Macron chama primeira-dama australiana de ‘deliciosa’

Erro de tradução provocou reações nas redes sociais

ROTANEWS176 E ANSA 02/05/2018 17:11

Reprodução/Foto-RN176 Macron entre o primeiro-ministro Malcolm e sua mulher, Lucy Turnbull, em Sydney Foto: Mick Tsikas / Getty Images

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a primeira-dama da Austrália, Lucy Turnbull, de “deliciosa” durante uma visita ao país, quando cumprimentava o primeiro-ministro Malcolm Turnbull.

SAIBA MAIS

Com Macron, Trump chama acordo nuclear com Irã de ‘desastre’

Macron visita Trump nos EUA para debater acordo com Irã

“Eu gostaria de agradecer a você e a sua ‘deliciosa’ esposa pelas boas-vindas calorosas e pela perfeita organização dessa viagem”, declarou Macron.

O presidente acabou utilizando um “falso cognato”, ou seja, um termo que possui grafia semelhante a outro, mas carrega um sentido diferente.

Reprodução/Foto-RN176  Emmanuel Macron visita à Austrália com fins diplomáticos, para discutir sobre mudanças climáticas e defesa. Foto: EPA / Ansa – Brasil

Em inglês, “delicious” é um adjetivo que pode se referir a alimentos e também é usado em sentido sexual, como em português. No entanto, a palavra francesa “délicieux” pode ser aplicada para pessoas ou situações agradáveis.

Macron está em visita à Austrália com fins diplomáticos, para discutir sobre mudanças climáticas e defesa. O seu comentário gerou diversas reações nas redes sociais, mas o mandatário francês não se pronunciou sobre a gafe.