Triunfar com intrépida união

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  21/04/2018 22:16

            Nas rodas de conversa, seja entre um gole de café pela manhã, na pausa para o almoço, e até mesmo durante as atividades da organização, ditos populares são frequentemente utilizados para ilustrar uma ideia, um conceito ou um pensamento. “A união faz a força”, “Juntos somos mais forte”, “Unidos venceremos”. Nesses ditos, as expressões ratificam a importância da união do grupo para alcançar determinação objetivo.

No Budismo de Nichiren Daishonin, o princípio “diferente em corpo, unos em mente” (Itaí doshin) é a chave fundamental para a vitória em qualquer empreendimento. O presidente Ikeda afirma que quando nos engajamos numa batalha em perfeita união e coragem, nossa força é multiplicada por cem, ou até mesmo por mil. “A Soka Gakkai sempre conquistou a vitória por meio da união” (BS, ed. 2,0.60, 20nov. 2010, p. A3).

No capítulo “Canto da Fortaleza”. Volume 13 da Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto (pseudônimo de Daisaku Ikeda na obra) incentiva líderes do Departamento Artístico durante preparativos de um festival cultural.

            Em prol de um ideal

          “ – No mundo das artes é comum uma escola simplesmente se dividir devido a pequenas diferenças de opinião ou conflitos. É natural que os artistas valorizem sua arte ou estilo únicos, mas a menos que também consigam cooperar e trabalhar juntos em uníssono acabarão encerrados em sua própria concha e não conseguirão abrir um caminho novo, isso não só irá prejudicar o seu pleno desenvolvimento como seres humanos, mas também fora surgir obstáculos à criação de uma produção coloborativa tal como um festival artístico”. (NRH, v. 13, p.201)

             Um dos líderes presentes indagou:

“ – Desculpe-me, mas acho que as ideias de respeito à individualidade e de criar união são de alguma forma, contra-diárias!

             Sorrindo, Shin’ichi respondeu:

             – Bem observado! Mas podemos interpretá-las do ponto de vista do princípio budista de itai doshin. A sociedade tende a encara a união mais como uma questão de ‘unos no corpo e na mente’. Essa é uma condição em que as pessoas não apenas têm a mesma opinião, mas também suas ações e padrões são idênticos – uma abordagem em que a individualidade é sufocada. Nichiren Daishonin, no entanto, define união pelo conceito de ‘vários corpos e um único objetivo’, que se baseia no respeito pela individualidade e pelo caráter únicos de cada pessoa. A cooperação e a união em itai doshin emergem quando tais indivíduos se unem com a determinação de trabalhar pelo mesmo grandioso objetivo do kossen-rufu. Esta união não é algo imposto de cada pessoa, e por isso é forte. Como esse tipo de solidariedade    

A cooperação e a união em itai doshin emergem quando tais indivíduos se unem com a determinação de trabalhar pelo mesmo grandioso objetivo do kossen-rufu”

 é construído sobre a autonomia, cada pessoa pode exercer plenamente sua individualidade e estilo que por sua vez fortalecem o grupo todo. (Ibidem, p. 202)

             Abrir novos caminho

             Ele tomou fôlego e continuou:

“ – Tomemos o exemplo da parede de pedra de um castelo japonês. Diz-se que tal estrutura é sólida justamente porque é construída com uma combinação de pedras de formas diferentes e não formas iguais e uniformes. De maneira similar, cada um dos membros do departamento possui grande habilidade e estilo marcante. Por essa razão creio que irão mostrar força ao se unirem em torno de um objetivo comum. A força da Soka Gakkai pode ser encontrada na união de itai doshi. Devido a ela, sempre conseguimos vencer o impossível e abrir caninho para uma nova história. O fato de nossos membros trabalharem juntos em amizade é prova de que eles estão conseguindo fazer sua revolução humana e transformar a vida num nível fundamental. Estar determinado a trabalhar solidariamente com outras pessoas em prol do kossen-rufu e fazer a própria revolução humana refletindo sobre si mesmo e lutando contra o egoísmo e o egocentrismo.” (Ibidem)

              Elevem aos céus

A missão da SGI em todo o mundo é fortaleceu o espírito combativo de cada indivíduo para que estes sobrepujem com coragem seus infortúnios e elevem aos céus a capacidade de suportar e superar. A verdadeira união somente se estabelece quando todos possuírem a força de se levantarem sozinhos com a convicção e a coragem de avançarem, mesmo que ninguém esteja ao seu lado.