ROTANEWS176 E POR O CANAL 04/01/2019 10:00 Daniel César
Reprodução/Foto-RN176 Big Brother Brasil vai faturar alto com patrocínio em 2019, na sua edição 19. (Foto: O Canal)
Embora esteja entrando na sua décima nona edição, o Big Brother Brasil parece que tem muito fôlego. Ao menos no quesito faturamento. É que a Rede Globo já garantiu faturar quase um terço do que o SBT ganha no ano todo só com o Reality.
O BBB 19 está chegando e a Globo vem trabalhando forte para colocar no ar mais uma temporada com alta repercussão, como foi a última edição, finalizada em Abril do ano passado. Aliado a isso, a emissora não tem poupado esforços para atingir o objetivo.
Se depender do faturamento do BBB, a Globo vai encher seu caixa já no primeiro trimestre deste ano. Isso porque a emissora anunciou um reajuste de 7,8% a tabela comercial do reality show, que vinha congelada nos últimos anos. Agora, cada uma das seis cotas de patrocínio colocadas à venda saem pela bagatela de R$ 37,3 milhões, ante os R$ 34,7 milhões das duas edições anteriores.
Em 2018, as cotas de patrocínio somaram ao todo R$ 208 milhões em ações publicitárias. No total, a Globo deve embolsar R$ 223,8 milhões, na nova temporada do reality. Como se não bastasse isso, após quase vinte anos no ar todo esse montante do BBB representa sozinho, 1/3 do faturamento de 2017 do SBT, quando o canal de Silvio Santos faturou R$ 998 milhões.
Pode parecer bizarro que, em meio à crise, a emissora tenha reajustado sua cota de patrocínio sob o risco de ficar sem clientes. Longe disso: até o momento, a emissora já fechou quatro cotas de patrocínio para a próxima edição. Burguer King, Cervejaria Petrópolis(Itaipava), Faculdade Anhanguera e Johnson & Johnson já garantiram seus espaços no BBB 19.
Cotas abertas
Se a emissora vai faturar alto com o reajuste da tabela comercial do BBB, por outro lado, ainda existe a dificuldade para conseguir fechar todos os patrocinadores do programa. A emissora ainda não conseguiu viabilizar todas as cotas.
As outras duas cotas – que ainda estão à venda a menos de uma semana da estreia – seguem sendo disputadas por quatro gigantes do mercado: Bauducco, Cielo, Mondelez e Walmart. Isso indica que, possivelmente, não haverá cota aberta.
O que ganham os patrocinadores?
Além de uma ampla exposição na tv aberta e nas mídias sociais, as empresas patrocinadoras do BBB não tem o que reclamar, devido a excelente repercussão do programa e do enorme número de inserções que o canal faz, seja em festas, provas e outras ocasiões.
Leva-se em consideração também o fato do Big Brother Brasil ser uma das atrações de maior faturamento da Globo, o que explica e muito sua continuidade na grade de programação da emissora carioca no início do ano. O BBB 19 tem estreia marcada para o próximo dia 15 de Janeiro.