VÍDEO: NA ÍNTEGRA DA COLISÃO! –
ROTANEWS176 30/01/2025 08h59 Por Carlos Martins
RN176 O avião é um Bombardier CRJ-700 da American Eagle, semelhante ao modelo do desastre aéreo que ocorreu em Washington
Uma aeronave da American Airlines colidiu na noite desta quarta-feira, 29 de janeiro, com um helicóptero militar na capital americana de Washington. O avião é um Bombardier CRJ-700 da American Eagle, subsidiária da American Airlines, e colidiu com um helicóptero Black Hawk.
O CRJ estava em aproximação para pouso na cabeceira 33 do Aeroporto Reagan National e colidiu com um helicóptero VH-60M Black Hawk do Exército Americano (US Army) que fazia um sobrevoo no Rio Potomac. Após o impacto, ambas as aeronaves caíram no rio, que está parcialmente congelado.
É comum que várias aeronaves sobrevoem o Rio Potomac em aproximação para pouso no aeroporto central de Washington por causa das restrições de espaço aéreo relacionadas à Casa Branca e Capitólio. Desta mesma maneira, o Potomac é uma “via limpa” para sobrevoos à baixa altura de helicópteros civis e governamentais.
RN176 Mapeamento da colisão entre o Bombardier CRJ-700 da American e o helicóptero do exército VH-60M Gold
Informações das plataformas AirNav Radar, ADS-B Exchange e FlightRadar24 apontam que o jato CRJ-700 de matrícula N709PS, operado pela PSA Airlines para a American Eagle, teve o último sinal registrado quando a aeronave estava a 350 pés de altitude (100 metros) e cruzava o meio do Rio Potomac, em aproximação final para a cabeceira 33.
O helicóptero que colidiu com o jato é um Sikorsky Black Hawk do US Army, com indicativo de chamada PAT-25. O CRJ-700 pode levar até 65 passageiros e 4 tripulantes, já o Black Hawk tem capacidade para até 15 militares, incluindo tripulação.
A Administração Federal da Aviação Civil dos EUA (FAA) emitiu nota oficial próximo da meia-noite no horário de Brasília, e informou que “um jato regional Bombardier CRJ-700 da PSA Airlines colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60 enquanto se aproximava da pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan Washington por volta das 21h, horário local. A PSA operava o voo 5342 da American Airlines. A aeronave partiu de Wichita, Kansas. A FAA e o NTSB investigarão o caso, com o NTSB liderando a investigação.“
O indicativo de chamada PAT-25 é de Priority Air Transport, ou Transporte Aéreo de Prioridade. Este código é utilizado pelo 12th Aviation Battalion, que é o esquadrão de helicópteros da US Army para transporte VIP de militares ao redor da capital americana, principalmente de altos membros do Pentágono.
RN176 helicóptero VH-60M Gold Top semelhante da colisão do desastre aéreo em Washington – Foto: U.S. Army/Master Sgt. Will Reinier
Vale ressaltar que esta unidade não transporta o presidente ou vice-presidente, que tem a segurança e deslocamento por helicóptero feito pelos Fuzileiros (US Marines) com o VH-60N White Hawk e VH-92 Patriot.
Porém, assim como os fuzileiros, os militares do exército fazem extensas modificações de segurança extra no Black Hawk, que é recebe o novo código VH-60M, sendo apelidado de Gold Top, devido à pintura diferenciada com cor preta na fuselagem e parte superior na cor dourada (foto acima).
A bordo VH-60M de matrícula 00-26860 não havia passageiros VIP, sendo que o helicóptero estava em missão de treinamento com três militares a bordo, todos tripulantes. Possivelmente esta aeronave decolou do heliponto da sede da CIA em Langley, Virgínia. No jato regional canadense da American Eagle estavam a bordo 64 pessoas, sendo 60 passageiros e 4 tripulantes.
RN176; Veja no momento exato, quando a câmara de segurança do aeroporto registra a colisão entre o helicóptero VH-60M Black Hawk do Exército Americano e o avião Bombardier CRJ-700 da American, como ocorreu nos Estados Unidos. Deixe o seu comentário dessa tragédia?
FONTE: TERRA/CNN BRASIL E RN176