No Brasil, chegada do homem na Lua foi acompanhada pelo rádio

ROTANEWS176 E POR JOVEM PAN 20/07/2019 11h37                                                                                              Por Thiago Uberreich/Jovem Pan

Reprodução/Foto-RN176  Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Colins chegavam ao satélite pela primeira vez na história – EFE

A contagem mais famosa de todos os tempos, há 50 anos, no auge da Guerra Fria, foi o primeiro espetáculo da TV, ao vivo, via satélite.

No Brasil, no entanto, eram 4 milhões de aparelhos para quase 90 milhões de pessoas. Resultado: a maior parte da população do país acompanhou o “grande passo da humanidade”, a chegada do homem à Lua, pelas ondas do rádio. A Voz da América fez a transmissão para as rádios brasileiras, direto dos Estados Unidos, dos passos que culminaram no histórico dia 20 de julho de 1969.

A Apolo 11 já estava no céu da Flórida com Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Colins. O tempo de viagem foi de 8 dias, 3 horas e 19 minutos – 800 mil quilômetros ida e volta. A espaçonave, com todas as composições, pesava 3 mil toneladas e tinha a altura de um prédio de 36 andares: a Lua estava perto.

O local escolhido para o pouso foi o Sul da região lunar, conhecido como Mar da Tranquilidade. Mesmo com a tradução não tão correta da frase famosa de Neil Armstrong, o registro entrava para a história: esse é um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade.

O presidente americano, Richard Nixon, estava na Casa Branca e cumprimentou os astronautas pelo gigantesco passo para a humanidade.

Apesar de um fato talvez distante no tempo, além do ceticismo de algumas pessoas, a chegada do homem à Lua é um marco e, antes de tudo, uma conquista.

Imagine o poder do rádio no Brasil e no Mundo: A primeira transmissão do ocorreu no evento esportivo da regata de Kingston Regatta no rio Tâmisa na Inglaterra para o jornal de Dublin nos dias 1 e 2 de junho de 1857. Também o seu maior momento foi durante a Primeira Guerra Mundial os generais coordenavam os seus comandantes isso de ambos lados usaram o rádio para se comunicarem.

Após o fim da guerra, crescimentos dos receptores de rádio a transmissão dar início na Europa e Estados Unidos, com transmissão de voz ocorrendo em 1921 com às ondas curtas em 1922. Já no Brasil a primeira transmissão radiofônica ocorreu, no Rio de Janeiro com o presidente Epitácio Pessoa no ano de 1922.

No ano de 1938, ás transmissão da Copa do Mundo que foi na França. Portanto nos anos 1940 audiência tinha crescimento dos programas de massas e populares nos Estados Unidos da rádio CBS (Columbia Broadcasting System), uma Dramatizando o livro de ficção científica A Guerra dos Mundos, do escritor inglês Herbert George Wells, o programa relatou a chegada de centenas de marcianos a bordo de naves extraterrestres à cidade de Grover’s Mill, no estado de Nova Jersey.

Já no Brasil, foi criado um programa de “A Voz do Brasil” é um noticiário radiofônico estatal, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação, de difusão obrigatória cuja transmissão deve ocorrer de segunda a sexta-feira (exceto feriados) em todas as emissoras radiofônicas brasileiras, na janela de horário de 19h às 22h, tendo duração de 1 hora, depois foram surgidos vários programas radiofônicos no Brasil.

Veja a reportagem do homem a caminha da Lua sendo comunicada pelo rádio. Deixe o seu comentário a respeito dessa notícia inédita?