FF E ROTANEWS176 18/07/2017 11:00
Os dentes de leite são aqueles que aparecem durante a infância, com a chamada erupção dentária. Embora muitas pessoas acreditam que sabem tudo sobre esta fase da vida do bebê, existem algumas curiosidades sobre o surgimento dessas primeiras peças dentais.
Aqui esclarecemos quatro delas:
Reprodução/FotoRN176 Shutterstock.com
Os dentes são formados durante a gravidez: embora eles geralmente só apareçam entre quatro e 18 meses de vida, os dentes começam a se formar na gravidez, com seis semanas de gestação. Desde então, continuam a se desenvolver dentro da gengiva até brotar na boca.
Falta de vitamina D pode atrasar a erupção dental: se até os quinze meses de vida seu filho não tiver com nenhum dente na boca, recomenda-se consultar um especialista para avaliar se o atraso na erupção é devido a alguma doença, ao hipotireoidismo ou à falta de vitamina D.
Bebês podem nascer com dentes: muitas vezes lemos noticias de bebes que nasceram com dentes, como se isso fosse algo raro. Mas não é. Estudo indicam que um a cada 2500 bebês que vêm ao mundo já nascem com peças dentais na boca.
Às vezes o dente permanente nasce antes de ter caído o de leite: isso é chamado de “dentes de tubarão”. Em alguns casos, o dentista pode avaliar a possibilidade de remover o dente de leite para dar espaço aos demais.