ROTANEWS176 E IG 11/10/2017 13:35
Sedã derivado do Polo será concorrente de modelos como Honda City, Chevrolet Cobalt e companhia
Reprodução/Foto-RN176 VW Virtus: novo sedã compacto com apelo esportivo terá o mesmo valor agregado do hatch Polo, do qual é derivado – Divulgação
Logo depois do anúncio da mudança de presidente, a Volkswagen do Brasil confirma a chegada do sedã compacto Virtus em janeiro. Além disso, a fabricante divulga um esboço do perfil do novo modelo que vai chegar ao mercado para concorrer com modelos como Honda City, Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta Sedan e companhia, inclusive o novo sedã do Fiat Argo, que também chega no início do ano que vem.
Dentro da linha Volkswagen, o VW Virtus ficará entre o Voyage e o Jetta. É fabricado sobre a nova base MQB-A0, a mesma que equipa o Polo e também será usada em mais dois modelos: um SUV compacto e uma picape maior que a Saveiro, que chegará para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch.
A questão a ser resolvida pela Volkswagen é posicionar o Virtus no mercado com preço competitivo. O Cobalt fica na faixa entre R$ 60 mil e 70 mil e o City (prestes a ser renovado) pode chegar aos R$ 80 mil na versão mais bem equipada. O novo modelo da marca alemã deverá ficar nesse patamar do rival da fabricante japonesa e com valor agregado semelhante ao do Polo.
Sedã com apelo esportivo
O VW Virtus chegará ao Brasil com motores 1.6, de 120 cv e 1.0 turbo, de 128 cv, os mesmos usados no Polo. Entretanto, não vai estar disponível com motor 1.0 aspirado. E contará com caixas de câmbio manuais e automáticas. Mede 4,47 metros de comprimento e tem 2,65 metros de entre-eixos e deverá contar com um porta-malas espaçoso, com cerca de 500 litros de capacidade. Veja as apresentações feito pelo presidente mundial da marca Volkswagen, Dr. Herbert Diess, no Salão de Genebra dos novos lançamentos da montadora, e Virtus, foi um dos destaque criado especificamente para o Brasil.
Assim como o Polo, o VW Virtus terá entre as principais características a possibilidade de vir equipado com um bom pacote de itens sofisticados, como o quadro de instrumentos digital e configurável que funciona em conjunto com a nova central multimídia compatível com Apple Car Play e Android Auto, tela sensível ao toque, entre outros recursos, como comando por voz. Ainda entre os equipamentos disponíveis estarão entre os destaques itens como ar-condicionado digital, volante multifuncional e sensores que acionam os faróis e limpadores de para-brisa automaticamente.