VÍDEO: DA POSSE E TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DO DISCURSO DONALD TRUMP! –
ROTANEWS176 20/01/2025 16h27 Por Wagner Lauria Jr. Patrícia Vasconcellos
Presidente dos EUA diz que sexo é imutável – feminino ou masculino – e retira investimento público para tratamento de pessoas transexuais
RN176 Presidente eleito dos EUA, Donald Trump em seu discurso da cerimônia de posse presidencial no Capitólio em Washington D.C., nos EUA
O presidente Donald Trump assinou nesta segunda-feira (20) duas ordens executivas de questões relacionadas a gênero e sexo. Antes da assinatura da ordem executiva, Trump prometeu em sua posse que o governo dos EUA iria reconhecer apenas dois sexos: feminino e masculino.
Uma ordem executiva “restaura políticas tradicionais” e define sexo como uma classificação biológica imutável. A outra obriga espaços públicos a terem sexos definidos, masculino e feminino, ou seja, banheiros de gênero neutro serão proibidos.
“As ordens visam restaurar a confiança no governo e garantir a justiça e a privacidade, especialmente para as mulheres”, diz o governo.
As ordens executivas são semelhantes aos decretos presidenciais no Brasil. Elas permanecem em vigor até que sejam canceladas, revogadas ou julgadas ilegais pela Justiça.
O que é sexo? O que é gênero?
O sexo é definido pelos cromossomos, pelos órgãos genitais, pelos órgãos reprodutivos internos e pelos hormônios, segundo o urologista Ubirajara Barroso Júnior, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Já o gênero é definido socialmente, definido pela experiência do indivíduo. Assim, quando as pessoas não se identificam com o gênero atribuído pelo sexo biológico, elas se classificam como transexuais. Quando isso acontece, elas podem requisitar tratamentos para redesignação sexual, com cirurgias e hormônios. O decreto de Trump diz que nenhum recurso será usado para esse tipo de procedimento.
Há ainda casos de pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino, adotando uma identidade não-binária. Esse tipo de identificação não seria permitido segundo a ordem do republicano.
Ele também criticou os programas de diversidade e inclusão adotados pelo Estado americano. “Nesta semana, também encerrarei a política governamental de tentar inserir questões de raça e gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos construir uma sociedade que não veja cores e que seja baseada em mérito”, completou.
RN176; Assista na íntegra a transmissão do SBT NEWS com apresentação da jornalista Simone Queiroz, tradução simultânea do discurso da cerimônia de posse presidencial no Capitólio em Washington D.C., nos EUA do presidente Donald Trump eleito nas eleição que ocorreu em 5 de novembro de 2024 nos Estados Unidos é de Daniel Elis e os comentário é da correspondente nos Estados Unidos de Patrícia Vasconcellos. Deixe o seu comentário da volta de Trump?
FONTE: SBT NEWS