ROTANEWS176 E POR SELEÇÕES 21/04/2019 17:59 Por: Julia Maia
Mentirinhas, segredos de ofício, dia a dia da profissão.. Esses segredos dos enfermeiros vão te surpreender!
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: kali9/Istock
Eles não receitam remédios nem empunham o bisturi nas cirurgias. Mas são os enfermeiros e técnicos de enfermagem que ficam 24 horas por dia com os pacientes, que os consolam e ajudam em suas necessidades mais básicas.
Demos a 15 enfermeiros e técnicos de enfermagem do Brasil a oportunidade de contar como são as coisas na verdade, e eles não se intimidaram.
De dicas para tornar menos dolorosos procedimentos comuns até a verdade sobre como lidam com os pacientes mais difíceis, o que contam nos ajudará a ser mais bem atendidos numa possível passagem pelo hospital – e a pensar duas vezes antes de apertar aquele botão para chamá-los.
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Segredinhos sujos
“Ao ver um paciente sofrendo demais, não temos autonomia para medicá-lo por nossa conta ou alterar a prescrição. Mas, com jeitinho, já implorei a um médico que prescrevesse outra medicação. Muitas vezes sou eu mesma quem sugiro o medicamento.”
Irma da Silva Barbosa
“Jamais vou lhe dizer que o seu médico é incompetente, mas se eu o aconselhar a procurar uma segunda opinião, saiba que o que estou tentando lhe dizer, na verdade, é que não confio tanto assim nele.”
Mônica Reis
“Aquele cliente que, em geral, trata bem todos os funcionários, desde nós, enfermeiras, até a equipe de apoio, tem mais chance de ser bem-cuidado. Por exemplo, um paciente gentil jamais ficará com uma fralda úmida ou com evacuação. Já os mais rudes acabam esperando mais tempo para serem trocados.”
Ana Maria Ligeiro da Mata
“Muitos pacientes deixam as reclamações e as dores para relatar às enfermeiras, pois muitas vezes têm medo de falar com o médico no momento da consulta.”
Iara Diniz
“Com a enorme oferta de cursos de técnicos de enfermagem, muitos recém-formados são lançados nos hospitais sem o devido preparo. Por causa da inexperiência e da extenuante jornada de trabalho, às vezes com 24 horas ininterruptas de atividade, ocorrem alguns erros.”
Kelly Garbelini
“Para pacientes com desorientação, que não podem ser sedados, às vezes ensinamos o nome de um colega. Assim, eles o chamam a qualquer momento.”
Denise Costa
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“No Brasil, todo paciente maior de 60 anos ou menor de 12 ou que tenha deficiência física ou mental atendido na rede do SUS tem direito, por lei, a um acompanhante. No entanto, na maioria dos hospitais, essa informação não é divulgada. Se o paciente sabe disso, ele cobra o seu direito. Mas, se não souber, ninguém irá lhe contar e ele acaba ficando sem acompanhante.”
Ana Maria Ligeiro da Mata
O que realmente pensamos
“Já vi o rompimento de um tumor cancerígeno de cabeça e pescoço em que o paciente sangrava por todos os orifícios. Mesmo estando assustadíssima e sabendo que ele podia morrer a qualquer momento, eu disse a ele: ‘Calma, não se preocupe, sua médica já está vindo e vamos resolver seu problema.’”
Cláudia da Silva Alves Celles
“A situação mais difícil que eu já passei foi ter de dizer a uma mãe que nós não conseguimos salvar sua única filha, ainda jovem. As mães sabem o que vamos dizer pela nossa expressão, mas nós não queremos falar e elas não querem ouvir. O ‘sinto muito’ parece que não tem significado. Mas nós realmente sentimos muito.”
Denise Costa
O que queremos que você saiba
“A diferença entre o enfermeiro e o técnico de enfermagem é que o enfermeiro fica com o serviço burocrático, como escrever relatórios sobre os procedimentos que foram realizados durante o plantão. Mas o técnico de enfermagem é quem fica em contato direto com o paciente. Esta é a realidade da maioria dos hospitais no Brasil.”
Kelly Garbelini
“Ao chegar à unidade de saúde, é muito importante que o paciente revele tudo: os medicamentos que toma, inclusive os fitoterápicos, doenças hereditárias e hábitos – até mesmo tomar chá. Essas informações podem interferir ou comprometer a obtenção de um diagnóstico.”
Adnairdes Cabral de Sena
“Ninguém faz ideia do volume de burocracia e relatórios que temos de produzir todo dia. Passamos horas no computador só preenchendo formulários. E, se não preenchermos direito, não recebemos o valor do atendimento e ainda corremos o risco de responder a um processo judicial e ético.”
Ana Maria Ligeiro da Mata
“Para a enfermagem, o pôr do sol não significa o fim de um dia e sim a realização da metade de uma missão que sempre estará em andamento.”
Sandro André
“Somos seres com fragilidades, medos, sonhos, desejos, frustrações. Afinal, somos humanos. Procuramos trabalhar com frequência nossa empatia e escuta, mas algumas vezes podemos falhar. Não há nada mais recompensador do que receber o carinho dos pacientes. Como costumo dizer para as pessoas de quem cuido: faremos nosso 100%, mas precisamos que você também faça a sua parte. Sem a sua parceria tudo fica mais complicado.”
Graziela Borges
O que nos irrita
“Jamais diga para mim: ‘Você é inteligente demais para ser enfermeira.’ Fiz faculdade de enfermagem porque queria ser enfermeira, não porque queria ser médica e não consegui. Já ouvi isso e respondi que estudei bastante, pois tenho duas especializações e vários cursos complementares e pretendo estudar mais para fazer mestrado e doutorado em enfermagem – e não medicina.”
Denise Costa
“Sempre há aqueles pacientes que ‘batem cartão’ todo dia no posto de saúde, mesmo não sendo hipertensos ou diabéticos e até sem outro diagnóstico para acompanhamento. Muitos deles até falam: ‘Não tinha o que fazer e vim ao posto!’ Isso nos irrita, pois acaba preenchendo a vaga de quem realmente precisa.”
Iara Diniz
“Os pacientes mais graves às vezes são os que menos reclamam. Já tive pacientes sentindo dores terríveis e que nada pediam para não incomodar a equipe de enfermagem. Em compensação, já vi muitos com uma unha inflamada ou um pé torcido que não nos deixavam em paz.” Mônica Reis
As mentiras que contamos
“Não vou dizer para um paciente em tratamento paliativo que ele ficará curado apenas para tranquilizá-lo. Mas não tenho o direito de minar sua esperança de continuar lutando. O que digo é que o tratamento vai proporcionar uma qualidade de vida melhor, que ele vai conseguir conviver com a doença de maneira menos pesada. Reforço que nesta nova etapa ele também é a peça mais importante do processo e que estaremos ali para auxiliá-lo.”
Graziela Borges
O que fere nossos sentimentos
“Foi difícil lidar com as enfermeiras mais experientes no meu primeiro emprego. Muitas delas se recusavam a me orientar quando eu precisava de ajuda e ainda faziam questão de me corrigir na frente de todo mundo. Aprendi logo o quanto nosso trabalho era estressante e que muitas acabavam descontando umas nas outras.”
Mônica Reis
“Todos os que estão num hospital ficam muito carentes. Muitas vezes os pacientes precisam mais do nosso cuidado, do afago e do nosso acolhimento do que da própria medicação. E quem faz isso é o técnico de enfermagem. Às vezes temos de ser até psicólogos. E adquirimos amor pelos pacientes, porque nos envolvemos com eles.”
Kelly Garbelini
Segredinhos do ofício
“Se vai colher sangue para exame laboratorial, procure se hidratar antes – se não houver contraindicação –, pois isso facilita a visualização da veia. Outra dica é tentar não se estressar ou ficar com medo, pois isso causa constrição dos vasos e, portanto, a enfermeira terá mais dificuldade para puncionar a veia.”
Adnairdes Cabral de Sena