ROTANEWS176 24/05/2025 10:05 INCENTIVO DI LÍDER Por Selma Inoguti
Querido leitor do Brasil Seikyo! Desejo que você e seus familiares estejam bem.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria
Em nome das líderes da Divisão Feminina (DF) da BSGI, manifesto sincera gratidão pelo seu esforço e desafio em conciliar as diversas responsabilidades e dedicar a vida em prol do kosen-rufu, da família, da localidade e da sociedade. Muito obrigada!
Lendo o romance Nova Revolução Humana,1 nele consta o seguinte comentário:
A vida é uma batalha implacável contra o próprio destino.
Há ocasiões em que perdemos um ente querido e, em outras, nós próprios adoecemos. Podem ocorrer também desarmonia na família, delinquência dos filhos, desemprego, falência, dificuldades financeiras etc. Os sofrimentos e as dificuldades surgem sucessivamente como ondas bravias. É por essa razão que praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin — para fortalecer a nós mesmos. Não há, em absoluto, qualquer tipo de destino que não possa ser superado por meio da fé.
A Lei Mística é maravilhosa e verdadeira. As ações em prol do kosen-rufu não deixam de produzir benefícios, e se estamos convictos disso — e na extensão dessa confiança —, os efeitos certamente se manifestarão. Agora, se a confiança é parcialmente obscurecida pelas dúvidas ou pelas lamentações, então somente veremos resultados vagos e indistintos. Definitivamente, nossa vitória ou derrota na vida não é decidida por ninguém, nós é que decidimos.
Não importando qual seja a situação, se, ao recitarmos Nam-myoho-renge-kyo com fé no Gohonzon, realizamos todos os nossos desejos. Esse é o poder que evidenciamos, diariamente, ao termos nossa prática da fé sincera e corajosa. Toda sensei também costumava dizer: “Primeiro, decida o que fará e tenha a determinação de vencer sem falta. O resultado depende de sua determinação. Esta é a filosofia para o sucesso”.2
Na próxima semana, iniciaremos as comemorações dos 74 anos de fundação da Divisão Feminina e o tema dos encontros é: “Ter esperança, pois ‘O inverno nunca falha em se tornar primavera’”.
Como praticantes do Budismo Nichiren, aprendemos que a esperança está relacionada com a fé. Ouvimos vários relatos de integrantes da Divisão Feminina que, com a resoluta oração, vêm conquistando seus benefícios em todos os campos de atuação: na harmonia familiar, no aspecto da saúde individual ou familiar e no crescimento da organização. O slogan “Façam de todos os dias os melhores da sua vida e vivam ‘Mais um Dia Feliz’, com uma pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza)” é como se fosse o DNA dessas nobres rainhas anônimas.
Independentemente da situação que estamos passando, o importante é não desistir, não lamentar e, sim, renovar a disposição e orar “muito mais daimoku” visualizando a vitória. Ao dialogarmos com um jovem, por exemplo, percebemos que eles possuem uma grande força de energia e de entusiasmo; e, com criatividade e alegria, contagiam e transformam qualquer ambiente e situação.
Devemos manter sempre esse espírito jovial, assim como Ikeda sensei nos incentiva qual deve ser a postura em nossas orações:
Na oração, concentre seu sentimento unicamente ao Gohonzon. Nessa hora, deposite sua fé, ou seja, acredite totalmente no Gohonzon, tenha convicção no imensurável e ilimitado poder benéfico e ofereça uma oração que contenha todo o seu espírito. Para transformar o destino, fazer a revolução humana e atingir o estado de buda nesta existência, o importante é a oração de juramento seigan de “viver sempre em prol do kosen-rufu”.3
Vamos imponentemente criar uma condição de vida transbordante de coragem tal como a do rei leão. Vamos, cada vez mais, criar laços de amizade, de esperança e de vitória.
Somos discípulos de Ikeda sensei. Temos o melhor mestre que ensinou com a própria vida o caminho correto a ser trilhado.
Agradeço o imensurável apoio da Divisão Sênior e da Juventude Soka nos encontros da Divisão Feminina. E que cada integrante da nossa amada divisão objetive aquela grande mudança em sua vida com uma leve pitada de SAL (sabedoria, alegria e leveza)!
Forte e caloroso abraço.
Selma Inoguti
Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO