LANÇAMENTO
ROTANEWS176 E POR IG CARRO 12/02/2019 15:03 Por Sergio Quintanilha
Apenas nove modelos concentram 70,6% das vendas de SUVs no Brasil, que tem o Jeep Renegade como líder
Reprodução/Foto-RN176 VW T-Cross: o novo SUV compacto vem aí e seu preço será determinante para o futuro do segmento – Divulgação
Quanto vai custar o VW T-Cross? O valor de venda do novo SUV compacto da Volkswagen será determinante para o futuro dos nove modelos que dominam o mercado de utilitários esportivos no Brasil. O Jeep Renegade largou na frente em 2019, com 4.783 vendas em janeiro, mas o reino dos SUVs está longe de ter um soberano governando com tranquilidade.
LEIA MAIS: Volkswagen responde ao Ford EcoSport 16 anos depois
Isso porque a liderança momentânea (e surpreendente) do Renegade em 2019 está muito condicionada ao seu desempenho nas vendas diretas (leia-se locadoras de carro). Nada menos que 65,5% das vendas do Renegade, rival do VW T-Cross , foram feitas nesse formato. É muito.
Sem as vendas diretas, o Jeep Renegade cairia para sexto lugar no ranking dos SUVs. E a liderança voltaria a ser do Honda HR-V, que ocupa atualmente o terceiro lugar, mas que teve apenas 4,5% de seus emplacamentos feitos por meio das vendas diretas. Hoje podemos dizer claramente que o HR-V continua sendo o preferido do público que compra nas concessionárias, enquanto a dupla Renegade/Compass, da Jeep, já há algum tempo vem sendo a queridinha das locadoras de veículos.
Reprodução/Foto-RN176 Antes da chegada do VW T-Cross, o Jeep Renegade tem a preferência por parte das locadoras de veículos no Brasil – Divulgação
É difícil dizer o que é bom ou ruim nesse caso, pois tudo depende da estratégia das montadoras. Porém, o fato de que apenas nove modelos são responsáveis por 70,6% de todo o segmento é bastante significativo. Mostra que o mercado ainda carece de competidores.
LEIA MAIS: iggo 2, 4 e 7 mostram que o rei dos SUVs ataca novamente
E é aí que entra o Volkswagen T-Cross, pois o mais acessível dos nove líderes é o Nissan Kicks, que parte de R$ 73.990. Não é barato, especialmente no Brasil, cuja renda média familiar é de apenas R$ 1.268, segundo os últimos dados disponíveis. Considerando só os brasileiros que trabalham, a renda é um pouco maior (R$ 2.154), mas ainda assim baixa para que a maioria possa sonhar em comprar um SUV.
Jeep Compass é o único SUV médio entre os 9
Reprodução/Foto-RN176 Maior que o VW T-Cross, o Jeep Compass é o único SUV médio a parecer entre os 9 modelos mais vendidos do segmento – Divulgação
É essa renda baixa, por exemplo, que faz os hatches compactos serem responsáveis pela maior fatia do mercado de carros no Brasil. Porém, os SUVs continuam em alta. Fecharam a temporada passada com 23,9% da preferência e largaram este ano com 24,3%. Quanto aos nove SUVs que lideram o segmento, eles também são influenciados pela questão financeira.
Para se ter uma ideia, somente o Jeep Compass é considerado um SUV médio – todos osoutros são compactos. O décimo colocado do ranking é o primeiro grandalhão. Trata-se do Toyota SW4, que pode ser considerado um “dinossauro” perto dos demais, porém é também o único SUV-raiz, com carroceria sobre chassi, tração 4×4 e todos os requisitos que fizeram a fama dos utilitários esportivos algum tempo atrás. Só os Jeep, o EcoSport e o Duster oferecem tração 4×4.
LEIA MAIS: Honda e Toyota acirram a guerra no mercado mundial de SUVs
A chegada do novo Chevrolet Tracker, no final do ano, também poderá mexer no ranking futuramente, mas certamente não na classificação de 2019. Como dissemos na coluna anterior, a GM colocará o novo Tracker para brigar diretamente com o Jeep Compass, pois precisa de carros mais lucrativos para manter sua operação no Brasil financeiramente saudável.
Veja na tabela abaixo, montada pela REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL, a posição de cada carro no ranking deste ano, as vendas totais, as vendas no varejo (concessionárias), as vendas diretas (locadoras) e o preço da versão mais barata. Assim fica mais fácil visualizar de que forma o VW T-Cross pode causar um estrago nessa prova dos 9 ou apenas ser mais um SUV na paisagem.
POS. | CARRO | VENDAS | VAREJO | % | DIRETAS | % | PREÇO |
1 | JEEP RENEGADE | 4.783 | 1.650 | 34 | 3.133 | 66 | R$79.990 |
2 | JEEP COMPASS | 4.109 | 1.674 | 41 | 2.435 | 59 | R$113.990 |
3 | HONDA HR-V | 3.667 | 3.503 | 96 | 164 | 4 | R$92.500 |
4 | NISSAN KICKS | 3.486 | 1.783 | 51 | 1.703 | 49 | R$73.990 |
5 | HYUNDAI CRETA | 3.236 | 2.426 | 75 | 810 | 25 | R$78.990 |
6 | FORD ECOSPORT | 2.798 | 2.061 | 74 | 737 | 26 | R$78.990 |
7 | RENAULT CAPTUR | 2.557 | 756 | 30 | 1.801 | 70 | R$82.990 |
8 | RENAULT DUSTER | 1.911 | 1.102 | 58 | 809 | 42 | R$74.490 |
9 | CHEVROLET TRACKER | 1.514 | 1.508 | 100 | 6 | 0 | R$92.590 |
Link deste artigo: https://carros.ig.com.br/colunas/republica-do-automovel/2019-02-12/vw-t-cross.html