Na Malásia, homenagem ao Dr. Daisaku Ikeda

ROTANEWS176 10/05/2025 11:15 

Conferência em memória do pacifista é celebrada na Universidade Islâmica Internacional daquele país.

 

Reprodução/Foto-RN176 Imagem sela Conferência em Memória de Daisaku Ikeda, em Kuala Lumpur, reunindo vários intelectuais e religiosos

“O diálogo que Ikeda sensei preza é a força que conecta a humanidade.” Eis o sentimento que norteou a Conferência em Memória de Daisaku Ikeda, coorganizada pela SGI-Malásia (SGM) e pelo Instituto Internacional do Pensamento e Civilização Islâmicos (Istac) na Universidade Islâmica Internacional da Malásia. O evento foi realizado no dia 26 de janeiro comemorativo dos cinquenta anos de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI).

A universidade islâmica é uma instituição pública embasada em princípios islâmicos. Desde agosto do ano passado, trabalha junto com a SGI local (SGM), em um projeto de pesquisa e estudos sobre a filosofia de Ikeda sensei. A conferência contou com a presença de muitos intelectuais e acadêmicos, como o presidente da Associação Acadêmica da Malásia, Ahmad Ismail, e o embaixador cubano na Malásia, Florentino Batista Gonzalez.

O reitor do Istac, Abdelaziz Berghout, destacou o sucesso de eventos como a exposição Sutra de Lótus — Uma Mensagem de Paz e Coexistência Pacífica, realizada com a colaboração da SGM. O presidente da SGI-Malásia, Koh Sia Feai, mencionou as atividades em prol da paz de Ikeda sensei e expressou sua decisão de expandir a solidariedade dos bons cidadãos.

Em seguida, um representante dos jovens proclamou o longo poema de autoria de Ikeda sensei, intitulado A Esperança é o Tesouro da Vida. O ambiente foi tomado de grande emoção. Após, houve a palestra do professor emérito Tan Sri Anuwar Ali, ex-chanceler da Universidade Aberta da Malásia; do professor emérito Azizan Baharuddin, conselheiro do Centro de Diálogo entre Civilizações da Universidade da Malásia, e do reitor Berghout.

Reprodução/Foto-RN176 Representante da SGI-Malásia expõe as ações da Soka Gakkai e do Dr. Daisaku Ikeda em prol da paz

O professor Anuwar enfatizou que a filosofia de educação humanística do presidente Ikeda desempenhará papel importante no desenvolvimento da sociedade malaia. O professor Azizan ressaltou ser o diálogo, ao qual Ikeda sensei deu suprema importância, uma força indispensável para conectar a humanidade. E o reitor Berghout afirmou serem as discussões que transcendem as barreiras nacionais possíveis graças à visão do Mestre, que focalizou a atenção na paz, na cooperação e no diálogo.

No mesmo dia, para marcar a realização da conferência, o Istac publicou um livreto em inglês (não será comercializado) contendo os detalhes do evento em memória de Ikeda sensei, realizado no instituto em janeiro do ano passado. O livreto contém palestras de Dato Osman Bakar, reitor da Universidade Islâmica Internacional da Malásia, do diretor Berghout, e de outros, bem como traz informações sobre as realizações do presidente Ikeda nos seus 95 anos de vida e trechos de diálogos dele com personalidades do mundo. (Seikyo Shimbun, 14 de fevereiro de 2025)

FONTE: JORNAL SEIKYO SHIMBUN