Volkswagen Jetta GLI: um sedã com duplo caráter

LANÇAMENTO DA VW

ROTANEWS176 E PO GUIA DO CARRO 28/07/2019 17:00                                                                                        Por  SERGIO QUINTANILHA em Grande, Médio, Sedã, Sedã

Reprodução/Foto-RN176

O Jetta GLI, único com motor 2.0 turbo, chegou em 2019 para completar a linha do renovado sedã da Volkswagen. O nome 350 TSI refere-se ao valor do torque (350 Nm) e ao fato de ser um turbo com injeção direta de combustível (somente gasolina, ao contrário dos 250 TSI do restante da linha, que são flex). O Volkswagen Jetta GLI é um carro empolgante e de duplo caráter. Graças à potência de 230 cavalos e aos quatro modos de condução, ele passa de um requintado carro familiar a um nervoso sedã.

O caráter esportivo do Jetta GLI surge quando você coloca o carro no modo Sport, por meio de um botão no console (replicado no display central). Rodando a 100 km/h, o motor trabalha em pacatas 1.800 rpm nos modos Normal ou Eco (responsável pelas três estrelas de consumo, equivalentes a uma nota C no Inmetro). No modo Sport, o ponteiro do conta-giros salta para 3.000 rpm, o motor emite um ruído bem mais feroz, a direção fica um pouco mais dura e o Jetta muda de caráter.

De sedã comportado passa a se comportar como um sedã devorador de pista. Suas retomadas de velocidade se tornam ainda mais vigorosas e o carro pode ser conduzido de três formas: no modo S automático, no modo S manual pelas borboletas ou no S manual pela alavanca. A suspensão, porém, não perde seu compromisso com o conforto (o que pode desagradar em estradas sinuosas).

Reprodução/Foto-RN176

No modo S, faz 0-100 km/h em 6s8.

No modo S automático, o câmbio DSG (automático de dupla embreagem) têm as relações de marchas (seis) reduzidas e as trocas ocorrem a 5.500 rpm se o pé permanecer afundado no pedal do acelerador. Essa troca vem antes, a 4.000 rpm, se o carro “sentir” que o motorista está aliviando o pé para entrar em velocidade de cruzeiro. No modo S manual, é você quem escolhe a hora de trocar de marchas (o torque máximo está disponível entre 1.500 e 4.600 rpm). O câmbio é muito rápido em todas as situações — pela alavanca, as marchas aumentam empurrando para frente. Velocidades fora do bom senso numa estrada surgem em questão de segundos. Ele faz 0-100 km/h em menos de 7.

Apesar da rapidez do câmbio e de ter até controle de largada entre os equipamentos eletrônicos, o Jetta GLI traz alguns detalhes que o impedem de ser considerado um esportivo totalmente comprometido com a performance. O turbo lag é grande. A cada acelerada, existe um evidente retardo para a entrada do turbocompressor. Mas, na verdade, segundo a Volkswagen, o Jetta GLI não tem mesmo um caráter claramente esportivo. A sigla GLI significa Gran Luxury Injection e nasceu nos anos 1980, nos EUA, como estratégia da Volks para sedãs refinados tecnicamente e com a pegada esportiva dos modelos GTI. Quanto à sigla GTI, ela é utilizada exclusivamente nos hatches (para esportivos superiores), enquanto a GTS designa versões esportivas intermediárias e a GT-R é usada para esportivos puros.

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O motor 350 TSI tem 80 cv a mais.

Dentro desse contexto, o Volkswagen Jetta GLI cumpre o que promete. O motor 2.0 350 TSI tem 80 cavalos a mais do que o 1.4 250 TSI das demais versões. A potência máxima está disponível entre 4.700 e 6.200 rpm (daí o motivo pelo qual o câmbio no modo S automático faz as mudanças a 5.500 giros). O Jetta GLI tem todas as virtudes dos demais Jetta, mas com muito mais potência e esse duplo caráter para quando você quiser uma boa dose de esportividade.

Ele é extremamente gostoso de guiar, tem uma posição de dirigir adequada, bom espaço no habitáculo, um painel perfeito, volante de ótima empunhadura e os principais itens de conveniência, conforto e segurança (entre eles o piloto automático adaptativo com alerta de distância para o carro da frente). A conectividade é excelente, com Android Auto/Apple CarPlay, navegador por GPS e CD player, entre outros itens. A tela central fica na mesma altura de visão do quadro de instrumentos, o que ajuda na segurança.

Reprodução/Foto-RN176

Rodas aro 18 e 2,680 m de entre-eixos.

Apesar de ter um preço bastante competitivo (R$ 144.990), o VW Jetta GLI não é um carro de muita vendagem. Mesmo assim, a Volkswagen traz o carro do México para complementar a gama. Uma boa medida do fabricante, pois o Jetta GLI pode até não ser necessário para uso no dia-a-dia, mas é essencial para quem aprecia um produto tecnicamente superior na estrada. O Jetta GLI é superior a todos os outros médios de sua categoria, além de ser capaz de encarar alguns sedãs premium. Quanto ao estilo, o Jetta GLI traz muita esportividade, mas a traseira excessivamente alongada (por conta do aumento do balanço traseiro) estraga um pouco o visual.

Reprodução/Foto-RN176

A traseira é um pouco exagerada.

O que é novo

  • É a primeira vez que a VW traz uma versão GLI.
  • O motor 2.0 350 TSI (o mesmo do novo VW Tiguan).

O que nós gostamos

  • Desempenho e ronco do motor no modo Sport.
  • Consumo no modo Eco.
  • Rapidez do câmbio DSG-6.
  • Posição de dirigir.
  • Espaço interno e porta-malas.

O que pode melhorar

  • Ajuste do banco do passageiro poderia ser elétrico.
  • A suspensão poderia ser mais dura no modo S.
  • Turbo lag muito evidente nas acelerações.
  • Reprodução/Foto-RN176

Os números

Preço: R$ 144.990
Motor: 2.0 turbo
Potência máxima: 230 cv (g)
Torque máximo: 350 Nm (g)
Câmbio: 6 marchas ATD
Comprimento: 4,709 m
Largura: 1,799 m
Altura: 1,478 m
Entre-eixos: 2,680 m
Peso: 1.432 kg
Pneus: 225/45 R18
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros
0-100 km/h: 6s8
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo cidade: 9,9 km/l (g)
Consumo estrada: 12,5 km/l (g)
Emissão de CO2: n/d
Modelo avaliado: 2019

Tags: Guia do Carro, Jetta, Jetta GLI, sedã, Volkswagen, VW

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