COMPORTAMENTO
Decisão de incinerar mercadorias pela empresa de moda visa a reduzir estoques e impedir que produtos sejam vendidos em promoções, segundo especialistas.
ROTANEWS E POR BBC NEWS BRASIL 20/07/2018 16h01 Ben Morris – BBC News
A Burberry, famosa marca de moda de luxo britânica, incinerou roupas, acessórios e perfumes não vendidos no valor de 28,6 milhões de libras – o equivalente a R$ 141,7 milhões – no ano passado para preservar a marca.
SAIBA MAIS
Astrônomos encontram 12 novas luas ao redor de Júpiter
Reprodução/Foto-RN176 Burberry e outras marcas de luxo lidam com excesso de estoques. Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Nos últimos cinco anos, o valor total de produtos destruídos pela Burberry ultrapassa 90 milhões de libras – R$ 446 milhões.
Empresas de moda costumam destruir mercadorias encalhadas para impedir que sejam furtadas ou vendidas por baixo preço.
A Burberry diz que o gás carbônico emitido com a queima dos produtos foi compensado, tornando a ação “ambientalmente sustentável”.
Desperdícios na moda de luxo
“A Burberry tem procedimentos cuidadosos para minimizar o excesso de estoque que produzimos. Nas ocasiões em que o descarte de produtos é necessário, fazemos isso de maneira responsável e continuamos a buscar formas de reduzir e revalorizar nosso lixo”, disse um porta-voz da companhia.
A empresa afirmou que o ano passado foi atípico, pois teve de destruir uma grande quantidade de perfumes após assinar um contrato com a companhia americana Coty.
Como a Coty produziu novos estoques, a Burberry resolveu descartar 10 milhões de libras em produtos velhos – principalmente perfumes.
Nos últimos anos, a Burberry tem se esforçado para tornar a marca exclusiva outra vez após um período em que falsificadores “colocavam a etiqueta da Burberry em tudo o que podiam”, disse Maria Malone, que dá aulas sobre a indústria da moda na Manchester Metropolitan University.
E destruir produtos indesejados é parte desse processo, segundo ela.
“Eles estão fazendo isso para que o mercado não seja inundado por promoções. Eles não querem que os produtos da Burberry caiam nas mãos de quem possa vendê-los com desconto e desvalorizem a marca”, disse Malone.
Reprodução/Foto-RN176 A Burberry tem tentado tornar a marca mais exclusiva Foto: Getty Images / BBC News Brasil
Custos ambientais da indústria da moda
A Burberry não é a única empresa a lidar com excesso de estoques de luxo.
A Richemont, dona das marcas Cartier e Montblanc, teve de recomprar relógios no valor de 480 milhões de euros (R$ 2,1 bilhões) nos últimos dois anos.
Analistas dizem que parte dos relógios seria reciclada – e o restante, jogado fora.
Ambientalistas reclamam do lixo gerado.
“Apesar de seus altos preços, a Burberry não demonstra respeito por seus próprios produtos, pelo trabalho duro e pelos recursos naturais usados para fabricá-los”, diz Lu Yen Roloff, do Greenpeace.
“A crescente quantidade de estoques excedentes indica que há sobreprodução, e, em vez de diminuir sua produção, eles queimam roupas e produtos em condições perfeitas.”
“É um segredo sujo da indústria da moda. A Burberry é só a ponta do iceberg”, ela diz.
Dilema das marcas de luxo
Tim Jackson, diretor da Escola Britânica de Moda no câmpus de Londres da Glasgow Caledonian University, diz que marcas de moda como a Burberry vivem um paradoxo.
Para satisfazer acionistas, elas devem continuar expandindo, mesmo sob o risco de “diluir sua identidade e criar excesso de estoque”, disse Jackson.
“Elas nunca terão como solucionar esse problema.”
Em novembro, a Burberry anunciou uma ação para “reenergizar” seus produtos.
Isso inclui elevar o status da marca, fechar lojas que não estivessem em locais “estratégicos” e criar um centro de excelência para itens de couro de luxo.
A empresa também cortou gastos, o que ajudou a aumentar os lucros.
Em seu último ano fiscal, encerrado em 31 de março, a companhia reportou uma alta de 5% nos lucros, que chegaram a 414 milhões de libras (R$ 2
BBC News Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Very good site you have here but I was curious if you knew of any message boards that cover the same topics talked about here? I’d really love to be a part of online community where I can get advice from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know.Thank you!
Tradução: Muito bom site que você tem aqui, mas eu estava curioso se você soubesse de qualquer quadro de mensagens que cubra os mesmos tópicos falados aqui?
Eu realmente adoraria fazer parte da comunidade on-line, onde posso obter conselhos de outras pessoas conhecedoras que compartilham o mesmo interesse. Se você tiver alguma sugestão, por favor me avise.
Obrigado!
My partner and I absolutely love your blog and find almost all of your
post’s to be exactly I’m looking for. Does one offer guest writers to write content
for you personally? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on a
few of the subjects you write concerning here.
Again, awesome web log!
Tradução: Eu e meu parceiro adoramos seu blog e encontramos quase todos os seus post é exatamente o que estou procurando. Alguém oferece escritores convidados para escrever conteúdo para você pessoalmente? Eu não me importaria em compor um post ou elaborar um alguns dos assuntos que você escreve aqui. Mais uma vez, log web incrível!
Hi, after reading this awesome article i am too cheerful to share my
familiarity here with mates.
Tradução: Oi, depois de ler este artigo incrível eu sou muito alegre para compartilhar minha
familiaridade aqui com os companheiros.