Encontro entre Trump e Putin deve acontecer mês que vem na Finlândia

ROTANEWS176 E POR AGÊNCIA ANSA  27/06/2018 19:20

Reunião bilateral entre o presidente dos EUA e o seu homólogo russo pode ser em Helsinque; ambos concordam em evento ocorrer em um terceiro país

Reprodução/Foto-RN176 Encontro entre Trump e Putin está marcado para julho; eles já conversaram por 15 minutos durante um jantar do G20 – CARLOS BARRIA/TRUMP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o da Rússia, Vladimir Putin, vão protagonizar um novo encontro bilateral no mês de julho. Ambos os líderes concordaram que a reunião deve acontecer em um terceiro país. Porém, ainda não está claro onde será o encontro entre Trump e Putin.

Leia também: Casal preso por abuso sexual infantil estuprava filho “para deixar de ser gay”

Segundo o líder republicano, um endereço já está sendo cogitado para a reunião. O encontro entre Trump e Putin deve acontecer em Helsinque, capital da Finlândia. A data também não foi determinada, mas é provável que ele ocorra depois da visita do magnata à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que será entre 11 e 12 de julho.

“Em breve haverá uma confirmação oficial do local”, acrescentou Trump, ao falar sobre o assunto nesta quarta-feira (27). A reunião foi acertada ainda hoje, durante uma visita do conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, a Moscou.

Leia também: Homem seminu é preso após invadir pista de aeroporto e pular em asa de avião

Segundo Ushakov, o formato da cúpula prevê “algumas horas” de duração, um “almoço de trabalho” e uma “coletiva de imprensa conjunta”. Entre os temas da reunião estarão as relações bilaterais entre Rússia e EUA, a guerra na Síria e a situação na Coreia do Norte.

Encontro entre Trump e Putin e a relação entre os dois líderes

A relação entre os dois líderes de estado, no entanto, já tem um certo passado. Eles se viram poucas vezes desde que Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos , mas já tiveram muitas notícias relacionando os dois.

Isso porque alguns aliados de Trump são investigados por supostos conluios com representantes de Moscou para ajudá-lo a vencer as eleições presidenciais de 2016. Há suspeitas de que Putin tenha atuado pessoalmente em uma fraude nas eleições norte-americanas, mas não há nada confirmado.

Mais detalhes sobre o encontro entre Trump e Putin deverão ser divulgados pelas assessorias de ambas as presidências em breve. O Kremlin, por exemplo, não falou a respeito dessa reunião publicamente ainda.

Leia também: Casal de idosos protagoniza reencontro de amor após anos perdidos um do outro

* Com informações da Agência Ansa.