HYPENESS E ROTANEWS176 29/06/2017 04:12
EUA
Visualizar (abre em nova janela)
Reprodução/Foto-RN176 A prefeita Jess Herbst em seu gabinete – Todas as fotos © Jake Stangel
New Hope é uma pequena cidade com pouco mais de 600 habitantes no interior do Texas, estado conhecido por seu forte conservadorismo. E é de lá que saiu a primeira prefeita transsexual do estado.
Jess Herbst, 58 anos, é casada e tem duas filhas. Até dois anos atrás, atendia pelo nome de Jeff, quando resolveu fazer a transição. “Com o apoio de minha esposa, filhas e genro, comecei a terapia de reposição hormonal (TRH)”, contou em uma carta aberta à população.
Reprodução/Foto-RN176 Todas as fotos © Jake Stangel
A transgênero, que acabou sendo indicada para o cargo após o prefeito que venceu falecer dias antes da posse, disse que até o momento não sofreu nenhum tipo de oposição ou ataque por sua condição.
Apesar disso, o Texas está longe de ser um lugar seguro para a comunidade transgênero. De acordo com a União Americana de Liberdades Civis do Texas, é legal discriminar pessoas por sua identidade de gênero ou orientação sexual no estado. Mais de 90% dos texanos transgêneros afirmam terem sofrido assédio moral no trabalho, por exemplo.
Mas Jess está lutando para mudar esta realidade. Uma das suas brigas é com relação ao direito detransgêneros poderem usar o banheiro público que condiza com seu novo sexo, e não com o sexo que eles foram designados no nascimento. Segundo a prefeita, a aceitação tem sido positiva até agora. Vida longa ao seu mandato!