024 09:10 Por André Nicolau
Possivelmente, você já experimentou a sensação de formigamento nos pés ou nas mãos alguma vez na vida. Segundo especialistas, isso pode resultar de um sintoma momentâneo ou inofensivo. Em alguns casos é o corpo alertando para a ausência de algum nutriente importante como a vitamina B12.
Reprodução/Foto-RN176 Geralmente o formigamento das mãos é um dos primeiros sinais de diabetes,© AsiaVision/istock
Com importância vital para a nossa saúde, essa vitamina desempenha diversas funções no nosso organismo. Consequentemente, sua falta pode causar várias complicações de saúde. Entre os sintomas comuns causados por essa ausência, destacam-se sensações que merecem a sua atenção como o formigamento nas extremidades, fraqueza e fadiga.
O que a falta de vitamina B12 causa no organismo?
Fundamental para a formação de glóbulos vermelhos, a cobalamina, mais conhecida como vitamina B12, contribui para a manutenção do sistema nervoso e a síntese de DNA. Por isso, quando a vitamina B12 é insuficiente ou ausente no corpo, podem surgir problemas de saúde. Entre alguns sinais, o formigamento nas extremidades.
Isso acontece, segundo especialistas, porque essa vitamina é necessária para a manutenção da mielina, um composto que protege os nervos e permite a transmissão eficiente de impulsos nervosos. Ao ser danificada devido à falta de B12, os nervos podem não funcionar corretamente, resultando em sensações de formigamento, dormência e fraqueza nas mãos, pernas, pés e outras partes do corpo.
Além do formigamento, a deficiência de vitamina B12 pode levar a outros sintomas, como:
fadiga
tontura
anemia
dificuldade de concentração
depressão
problemas de equilíbrio
É possível tratar ou prevenir a falta de B12?
Dieta balanceada é a melhor prevenção para a falta de B12. Aquelas pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana devem estar especialmente atentas à ingestão adequada de vitamina B12. Além disso, os indivíduos com condições médicas como doença de Crohn ou anemia perniciosa, que afetam a absorção de nutrientes, possuem um risco elevado de deficiência de vitamina B12 e devem ser monitorados de perto por um profissional de saúde.
Vale lembrar que o tratamento para a deficiência de vitamina B12 geralmente envolve a administração de suplementos desse suplemento ou ajustes na dieta para incluir alimentos ricos nesse nutriente, como carne, peixe, ovos e derivados do leite. Para essas situações, a orientação médica é essencial para estabelecer um plano de tratamento eficaz.
FONTE: CATRACA LIVRE