Vitória pelo mestre

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 01/02/2020 12:50

“Vamos celebrar o mês de nascimento de Toda sensei com uma brilhante vitória!”1 Esse foi o brado de Daisaku Ikeda, na época secretário do Distrito Kamata, em janeiro de 1952, durante uma reunião de partida da sua organização. O objetivo era incentivar todos a empreender um extraordinário movimento de propagação do budismo. Até aquela data, o maior feito foi concretizar cerca de cem conversões em um mês. Em fevereiro daquele ano, o jovem Ikeda, junto com os membros do Distrito Kamata, alcançou a marca inédita da conversão de 201 novas famílias praticantes do budismo. Esse acontecimento foi designado como “Campanha de Fevereiro”, por essa razão, os membros da Soka Gakkai reconhecem fevereiro como mês do shakubuku.

O buda Nichiren Daishonin também nasceu neste mês, no dia 16. Ikeda sensei afirma: “Praticamos esse budismo hoje porque Daishonin apareceu nos Últimos Dias da Lei e propagou a Lei Mística para a iluminação de todas as pessoas. E temos a oportunidade de praticar corretamente como membros da SGI porque Toda sensei iniciou corajosamente uma luta solitária para reconstruir a Soka Gakkai (…). Assim, lançamo-nos à Campanha de Fevereiro em 1952 com profunda estima e desejo de retribuir nossa gratidão a esses grandes líderes e mestres do kosen-rufu”.2

No dia 11 de fevereiro deste ano, Toda sensei completaria 120 anos. Com o desejo de retribuir nossa gratidão também a ele, nesta edição o jornal inicia um documentário em quatro partes, BS.Doc, que conta a história desse destemido paladino da paz, desde o seu nascimento até o seu indispensável papel no atual momento do kosen-rufu. Leia a primeira parte dessa matéria nas p. 6 e 7.

Esperamos que, com a leitura deste BS, você, leitor, una a sua vida a dos mestres e clamemos juntos: “Vamos celebrar o mês de nascimento do Toda sensei com uma brilhante vitória!”.

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 530, 13 out. 2012, p. 46.
  2. Ibidem.