Urano é coberto por nuvem que tem ‘cheiro de ovo podre’, garantem cientistas

ROTANEWS176 E IG 24/04/2018 14:55

Se, um dia, você chegasse perto de Urano, provavelmente não ficaria muito satisfeito com o cheiro do gás sulfeto de hidrogênio, que rodeia o planeta

Reprodução/Foto-RN176  Urano foi alvo de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Oxford, que descobriram informações sobre seu odor – NASA/JPL

Uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que Urano é rodeado por uma nuvem de sulfeto de hidrogênio – um gás cujo cheiro é muito semelhante ao odor exalado por ovos estragados. De acordo com o portal Metro , a teoria de que o planeta seria circundado pelo gás é antiga, porém, essa é a primeira vez que a hipótese pode ser comprovada.

Leia também: Diamantes encontrados em meteorito vieram de ‘planeta perdido’ no Sistema Solar

Liderado por Patrick Irwin, o estudo analisou a radiação infravermelha de Urano , que foi capturada pelo telescópio Gemini North, localizado na ilha Mauna Kea, no Havaí. Assim, a pesquisa descobriu a presença do gás, um avanço importante para as investigações sobre a formação dos planetas.

Isso porque, diferente de sulfeto de hidrogênio, Júpiter e Saturno possuem amônia em suas nuvens, e a diferença na composição dos gases pode ser usada como uma “máquina do tempo” para entender questões ainda não solucionadas sobre o universo, especificamente sobre o nosso Sistema Solar.

“Durante a criação do nosso Sistema Solar , o equilíbrio entre nitrogênio e enxofre era determinado pela temperatura e a localização do planeta sendo formado”, explicou Leigh Fletcher, cientista também envolvido na descoberta da Universidade de Oxford.

Leia também: Nasa vai lançar hoje caçador de planetas habitáveis fora do sistema solar

Impacto da atmosfera de Urano nos seres humanos

Agora, a própria etapa dos pesquisadores é supor quais seriam os efeitos dos níveis do gás nos seres humanos. “Se um humano infeliz algum dia chegasse perto das nuvens do planeta , ele encontraria uma condição muito desagradável e detertável”, disse Irwin. “A Asfixia e a exposição aos 200ºC negativos da atmosfera, feita basicamente de hidrogênio, hélio e metano, seriam efeitos sentidos muito antes do cheiro de ovo podre”, completou.

Leia também: Grande buraco aparece na superfície do Sol e pode impactar o planeta Terra

Além disso, com a confirmação da presença do sulfeto de hidrogênio, os astrônomos esperam conseguir mais informações não só sobre Urano , mas também sobre as condições físicas de outros planetas gelados. Um deles é Netuno, que está em nosso Sistema Solar e é um dos apelidados de “gigantes gelados” por ser composto por gases mais pesados do que hidrogênio e hélio.